sábado, 10 de janeiro de 2009

Reforma que não avança

Seria pitoresca, não fosse trágica, a confusa trajetória da reforma política brasileira, assunto a que nossas lideranças vêm dando trato há uns vinte anos, com raros avanços e muitos retrocessos. O misto de trágico e pitoresco é que sempre se encontra uma razão forjada para o adiamento de decisões. Ainda agora, é engraçado ler que essa reforma, a mais importante de todas, e por isso devia ser a mais urgente, não progrediu no ano passado porque era ano e eleição, e nem progredirá neste 2009 porque estamos em ano que antecede a escolha do novo presidente da República. Não haverá como dar atenção especial às mudanças exigidas pela organização política. O que dizer, então, de 2010, quando se elegerá o presidente?

Esses argumentos, sempre repetidos, indicam que jamais haverá reforma, porque eleição há de dois em dois anos, e sempre a desculpa esfarrapada. Esquisito esse contra-senso, porque, na verdade, o processo eleitoral é que devia estimular e apressar a reforma que diz respeito a ele.

Acredito, cada vez mais firmemente, que essa é uma daquelas matérias que não evoluem, apesar de sua imensa importância, exatamente porque poucos a desejam sinceramente, embora todos afirmem fazer fé nela. Em um ou outro aspecto, o que for mudado no arcabouço da estrutura político-partidária fere interesses. E como no antigo sistema cada congressista tem um aspecto que lhe agrada mais, como também abomina outros, acaba que a reforma desagrada no geral. Condenada a envelhecer nas gavetas.

Velho assunto esse. Lembro-me que na década de 80 o Congresso já dispunha de pareceres do senador Francelino Pereira, favoráveis a alguns dos itens mais relevantes, tratando de questões essenciais, dessas que nem comportam maiores divergências. Pois nem essas conseguiram romper o desânimo dos congressistas.

Diz-se, agora com frequência, que a reforma chegou a tal estágio de desinteresse, que qualquer progresso em relação a ela fica apenas na dependência da boa vontade do presidente da República. Nesse caso, surge outra dúvida: até que ponto ele a deseja? e, se a desejar, quando vai dar o sinal verde?

3 comentários:

Anônimo disse...

Omar,
Acredito em tudo que esta escrito aqui e gostaria de não me decepcionar com você. Estão espalhando pelo seu blog que a ASTRANSP vai dar uma casa pro Custodio na Cidade Alta. Espero que interceda pela verdade. O Custodio tem um terreno comprado ha muitos anos atras onde ele esta construindo um casa boa, mas nada de extraordinário. Esta obra já tem um tempo e a casa esta mesmo terminando. E então estão aproveitando pra lançar esta calunia. Ainda que seja adversario politico dele, sei que é justo e honesto. Divulgue a coisa certa por favor.
Não tenho nenhuma relação pessoal com o Custodio e nem votei nele, (votei na Margarida)mas moro perto e acompanho isso a muito tempo.
Quero continuar acreditando no que posta aqui...
Abraço

Anônimo disse...

WWW MARCELO GARCIA.COM.BR,este e o endereço eletronico do secretario de politica social do custodio,militante gay,apologista de orgias sexuais,esta entregue a eles o futuro dos nossos jovens;obrigado prefeito custodio matos.

Anônimo disse...

Omar, pego uma carona no seu blog para dar umas pequenas sugestões que podem ser incluídas na reforma politica de nossa pátria mãe.
Segue:

Gostaria de dar minha contribuição aos nossos “ocupadíssimos” deputados e senadores, lançando uma idéia para um projeto de lei que muito contribuiria para o social do país, principalmente em relação às minorias (índios e negros e pessoas oriundas de colégios públicos).
 Que algum deputado/senador apresente projeto de lei propondo cotas para o preenchimento de vagas nas câmaras de vereadores, deputados estaduais e federais, e senado nas mesmas proporções que hoje temos para ocupação de vagas nas universidades federais.
 Para prefeito e presidente (como são um só), a sugestão que tenho é para que o titular e o vice sejam sempre de etnias diferentes e/ou que um candidato negro ou índio seja eleito vencedor mesmo que tenha até 50% a menos de votos de um candidato branco.

Outro projeto que seria muito útil para o país é que nossos representantes tenham direito a reembolso veterinário para que possam levar seus cachorrinhos, peixinhos, gatinhos e outros animaizinhos para consultas privilegiadas, incluindo aí os bichinhos de seus funcionários e dependentes, mas que sejam todos devidamente nomeados pelos nossos representantes legais (que seja válido a poda de pelos e cirurgias corretivas e pintura de pelos dos coitadinhos).

Acredito que se adotarem as medidas acima, eles ficarão mais felizes e trabalharão mais descansados e até poderão tirar menos férias se igualando aos demais verdadeiros trabalhadores nacionais.

Outra coisa que não posso me calar é:
Estão querendo aumentar em mais de sete mil o número de vereadores no país para mamarem nas tetas da mãe pátria. Pergunto: para que?
Pois segundo se tem noticiado na mídia é que entre nossos representantes (deputados, senadores, vereadores) chega-se a uma média de 40% de faltas nas plenárias e, sendo assim em vez de aumentar porque não diminuir o número de representantes nessa mesma proporção. Poderia até se diminuir mais se trabalhassem cinco dias na semana (um trabalhador normal trabalha em média cinco dias e meio) e parassem de fazer leis em proveito próprio e dando nome a ruas, becos, praças etc.