domingo, 5 de abril de 2009

Justiça ainda emperrada

Há cerca de um ano, muitos devem estar lembrados, despertou interesse geral e até certo ânimo a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de um projeto que simplificava alguns ritos para o julgamento dos acusados de atentarem contra a vida e o patrimônio. Aplausos imediatos vieram de juristas e advogados, e com eles certamente fizeram eco os cidadãos das ruas, porque sempre estão na primeira fila dos que sofrem as consequências da Justiça que se faz morosa, e, muitas vezes, quando chega, já não pode mais produzir os resultados desejados.

Contudo, de prático mesmo, nada se viu até o momento. Alguns especialistas até arriscam dizer que, ao contrário, as coisas andaram para trás, depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu dar garantias de liberdade ao acusado de crimes e delinquências diversas, até que se esgotem todos os recursos de sua defesa.

Com isto, no acúmulo das ações e dos intermináveis recursos, antes de sacrificar a cidadania, a própria Justiça se sacrifica e se torna instituição subjugada a um sem número de artifícios e detalhismos. E perde prestígio. Em alguns casos, nega-se-lhe até mesmo o respeito.

Para coroar esse quadro, que vai se revelando cada vez mais sombrio, instala-se o império da impunidade, que é certamente o primeiro entre os males do Brasil.

Voltando ao projeto a que nos referimos no início, é permitido perguntar onde está a prometida eliminação da prerrogativa automática de novo julgamento para condenados a mais de vinte anos? Aonde foi a promessa de julgamentos mais ágeis, com a simplicação de ritos e procedimentos?

É preciso que os poderes instituídos nos respondam.
O.P.

23 comentários:

RODRIGO MORAES PRIMO DO ROGERIO disse...

BEJANI-VICENTÃO=CUSTODIO-BRUNO.NADA DISSO NÃO É NADA IGUAL,A COISA PIOUROU MUITO,OS ANTERIORES ROUBAVÃO MUITO,MAS NÃO ERAM INDIFERENTES AOS PROBLEMAS DA CIDADE;COMO SEUS SUCESSORES QUE SÃO PROFISSAS E ROUBÃO MUITO MAIS,POREM SÃO TOTALMENTE INDIFERENTES A CIDADE SÓ OLHAM PARA SEUS UMBIGOS E SUAS CONTAS BANCARIAS.JUSTIÇA CEGA E EMPERRADA.

waldecir delgado disse...

justiça emperrada,prefeitura assaltada sempre.....

MEIRIELE ESTEVES disse...

QUE JUSTIÇA DOS JUIZES MILITÃO,NICOLAU(LALAU).TRIBUNAL DE CONTAS DO TONINHO ANDRADA,PREFEITURA DO CUSTODIO MENSALHEIRO,CAMARA MUNCIPAL DO BRUNO CAMARGO COREEIA QUINZINHO. OH MAY GOOD.

CONDOMINIO NELSOM HUNGRIA disse...

Vai aqui um alerta ao ex vereador romiltom faria,pessoa de bem,mas que como vereador deixou como legado a omissão e o silencio,permitindo que bejani fize-se o que fez,porem seu filho não pode pagar pelo seus pecados,ele esta fazendo papel de inocente util dentro do denlurb,o prefeito corrupto esta armando em cima dele aproveitando de seu total despreparo,o menino é um sasa mutema,esta assinando laudos e pareceres para respaldar uma das maiores frentes de propinas e superfaturamentos desta administração tucana(TA MAIS PARA ABUTRES).abra os olhos dr romiltom não prejudique a vida do seu filho,se não em breve ele estara no nosso condominio.

MARIA DA LUZ VIEIRA disse...

