sábado, 14 de março de 2009

Ainda sobre o prefeito e a greve dos ônibus

Estou de volta ao assunto, pela sua importância e também porque num comentário anterior a compreensão de alguns trechos ficou prejudicada. Fato é que o termo de compromisso assinado pelo prefeito Custódio Mattos prova que ele foi o grande responsável pela recente greve dos motoristas e cobradores dos ônibus municipais. Explico: em menos de 24 horas o prefeito pediu aos trabalhadores a suspensão da greve, assegurando-lhes algumas vantagens da pauta de reivindicações. Só teve um objetivo com essa iniciativa: tirar proveito político do movimento, para "oferecer e garantir" conquistas que os trabalhadores reivindicam tais como o vale-refeição.

Se ofereceu vantagens aos trabalhadores ao assinar, publicamente, o compromisso, é porque teve autorização dos donos das empresa de ônibus, certo? Se estou equivocado, a Astranps têm o direito e obrigação de desautorizar publicamente o prefeito, por ter negociado aquilo que não é de sua competência, isto é, pegar o dinheiro dos outros para fazer política.

Mas se Custódio tinha essa autorização, e sabendo antecipadamente que o movimento iria eclodir, por que não antecipou as negociações, evitando a greve? Simplesmente para sair como "herói" do episódio. Ou seja, deixou a greve acontecer para, depois, tirar proveito do povo, que ficou sem condução por um dia.

Repito: a Astranps têm obrigação de responsabilizá-lo ou dizer que Custódio teve, sim, autorização e dinheiro para negociar em nome das empresas de ônibus. Caso contrário, a entidade patronal poderá ser responsabilizada, mais uma vez, por manter relações tortuosas com prefeitos.



Isto tudo provoca algumas reflexões. O atual prefeito comprou um latifúndio cinematográfico em Lima Duarte, que teria custado milhões. Pode comprar fazenda de milhões? Está acabando de construir uma das maiores mansões no Morro do Redentor. É só ir lá para ver. Ele pode ter palácio? Comprou, por milhões, um mega-apartamento no Rio. Pode?




A renda do funcionário público de carreira Custódio Mattos, prefeito de Juiz de Fora, deputado por diversos mandatos, nunca ultrapassou a R$ 25 mil. Então, deve mostra à sociedade como comprou tudo isso ou, tenho certeza, deve ser aberta uma investigação para saber de onde e de que forma ganhou e acumulou uma das maiores fortunas de Juiz de Fora. Com salário de funcionário público? Como deputado ou como prefeito?

Ou ele mostra onde arranjou dinheiro para tudo isso ou a Astranps diga se tem relação profissional com o prefeito, visto que ele, covardemente, para tirar proveitos políticos, negociou o fim da greve com o dinheiro das empresas de ônibus. Custódio, afirmei, é o único responsável pelo movimento grevista que há uma semana deixou a população sem transporte, sem direito de ir e vir. Um covardia.


O.P.

9 comentários:

Anônimo disse...

omar,concordo com tudo que voçe escreve sobre o custodio ,josemar, astramp,passagem de onibus,o filho bobo alegre do custodio ,mas se voçe não publicar as materias que escrevi sobre o custodio,josemar,rodrigo bobo mattos,a gastança do josemar,seus novos negocios,eu não mais vou participar do seu blog,espero que voçe não amareli com o josemar pois ele é um dos mais responsaveis pela absurda eleição que o custodio desonestamente ganhou,não nos desaponte voçe é a nossa unica voz, por favor publique as materias sobre essa gente que escrevi.

Anônimo disse...

Omar, você questiona Custodio ao laço com a máfia do transporte publico; tenho uma curiosidade! Um homem bem sucedido com um patrimônio invejável construído com vida política sucedida de muita duvida, mas ainda assim eleito pelo povo a câmara dos deputados vem se colocar novamente ao cargo que o expõe aos maquiadores a falcatruas e de outro lado pessoas opositoras e investigativas. É de se estranhar a disposição, pois, sofre o risco de ser desmascarado ao ter que justificar tudo que possui ao órgão fazendário que, diga-se de passagem, passou da ora de fazer um pente fino aos suspeitos Brasil a fora principalmente políticos. Devemos estar muito atento na prestação de conta desta administração sem sequer piscar os olhos; a pilantragem pode ser bem maior. Devemos atentar com muito zelo ao “MPs” com seus promotores guardiões dos interesses publico através destes meios de comunicação. Teremos três anos e alguns meses de muita batalha e sem descuidar.

Lélio

Anônimo disse...

Prezado Omar, infelizmente o Prefeito que fez parte do processo do Mensalão, ganhou muito dinheiro de forma ilegal...matematicamente é impossível ter acumulado fortuna com salário de servidor, o pior que já está negociando mais algumas merrecas com os atuais empresários das empresas de transporte público da cidade....porque não faz licitação imediata para subatituir as atuais empresas que tanto mamaram nas tetas do governo com dinheiro do contribuinte ??

