segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O clamor dos bairros

São muitas as cartas e mensagens eletrônicas, para não se falar dos telefonemas que o jornal recebe diariamente, em sua maioria formulando queixas e pedindo providências para melhorar a vida das pessoas que vivem nesta cidade. Procuro, tanto quanto possível, tomar conhecimento dessas manifestações. Os apelos são realmente inúmeros e frequentes, o que leva alguns colegas a lamentar seu conteúdo: só se fala em coisas ruins, nunca se elogia, raramente se exalta o que é bom. Ainda bem, digo eu, com o meu otimismo de sempre. Enquanto o mal e o mau forem notícia, e portanto novidade, teremos razão para festejar. Pior se chegarmos a um dia em que o ruim seja tão comum que nem mereça mais ser notícia.
Mas nada disso remove a preocupação com a situação de vários bairros da cidade, de onde procede a quase totalidade das queixas que pedem a intervenção e o apoio do jornal. E é sobre isso que quero falar hoje, impressionado com os problemas enfrentados pelos moradores, não apenas nestes dias de muitas chuvas e dos problemas que elas arrastam. São dificuldades que se perenizam.
Não sei se devíamos ter uma secretaria que cuidasse de criar e executar políticas específicas para os bairros. Confesso desconfiar das estruturas administrativas repletas de órgãos, porque eles acabam caindo na inércia. Seja como for, é preciso que se promova uma ação corajosa em relação à periferia, a começar pelos pontos mais distantes, que são, invariavelmente, os mais pobres. E é onde, salvo algumas exceções, nada se pede que custe fortunas à prefeitura. Os moradores querem o esgoto tratado, o lixo recolhido, sua rua calçada. Perceba-se que os bairros nunca pleiteiam obras de envergadura. O que querem são serviços de manutenção. Nada que seja capaz de provocar sangria no orçamento do município.
Talvez oferecesse bons resultados um sistema de ações integradas entre as secretarias afins, obedecendo-se a um calendário preocupado com eficiência e resultados.
É apenas uma idéia, que sinto respaldada no volume de preocupações que chegam dos bairros, muitos deles filhos mal formados dos loteamentos irregulares e invasões, e desse passado vêm trazendo suas dificuldades.

5 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Omar Peres,

Muito consistente e fundamentado o diagnóstico dos problemas dos bairros, da periféria, que diuturnamente formulam os munícipes de Juiz de Fora, reinvindicados pelos meios de comunicação, para ecoar junto à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
O cerne da questão está nas construções desordenadas, loteamentos irregulares, advindo de longo tempo, onde a Prefeitura sempre chega depois...
Ainda se vangloria de ter um Defesa Civil atuante, que vai e derruba casas, como no bairro Santa Tereza e até hoje não se chegou as causas e indenizações... desconhece, não dando o crédito a Itamar Franco, que graças conclusão da barragem de Chapéu D'Uvas regula a vazão do Rio Paraibuna e com as galerias pluviais é que não tivemos, felizmente, danos maiores provocadas pelas chuvas que castigaram a Zona da Mata.
O clamor dos bairros é justo e merece atenção da Prefeitura.
Sendo os meios de comunicação serve de porta-voz, como V.Sª. bem coloca como "ouvidor da Municipalidade".
Marcial Fontes
Marcial Fontes

André Oliveira disse...

Prezado Omar,

É louvável o fato de ouvir a sofrida população de nossa cidade, tão devastada pelas chuvas e solapada pelos políticos desonestos.
Acho que seria interessante disponibilizar essas informações à quem de direito, por exemplo, Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Posso sugerir uma página para que possamos postar informações e que as informações fiquem disponíveis aos demais moradores, reclamantes ou não.
Quem sabe essas informações postadas possas alertar as autoridades municipais do flagelo que a cidade se encontra.

Anônimo disse...

Não precisa muito sair do centro de JF para a periferia para se ver o abandono que se encontra a nossa cidade. O bairro de São Mateus é um caos, a rua São Mateus se transformou num inferno, o transito insuportavel, as calçadas todas quebradas, dificultando a locomoção de idosos e pessoas com nececidades especiais; fora a total falta de segurança, onde pivetes ficam a espreita das pessoas para assalta-las nas esquinas.... ta um salve-se quem puder e o IPTU esta chegando, mais alto, totalmente fora da realidade e vamos continuar financiando a PMJF, emperrada, corrupta e inoperante....

Renato disse...

A Prefeitura é inoperante, os bairros não são ouvidos, os políticos são corruptos, as ruas estão esburacadas e o trânsito jogado ao Deusdará (roubaram até o hífen desta sentença), a saúde está um caos (espero a 2 anos e 3 meses por uma cirurgia) e o tranporte público não funciona.
Mas não se preocupem! Todinho prometeu uma ponte em frente à boate! Será a solução de todos os nossos problemas!
Será que alguém já se arrependeu de ter vendido o voto por 30 reais????

Anônimo disse...

E o hospital da zona norte hein...
zona norte é boa para descarregar as escorias,tb seus lotes tem o menor preço de mercado como disse uma vez o todinho, o que não é incoerente; cerespinho,futuro lixâo...o hospital da zona norte será perto da rodiviaria, bem feito pois nas decisões que envolvem a vida do povo, esse não é chamado para opinar.aliás aprendi o novo significado de democracia; DO POVO PARA O MEU BOLSO.