VEJO COMO SOMBRIO NOSSOS PROXIMOS 4 ANOS,DR- OMAR,PIORES QUE OS 7 ANOS DE FOME E MISERIA DE JOSÉ(BIBLICOS),UM PODER JUDICIARIO EM BUSCA DE AVANÇOS SALARIAIS A CADA DIA FAZENDO CONCEÇÕES A CLASSE POLITICA DETENTORA DO PODER,O AMIGO,BEM SABE O QUE PASSOU NESTA ULTIMA DISPUTA ELEITORAL.A MANUTENÇÃO DAS ENGRENAGENS DE CORRUPÇÃO QUE BEJANI MONTOU,SUELI REIS,VITOR VALVERDE,RENE DA EMPAV,DANIEL ORTIZ,CIDA GARCIA,EM QUEM OU A ONDE IREMOS BUSCAR INTITUIÇÕES E INSTRUMENTOS PARA COMBATER O CRIME POLITICO ORGANIZADO QUE AI ESTA,COM TENTACULOS NA CAMARA MUNICIPAL MINISTERIO PUBLICO E TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO,NOS RESTOU VOCE COMPANHEIRO,UM GRANDE ABRAÇO.

leandro cruz disse...

pior que a incompetencia que a cidade vem sendo administrada e o deboxe,ate hoje a atual secretaria de educação vem seguindo a cartilha da professora regina mancini,e a mediucridade em carne e osso.uma secretaria de assistencia social que vive sonada pois tendo que dar assistência a suas empresas noturnas esta sempre sonada,quando não esta se recuperando de uma nova tatuagem,é para la de alternativa,e a secretaria de saude importada do piau,que não pode enão sabe fazer nada esta segurando o cargo ninguem sabe mais para quem,talvez para o zaidam(ai e o fim),um procurador que não sabe nada de ordenamento juridico,data venia,uma piada nacional,enfim como diria o primo zé mauricio,desse jeito é mais facil,fazendas -mansões-palacetes no morro do imperador-apartamentos no rio de janeiro,projetos politicos para um filho incompetente-caprichos da patroa(LAYDE KAITY MATTOS);emfim justiça cega e emperrada.

marcelo ruas disse...

privatização do demlurb.cade o cosminho defensor do bejani?o tucano comeu?naõ so comprou ha ha ha ha

MAIRI KAITY MATTOS disse...

OLHA SE ESTA RUIM PARA VOCES AQUI MUDEM DE JUIZ DE FORA,E SO VOLTEM DAQUI HA 4 ANOS.....

ANTONIO DIAS disse...

piada contada no café galeria:o prefeito custodio mattos perguntou aovereador rodrigo mattos seu filho se ele gostaria de ganhar uma ferrai,ele perguntou ao pai.pai não seriam duas ferraris uma para cada pe.

LESSA disse...

CUSTODIO MATTOS É UM ESTELIONATARIO POLITICO

Anônimo disse...

Omar, faça uma juntada de alguns comentários que trazem denuncias da compra de votos, e vá atrás e acharás provas suficientes, que vai deixar o MP sem saída. Mas entre com uma ação exigindo um novo pleito. Afinal a Margarida e seus seguidores, ninguém merece.
Tome cuidado para não confundir, você vai encontrar provas em desfavor da Margarida, ainda que seja em números menores.
O time do Custódio estava, todos de camisas brancas, e os da Margarida estavam de camisas vermelhas. Caso seja do seu interesse, em um próximo comentário posso até citar nomes de contratados, inclusive de um responsável da entrega do dinheiro e das camisas na noite do dia anterior a eleição. Comente o que você pensa desse assunt

Sergio Pastoulo disse...

Camargo Corrêa.

Dossiê pode comprovar doações 'por fora'

Agencia Estado

SÃO PAULO - Na residência de Pietro Francesco Giavina Bianchi, executivo da Camargo Corrêa, a Operação Castelo de Areia encontrou dossiê que pode comprovar esquema de doações eleitorais "por fora". São 142 folhas de papel sulfite, 54 delas "contendo impressões de tabelas e planilhas com nomes de instituições, obras, partidos políticos e deputados, relacionados a valores respectivos em dólares e reais". A informação consta de relatório secreto de buscas da Polícia Federal.

