quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Corte no orçamento municipal sem novidades

Sob alegação de que a crise internacional exige medidas de contenção nos gastos, o prefeito Custódio Mattos determina que se promova um contingenciamento de 30% dos recursos do orçamento municipal já aprovado, o que parece condenar à lata de lixo seus colaboradores, os planos de campanha, e sem explicar exatamente a razão de 30%. Outras administrações públicas e mesmo as empresas privadas, estas sofrendo mais diretamente o impacto dos problemas financeiros, não ousaram corte tão profundo. Quanto à decepção que tamanha castração provoca no ânimo de seus colaboradores diretos, ainda se pode dizer que eles sabem ou devem saber com quem estão lidando. Mas à cidade e ao seu povo, já tão cedo chamados ao sacrifício, cabe advertir que vão continuar sem saúde pública e sem boa educação, sem a recuperação dos serviços públicos essenciais para as camadas mais simples da sociedade.
E as promessa de campanha? Bem, aí, quem votou deve cobrar a prometida retomada do desenvolvimento e da criação de empregos. Mas também e, sobretudo, cobrar a parceria com o governo estadual que tantos benefícios traria para Juiz de Fora ! Onde está tudo isso, Custódio? É fácil, depois de eleito, mandar os aspones empurrar as culpas para "o momento econômico internacional". Poupe-nos, prefeito! Podem anotar: não vai demorar muito e vamos assistir em Juiz de Fora ao surgimento de uma campanha de protesto e indignação, uma espécie de movimento basta de Custódio! É só esperar. Quem viver verá, pois não é possivel passar por cima de tanta promessa de campanha, e achar que nada vai acontecer. Repito: em breve vamos começar a saber de uma mobilização de descontentamento.
Por que ao invés de se esconder na facilidade de cortar custos, o prefeito não pede o auxílio tão prometido do governo do Estado? Por que o prefeito, sem se esconder nas incapacidades?, não procura a MRS, a Mercedes e a Votorantim para propor parcerias que permitam a essas empresas manter os milhares de empregos que já foram eliminados ? O que a prefeitura fez para ajudar essas empresas e pessoas ? Nada!!! Absolutamente nada! Onde está a prometida política de desenvolvimento que culminaria em muitos empregos? Onde está, reitero, a parceria com o governo estadual que resolveria qualquer problema da administração?
Digo mais: por que ao invés de cortar 30% das verba de saúde e educação não se renegocia o contrato do lixão, dado em caráter emergencial (é sempre emergencial roubar o Estado) à empreiteira Queiroz Galvão?, e que custa milhões para o município. O Ministério Público e a Polícia Federal ainda vão chegar a esse contrato.

8 comentários:

Anônimo disse...

Falar em tucano é o mesmo que falar em privatização, que no caso do Brasil não passou de uma doação a esta bandidagem que "comprou" as operadoras de telefonia.

A esse respeito, Paulo Henrique Amorim publicou:

"- Carlos Salinas de Gortari privatizou a telefonia do México e fugiu para a Irlanda.
- Alberto Fujimori privatizou a telefonia do Peru, fugiu para o Japão, voltou e está em cana.
- Carlos Menem privatizou a telefonia, o tango e a Casa Rosada e foge mais de um camburão da Polícia do que o diabo da cruz.
- Fernando Henrique Cardoso privatizou a telefonia do Brasil e dá conferências a empresários por US$ 50 mil.

Viva o Brasil !"

Anônimo disse...

E por falar em privatização...

Se privatizarem o Saara, em 5 anos o deserto estará importando areia!

Anônimo disse...

É por causa do rabo preso!!

Anônimo disse...

Omar, vc. falou em descontentamento,
o povo da zona norte já esta se mobilizando (jornal JFhoje), afinal onde começa a zona norte, na rodoviaria ou no viaduto da BD?Quererm que o povo escolha e sendo o local viavel está mais do que certo, afinal os politicos são gerentes do dinheiro do povo, que chega atraves de impostos e é mais que justo que estes "gestores" façam o que seus donos querem, pelo menos eu tenho que prestar contas a meu empregador e fazer o que ele quer,salvo se mostrar que minha proposta é melhor, falando nisso e a cambada de evangelicos, se calaram frente a bicharada no governo do todinho, será que eles levaram quanto heim...ouvi dizer que para igreja de uma porta o valor era de 30 mil....será.

Anônimo disse...

Temos que cobrar o PLANO DE GOVERNO do sabido, culto ,antenado e inteligente prefeito, ele é que vá buscar os recursos com o aecinho e transforme JF naquele canteiro de obras nunca visto(licitadas e transparentes, não é para fazer caixa para a corja), trazendo progresso, empregos,afinal propaganda enganosa, pode ser usada nas eleições?

Anônimo disse...

Sr. Omar Perez Considerando que a camara municipal,exigiu dos cargos em comi~sao declaração de parentes que trabalham na camara , a prefeitura tambem por dever moral deveria imediatamente exigir antes do primeiro pagamento de janeiro, impedindo assim que que se fazem de mortos , sumissem definivamente da folha de pagamento, sob a responsabilidade da secretaria de administraçao que fazem os contratos e monitaram as contrataçães,a não ser que tambem não tenham rabo preso.

Anônimo disse...

Omar, estou precisando de uma listagem dos projetos a serem implantados pelo Todim, prometidos durante a campanha. Meu objetivo é acompanhar a execução ( ou não ...) dos mesmos e criar um "Promessômetro", divulgado periodicamente. Vc tem condição de publicá-los, uma vez que os conhece e deles sempre foi um severo crítico, com razão.

Anônimo disse...

um ex politico andou comentando nas esquinas que o prefeito eleito comprou uma casa no valor de 3,5 milhoes de reais em uma praia do litoral "rio de janeiro" para a filha; desconfiando ser sobra de campanha politica; seria o nosso nilton cardoso juizforano?