Anônimo disse...

Omar: as suas divagações, em suma, significam: 1) Custódio ROUBOU; 2) Custódio FURTOU. As duas são muito sérias e quem tem de provar é você, que o acusa. Eu também tenho minhas suspeitas. Mas, algumas - aliás muitas - pessoas neste país tem o bafejo da sorte. Recebem dinheiro "fêmea" que reproduz fortunas. É assim mesmo: para uns boi dá leite, para outros vaca nem mija. Abraços

Anônimo disse...

GENTE É TA MAIS QUE EVIDENTE QUE O CUSTODIO E SUPER DESONESTO E TA ROBANDO MUITO MAIS QUE O BEJANI SO GANHOU A ELEIÇÃO PORQUE COMO A MARGARIDA SE FECHOU MUITO TODOS OS ATORES POLITICOS DA CIDADE,NA MAIORIA PARASITAS E DESONESTOS TAMBEM,COM,A PROMESSA DO SAFADO QUE IAM ROBAR JUNTOS LEVARÃO O CUSTODIO AO PODER,AGORA ELE ROBA SOZINHO,BEM FEITO PARA OS OUTROS LADROES HA HA HA HA.....

Anônimo disse...

vc tem duas pessoas que postam esse blog: um analfabeto e um imbecil. esse é o blog mais comentado desta cidade?
Carnajf

Anônimo disse...

Caramirim saiu da tela da Globo e se materialisou em nossa cidade.
È impresionante como a fixão virou realidade, ou o autor se inspirou em Juiz de Fora para escrever as macrinagens da política de Caramirim. Assista a novela da vida real na Globo na novela Três Irmãs.

Anônimo disse...

Ola Omar! Tudo indica que a greve dos onibus teve apoio de 3 categorias patrão, empregados e prefeito.Pois pararam os onibus na garagem em meu bairro so rodou 2onibus,e todo mundo deu um jeito p/ trabalhar estudar,os patrão viu que não estava surtindo o efeito desejado. Resolveu tirar os veiculos nas ruas para tirar o povo de casa. Depois de dar prejuiso nos passageiros que confiaram que a paralização tinha acabado foram jogados em qualquer ponto da cidade sem nenhuma devolução da passagem que por direito se não completou o tinerario então não tem o direito cobrar.Nisto causou o maior tumulto no centro,no final da tarde ainda atrapalhou quem estava retornando do trabalho, sendo que os que tem responsabilidade para com o transito de vez facilitar para os veiculos parecia que estava protegendo os onibus. O PREFEITO mostrou tanto interece que em poucas horas divulgou que ja tinha novo preço da passagem.[SERA QUE NÃO MUITA COINCIDENCIA, ELE TEM QUE VER OS USUARIO DO COLETIVO A MAIORIA VOTOU NELE,OU ELE ACHA QUEM O ELEGEU FOI SO OS EMPRESARIOS. ESTA NOVELA JA VIMOS E DA ATE MEDO ]Nos moramos numa cidade que mais 65 por cento das linhas as passagem estão caras e os usuarios mal servido, o onibous atrsam motoristas não quer nem saber apagam o letreiro do onibus e largam tudo para tras.Sera que algum dia teremos uma politica voltada para trbalha e não babando em politicos pois o que estamos que e unica classe esta tendo valor. Onde esta o PROCOM que não pronunciou sobre o direito do passageiro [QUE TAMBEM E UM CONSUMIDOR OU CONSUMIDOR E O EMPRESARIO ESPERAMOS QUE NA PROXIMA JA TEMOS UMA SOLUÇÃO]OS EMPRESARIOS E MOTORISTAS ESTÃO ACHANDO QUE ESTÃO FAZENDO FAVOR PARA O POVO ESTAMOS PAGANDO CARO E FICANDO MAL SERVIDO.
OBRIGADO POR TER ESTE ESPASSO PARA PODER DESABAFARa

Anônimo disse...

A UNICA COISA QUE EU SEI É QUE NÃO DÁ PRA IR APÉ PRA ESCOLA, ESSA GREVE DIA 15 VAI PREJUDICR MUITA GENTE ENTÃO CUSTODIO DÁ SEU JEITO AI, VÊ O QUE VC FAZ PORQUE SABE O QUE O POVO VAI FAZER SE ESSA GREVE FOR LONGA ?! vÃO FAZER IGUAL O QUE FIZERAM EM BELO HORIZONTE , VÃO QUEBRAR E QUEIMAR OS ÔNIBUS, AI JA VIU NE?!DEPOIS NAO ADIANTA RECLAMAR VOCE TEM QUE FAZER ALGUMA COISA HOMEM DE DEUS ALGUMA SOLUÇAO DEVE SER TOMADA O MAIS RAPIDO POSSIVEL É ISSO AI VLW !