No dia 25 de março, quando a operação foi deflagrada por ordem judicial, os federais sitiaram a empreiteira e vasculharam todos os gabinetes, mesas e armários da diretoria. O arrastão da PF teve início às 6 horas e incluiu os endereços domiciliares de quatro executivos - Fernando Dias Gomes, Dárcio Brunato, Raggi Badra Neto e Pietro Bianchi. Todos foram capturados pela Castelo de Areia, mas três dias depois ganharam a liberdade por decisão do Tribunal Regional Federal.

A delegada da PF Karina Murakami Souza relacionou e lacrou todos os itens recolhidos na casa de Bianchi, apontado como um dos integrantes de suposta organização criminosa para lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes financeiros.

Foi anexada ao relatório anotação a mão feita por um escrivão que participou da varredura: "No início dos trabalhos foram selecionados alguns documentos, os quais foram colocados em cima da mesa. Um pouco depois disso, o sr. Pietro, que estava naquele cômodo, foi surpreendido pelo EPF (escrivão policial federal) Toscano tentando ocultar o documento que foi arrecadado no item 01." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FAMINTOS E DESASSISTIDOS disse...

O QUE FOI FEITO NA ASSISTENCIA SOCIAL FOI UM VERDADEIRO DESMANCHE,JOGOU-SE POR TERRA UM TRABALHO DE MAIS DE TRINTA ANOS.EM TREIS MESES ESTE DEGENERADO PERSONAGEM IMPORTADO PELO PREFEITO CUSTODIO MATTOS ALEATORIAMENTE,NÃO DEIXOU PEDRA SOBRE PEDRA;MOSTROU A EXTREMA COMPETENCIA DO LADO MAL DA POLITICA,VAI-SE EMBORA,FICA EM SEU LUGAR OUTRA ABERRAÇÃO,UMA PEDAGOGA DE DIPLOMA,MAIS NA REALIDADE UMA EMPRESARIA NOTURNA PROPIETARIA DE UM CIRCO DE HORRORES DENOMINADO MUSIC,UM ANTRO DE PROMISCUIDADE E PERMESSIVIDADE,AONDE LESBIANISMO,HOMOSSEXUALISMO E ABASTARDO COMERCIO DE DROGAS DITAS LICITAS E ILICITAS ACONTECEM A VONTADE;ESTE CENARIO DE DEZENAS DE MILHARES DE PESSOAS DESASSSISTIDAS E MUITAS ATE FAMINTAS,POIS CUSTODIO LEVOU SUA FILOSOFIA HITLERLIANA ATE A AMAC CORTANDO O FORNECIMENTO DE SEXTAS BASICAS A QUEM TEM FOME DEIXANDO CENTENAS DE FAMINTOS CIDADE A FORA.ESPERAMOS QUE A PASSIVIDADE DO POVO JUIZ DE FORANO,DESTA VEZ NÃO SE EVIDENCIE,POIS O PROPRIO MINISTRO DE GOVERNO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PATRUS ANANAIA AQUI ESTEVE,QUEBRANDO ATE A AUTONOMIA MUNICIPAL FAZENDO DURAS CRITICAS A CUSTODIO MATTOS,QUE COM CERTESA ESTELIONATARIO COMO É ATRIBUIRA A CULPA A UM CERTO SECRETARIO QUE AQUI PASSOU,MAS QUE ELE MESMO NÃO LEMBRA MAIS O NOME. A LUTA CASTELAR,MESMO QUE QIXOTESCAMENTE.

Sergio Pastoulo disse...

Fiquei perplexo depois de uma pesquisa na net,
Sobe a Vital Engenharia Ambiental S/A e Camargo Correia.
Pois vejam vocês que pelo país inteiro o modus operandis das firmas cidadãs é o mesmo,
Sempre se faz para destinação emergencial do lixo e assim dispensando licitações para inicio imediato sempre com a conveniência dos PREFEITOS e o silencio dos vereadores e Ministérios Públicos.
Não é possível que tal regra seja usadas repetidas vezes e não levante suspeitas.
Nós eleitores estamos recebendo diploma de idiotas e ainda com tapinhas nas costas.
Sugiro aqui um levante de nossas vozes, precisamos mostrar a essa corja que existimos, e não podemos continuar calados aceitando as regras que vem de cima, assim, de braços cruzados. Vendo nossos impostos sendo diluídos pelo lixo à fora.

Anônimo disse...

Mestre Omar Peres, se me permite chamá-lo assim.
Tenho lido seus blogs diáriamente, se a coisa em Juiz de Fora está nesse pé porque não tomar a iniciativa de uma AÇÃO POPULAR contra essa administração? será que
não irá conseguir pelo menos cinco por cento dos eleitores locais para tal? Penso que a população de Juiz de Fora deve confiar mais em homens honestos e corajosos como sua senhoria, se há sujeira, vamos
eliminá-la enquanto á tempo, não devem dixar que a coisa se avolume para não dificultar as investigações e apuração dos fatos,
o povo de Juiz de Fora já deve estar cansado de sofrer, exceto uma minoria que vive em torno da administração pública dando suas bicadas e levando as vantagens que lhes são oferecidas, verdadeiras migalhas.

Sergio Pastoulo disse...

(Só pra ilustrar)


Prefeitura de Belo Horizonte assina o contrato do destino final do lixo com a empresa Vital Engenharia Ambiental S/A
Em Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), em 29/08/2007, firmou um contrato com a empresa privada Vital Engenharia Ambiental S/A - Processo n.º 01.111892.08.00, tendo por objeto a “prestação de serviços públicos de destinação de resíduos sólidos urbanos, provenientes da limpeza urbana do Município de BH, em aterro sanitário devidamente licenciado e operando com todos os critérios técnicos legais e normativos exigidos pelos órgãos ambientais”, no valor de R$ 17.110.000,00 (dezessete milhões, cento e dez mil reais), com vigência de 180 dias a partir de 30/07/2008. O documento esse foi publicado no Diário Oficial de BH - Ano XIV - Edição N.: 3151, em 07/08/2008. O lixo de BH, algo em torno de 3.158 toneladas diárias é destinada no aterro sanitário da empresa Vital Engenharia Ambiental S/A, que fica localizado no município de Sabará (MG). Esse contrato em questão foi firmado sem licitação pública, por emergência, enquanto a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas não concluía a concorrência da “Parceria Público Privada” (PPP), para o destino final dos resíduos sólidos urbanos de BH. A Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte quando publicou o Extrato em questão estava impedida de firmar o contrato oriundo da concorrência “Parceria Público Privada”, em modalidade de concessão administrativa - Processo No. 01.08920507-10 - Edital no. 001/2007. Isso porque o Tribunal de Justiça de MG concedeu uma liminar que impedia que fosse firmado o contrato com a empresa Vital Engenharia Ambiental S/A decorrente da licitação pública no. 001/2007. O Diário Oficial do Município de Belo Horizonte fez publicar recentemente o Extrato do TERMO DE DISTRATO do Contrato SLU/DR.JUR N.º 1191/055/08, que tem por contratante a Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte e por contratada a empresa Vital Engenharia Ambiental S/A. Esse instrumento é exatamente o contrato firmado em 29/08/2007 com a empresa Vital Engenharia Ambiental S/A. Estrategicamente o TERMO DE DISTRATO trata da rescisão, de forma amigável, do contrato em destaque (Processo n.º 01.111892.08.00), ficando assegurado à Vital Engenharia Ambiental S/A o recebimento dos valores correspondentes aos serviços efetivamente executados (destino final do lixo de BH no aterro de Sabará), de acordo com as pesagens efetuadas no período compreendido entre os dias 1º a 25 de novembro de 2008, a serem medidos até o quarto dia útil de dezembro de 2008. A data de assinatura do TERMO DE DISTRATO ocorreu em 24/11/2008 e foi publicado Diário Oficial de BH, em 26 de Novembro de 2008, Ano XIV - Edição N.: 3228. Em outras palavras, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), em 26/11/2008, firmou o contrato decorrente da concorrência pública Edital no. 001/2007 (Processo No. 01.08920507-10) que até então uma liminar do TJ-MG impedia as assinaturas. Com o contrato assinado da PPP do destino final do lixo de Belo Horizonte, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais deverá se manifestar, quanto a legalidade desse instrumento público, visto que em seu Relatório Técnico apontou diversas irregularidades no processo licitatório. O Ministério Público Estadual de Minas Gerais deverá publicar o resultado da investigação dessa concorrência milionária, cujo processo administrativo com as representações do administrador Enio Noronha Raffin, tramita no MP desde setembro de 2007. O Diário Oficial do Município de Belo Horizonte ainda não publicou o EXTRATO do contrato do destino final do lixo de BH.
Extrato do Termo de Distrato do Contrato SLU/DR.JUR N.º 1191/055/08
Processo n.º 01.111892.08.00
Contratante: Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte - SLU
Contratada: Vital Engenharia Ambiental S/A.
Objeto: Fica pelo presente Termo de Distrato rescindido, de forma amigável, o contrato em destaque, ficando assegurado à contratada o recebimento dos valores correspondentes aos serviços efetivamente executados de acordo com as pesagens efetuadas no período compreendido entre os dias 1º a 25 de novembro de 2008, a serem medidos até o quarto dia útil de dezembro de 2008.
Data da Assinatura: 24.11.08
Sinara Inácio Meireles Chenna
Superintendente de Limpeza Urbana
Extrato do Contrato SLU/DR.JUR N.º 1191/055/08
Processo n.º 01.111892.08.00
Contratante: Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte - SLU
Contratada: Vital Engenharia Ambiental S/A.
Objeto: Prestação de serviços públicos de destinação de resíduos sólidos urbanos, provenientes da limpeza urbana do Município de Belo Horizonte, em aterro sanitário devidamente licenciado e operando com todos os critérios técnicos legais e normativos exigidos pelos órgãos ambientais.
Valor: R$17.110.000,00 (dezessete milhões, cento e dez mil reais).
Vigência: 180 (cento e oitenta) dias a partir de 30/07/2008.
Data da assinatura: 29/08/2007
Sinara Inácio Meireles Chenna
Superintendente

Anônimo disse...

“São os programas sociais adotados pelo Brasil que explicam a relativa boa situação do país em meio à recessão mundial”
.
A afirmação é do economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais, vinculado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) e à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Neri que é Ph.D. pela Universidade Princeton, nos EUA, fez mestrado na PUC do Rio de Janeiro, é considerado hoje um dos principais estudiosos de pobreza e desigualdade no Brasil. Em entrevista à revista Época desta semana, Marcelo Neri fez uma interessante análise que explica, porque o tsunami da crise chega por aqui como uma onda, ainda navegável. A explicação é simples, mas deve deixar os ortodoxos do liberalismo roxos de raiva: a salvação da economia é o poder de compra dos mais pobres.

Veja um trecho da entrevista em: http://robertomoraes.blogspot.com/

---------------------------------

O ANALFABETO POLÍTICO
(texto de Bertold Brecht):

“O pior analfabeto é o analfabeto político.

.

Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política!
Não sabe o imbecil, que de sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o explorador das empresas nacionais e multinacionais”.

Lélio

Anônimo disse...

LULA É O HOMEM, NÃO SÓ O CARA, O BRASIL QUE ERA DEVEDOR DO FMI DEVERÁ PASSAR A CREDOR....KKKKKKK
CADÊ OS INTELECTUAIS QUE FAZIA O BR PEDIR ESMOLAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rogerio de Moraes disse...

NÃO TENHO NEM NUNCA TIVE NENHUM PRIMO QUE SE CHAMA RODRIGO.
E MUITO MENOS ANALFABETO DE PAI E MÃE.
AÍ SE FAKE FAJUTO:
QUER APARECER, FAÇA ALGUMA COISA DE UTIL. COLAR NUM ILUSTRE DESCONHECIDO PRA PEGAR CARONA É DEMAIS.
DA PROXIMA VEZ TENTE SER MAIS SAGAZ SENÃO FICA MUITO SEM GRAÇA.

Anônimo disse...

nada disso, é mais uma sacanagem contra o povo brasileiro. Agora que o FMI quebrou o Brasil vai enfiar o dinheiro do povo lá. É sim uma grande sacanagem.

Anônimo disse...

O FMI NÃO QUEBROU O BRASIL E SIM OS GOVERNANTES CORRUPTOS, DO TIPO TODINHO, COMO É QUE O TORNEIRO CONSEGUIU SAIR DA CONDIÇAO DE DEVEDOR PARA CREDOR???O LULA ESTÁ MOSTRANDO QUE O BRASIL É MAIS QUE EXPORTADOR DE PEDÓFILOS,PROSTITUTAS E LADRÕES ENGRAVATADOS.ETA HOMEM DE VISÃO ESSE LULA.
LUTA BRASIL, QUE BRILHE SUA ESTRELA MAIOR:LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

Anônimo disse...

Superior Tribunal de Justiça
RECURSO ESPECIAL Nº 448.485 - MG (2002/0085955-4)
RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN
RECORRENTE : CUSTÓDIO ANTÔNIO DE MATTOS
ADVOGADO : CLÁUDIO BONATO FRUET E OUTRO(S)
RECORRIDO : ALANIR DE SOUZA PINTO
ADVOGADO : MÁRCIO ROBERTO TOSTES FRANCO E OUTRO(S)
RELATÓRIO
O EXMO. SR. MINISTRO HERMAN BENJAMIN (Relator): Trata-se
de Recurso Especial interposto por Custódio Antônio de Mattos com fundamento no art. 105,
III, "a" e "c", da Constituição Federal, contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de
Minas Gerais, assim ementado (fl. 441):
AÇÃO POPULAR - REQUISITOS - HONORÁRIOS
ADVOCATÍCIOS.
Provada a ilegalidade do ato administrativo e a lesividade ao
patrimônio público, decorrente do ato tido como ilegal, julga-se procedente a ação
popular, com a condenação do réu a ressarcir aos cofres públicos o prejuízo
causado.
A sentença que condenar o réu deve fixar os honorários
advocatícios com base no artigo 20, § 3º, do CPC, a teor do disposto no art. 22 da
Lei nº 4.717/65.
O recorrente aponta violação dos arts. 1º e 2º da Lei 4.717/1965, além de
divergência jurisprudencial quanto à interpretação dos dispositivos, pois "não demonstrada e
não comprovada a propalada lesividade ao erário municipal, não cabendo aqui, nem por
derradeira hipótese, falar-se em lesividade presumida, porque não atinente à espécie." (fl.
479).
Não houve contra-razões, conforme certidão à fl. 531.
O Ministério Público Federal opinou pelo não-conhecimento do Recurso
Especial (fl. 579).
É o relatório.
Documento: 4400679 - RELATÓRIO E VOTO - Site certificado Página 1 de 3
Superior Tribunal de Justiça
RECURSO ESPECIAL Nº 448.485 - MG (2002/0085955-4)
VOTO
O EXMO. SR. MINISTRO HERMAN BENJAMIN (Relator): Versa a
hipótese dos autos sobre Ação Popular intentada por Alanir de Souza Pinto e Outros, contra o
Município de Juiz de Fora e o Chefe do Poder Executivo no Município de Juiz de Fora, o Sr.
Custódio Antônio de Mattos, por "práticas que feriram a Constituição Federal e a Legislação
Municipal, além de lesionar o princípio constitucional da moralidade administrativa" (fl. 395).
Em síntese, discute-se a lesão ao patrimônio e à moralidade pública decorrente
da veiculação de propaganda pessoal do agente político à custa do Erário. Sobre o tema,
consta do aresto hostilizado que (fl. 443):
"O § 1º do artigo 37 da Constituição Federal dispõe que 'a
publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos
deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não
podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizam promoção pessoal
de autoridades ou servidores públicos'; e, o artigo 1º da Lei Municipal n. 8.463/94
(fls. 29), de Juiz de Fora, preceitua que: 'a publicidade dos atos, programas, obras,
serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais utilizará a simbologia oficial
do Município', estando expresso no parágrafo único deste dispositivo que é vedada
a utilização de artifícios que sirvam para personificar a administração."
Não se questiona a necessidade de comprovação da lesividade ao Erário para
a configuração do ato ilícito. O Tribunal de Justiça consignou expressamente sua ocorrência (fl.
444):
"Irrelevantes, pois, as razões recursais, uma vez que pelas
fotografias, folhetos e jornais anexados aos autos, demonstrado restou que o réu
utilizou-se de símbolo não oficial - bandeira municipal estilizada - para divulgar
realizações de seu governo, em total afronta à Carta Federal e às leis por ele
próprio sancionadas, criando uma imagem institucional particular, em atendimento
a seus interesses.
A lesividade ao patrimônio público decorre da própria ilegalidade
do ato, eis que não pode o erário financiar propaganda pessoal da Administração
Pública, e no caso presente os cofres municipais custearam publicidade irregular,
suportando despesas efetuadas pelo réu, cujos prejuízos devem ser-lhe repostos."
Documento: 4400679 - RELATÓRIO E VOTO - Site certificado Página 2 de 3
Superior Tribunal de Justiça
Como visto, o Tribunal de origem apreciou a prova dos autos (fotografias,
folhetos, jornais, etc.) e concluiu que o agente político valeu-se de recursos públicos para a
promoção pessoal, o que caracteriza lesão ao patrimônio e à moralidade.
A pretensão do recorrente é infirmar essas provas, argumentando que não
houve propaganda pessoal, nem comprovação da lesão ao erário ou à moralidade.
Evidente, assim, que a análise dos fundamentos do Recurso dependeria do
reexame do conjunto fático-probatório dos autos, o que é inviável, nos termos da Súmula
7/STJ.
Diante do exposto, não conheço do Recurso Especial.
É como voto.

joseantnio disse...

caPor favor senhores eleitores desta cidade, na epoca da eleição põe a mão na conciencia. Observe bem os cadidatos e sua campanha pois quanto mais apoio ele tiver menas obras eles fazem, pois tem que sobre-faturar para pagar o apoio que teve. Nem sempre a propaganda e verdadeira, o que bom não precisa se vender. Hoje estamos assim so porque o povo so acredita no que aparece bonito na televisão, niguem procura saber o aconteceu com o cadidato antes da quele periodo eletoral,Eu acredito que nas proximas eleições todo mundo ja esqueceu que BEJANE fez. Espero que um dia teremos candidatos eleitos pelo que é não pelo o que gasta. Só que o povo não vê muitas vezes gastam mais do que vai ganhar nos 4 anos de mandato. SEra que estam pagando para trabalhar ou trcando favor com grandes empreiteiras. ESPERO QUE UM DIA O POVO RECONHEÇA QUE TEM PODER DE RESPOSTA PARA OS POLITICOS, QUE HOJE PASSA DE FAMILIA E MUITOS NUNCA TRABALHARAM SEMPRE VIVERAM NAS COSTAS COFRES PUBLICOS. SERA QUE VALEM A PENA VOTAR NESTES LADRÕES? No meu modo de pensar em quanto tiver politicos de trdição no poder nunca vai acabar a corrupiçaõ.ch