terça-feira, 10 de março de 2009

Custódio e a tarifa dos ônibus - I

Antes de mais nada, aos meus amigos, "mui amigos" e colaboradores do blog: estive fora no final de semana. Onde eu estava não havia acesso à internet. Por isto, desculpem a demora das postagens e, principalmente pela ausência de minha opinião sobre dois importantes acontecimentos em nossa cidade:

A greve dos motoristas e trocadores e a inadequada e demagógica postura do prefeito em exercício, Custódio Mattos.

Antes de mais nada, cabem algumas perguntas: a greve teve manipulação política ou não? Já ouvi comentários de que o movimento grevista teria sido estimulado pelos donos das empresas. De onde parte tal informação? Os motoristas estariam reivindicando direitos ilegais? Ora, por que então o movimento obteria praticamente 100% de adesão da classe, se não houvesse pesados e importantes argumentos de melhoria salarial e de benefícios?

Eu não acredito em manipulação política. Por que? Não existe liderança política ou sindical em Juiz de Fora que tenha poder para impor a paralisação de milhares de profissionais de qualquer setor. Houve, sim, uma decisão política da classe em demonstrar descontentamento em sua condição de trabalho. O movimento foi feito por trabalhadores que sabem quanto custa trabalhar sete horas por dia e, ao mesmo tempo, assistir na TV ao ex-prefeito da cidade sendo corrompido com dinheiro de empresas de ônibus. Daí nasce a iniciativa de revolta da classe . Trata-se de um movimento exclusivamente reivindicatório . Ponto.

Se as reivindicações são exageradas e o movimento ilegal, é outro problema. Cabe às partes, empregadores e empregados, sentarem-se à mesa e achar a solução, negociando. Sempre negociando. Neste sentido, acho que isso deveria ter sido feito antes da eclosão do movimento, na medida em que o único prejudicado é o povo trabalhador de Juiz de Fora, que depende do ônibus para ir e vir. Em minha opinião, reitero, esse foi o grande e único equívoco do movimento, pois o resto, isto é, direitos e reivindicações, devem ser negociados, como disse, entre patrões e empregados.

Concordo plenamente com o ex-prefeito Tarcísio Delgado, quando diz que a Justiça não devia entrar na negociação, pois, além de atrapalhar o processo, não conhece planilha de custos.

Por fim, o prefeito em exercício teve uma participação politicamente esperta, exclusivamente aproveitadora do momento, garantindo, por exemplo, que o tíquete-alimentação será pago aos motoristas. Ao assinar tal documento, o prefeito demonstra ter "poder" na outra ponta, ou seja, negociar em nome dos empresários da Astransp. Ou alguém me explica por que um prefeito pode, em nome de empresários, dizer que eles vão pagar o que quer que seja, se o dinheiro não é dele? Ou é? Em outras palavras, o prefeito deu ordem, avançou no caixa de empresas que têm concessão pública (as empresas de ônibus). Isso é, no mínimo, motivo para um questionamento moral e ético (até mesmo jurídico) por parte da sociedade. Como pode um prefeito dar ordem e botar a mão no que não é seu?

Custódio Mattos demonstra sua intimidade e "parceria" com os empresários de ônibus, provando que ele não se diferencia em nada de Bejani, fazendo acordos demagógicos, mas ganhando (entre outras "cositas mas") o que ele queria: mídia.

Participando das negociações e acabando com a greve, Custódio usou a estratégia de enganação: "eu anuncio o fim do movimento e, assim, o povo vai me perdoar com o reajuste que vou dar". Podem anotar: Vem anúncio de aumento das passagens.


Em tempo I: vai de vento em popa a construção do palácio do Custódio no Morro do Imperador.

Em tempo II: Custódio vai fazer ou não concorrência pública para a concessão de transporte coletivo em Juiz de Fora?

27 comentários:

Anônimo disse...

E a Queiroz Galvão (serviço de coleta de lixo)?
Construção do palácio do custódio no morro do Imperador?
Concorrência pública para a concessão de transporte coletivo em Juiz de Fora?
Aumento das passagens?

Eu quero mais é que ele faça tudo o que puder fazer. Acredito que é só assim que este povinho aprende; pensam apenas em rezar, rezar e rezar e no momento de votar erram. Cães vira-lata, pedra neles todinho parabéns você é profissional neste assunto.
Omar o blog tem ficado muito tempo desativado sem retorno; o que há?

Um abraço Lélio.

Anônimo disse...

Eu penso que numa sociedade democrática, a greve é um direito legitimo do trabalhador, as negociações são perfeitamente naturais e fazem parte do processo. No entanto, eu não entendo como um prefeito pode interferir nessas negociações, ao garantir benefícios aos trabalhadores. Benefícios estes que deveria ser negociados unicamente entre empregados e patrões. Isso é no mínimo intrigante e nos faz questionar a real relação entre essa administração e a ASTRANSP. Só acreditamos que que não há comprometimento se o Prefeito abrir licitação. Caso contrário se instalará a dúvida se a "prática Bejani" continua.

Anônimo disse...

Caro Omar,

Prometo que esta é a última vez que uso seu blog para minas queixas, mas gostaria de registrar aqui a segunda parte do epopéia das designações.
_______________________________
Prezados Senhores Responsáveis,

Já tentei de todas as formas alguma informação sobre o RIM. Nem no site da SEPLAG há informações suficientes de como se obter o documento em questão.

Estou sendo prejudicado no meu direito à cidadania e ao trabalho, pois, em duas designações em que fui, não pude assumir pela falta do RIM.

As secretarias de educação (nem a de Belo Horizonte, muito menos a de Juiz de Fora) não sabem me informar nada concreto sobre o "misterioso documento".

Fico abismado de saber que o Estado de Minas Gerais está penalizando a educação, punindo e impedindo trabalhadores de exercerem suas profissões através de um documento que, somente e exclusivamente, os órgãos públicos podem emitir.

Gostaria de saber como fazer para poder obter meu RIM e, finalmente, trabalhar e produzir para o desenvolvimento do meu Estado, "que caminha para frente, sem deixar ninguém para trás".

Cordialmente e ansioso por uma resposta,

ASO.
________________________________
From: selma.braga@planejamento.mg.gov.br
To: asojf04@msn.com
CC: fale.internet@planejamento.mg.gov.br
Subject: Re: Outros
Date: Tue, 10 Mar 2009 15:24:59 -0300
Senhor Anthony,

Para obter o Resultado de Inspeção Médica (RIM) o candidato à designação em Escola Estadual deverá obter um documento (declaração, anexo I) da escola ,encaminhando o candidato para submeter-se a perícia médica para fins de exame pré admissional. Neste documento deverá constar o nome do candidato e que ele está concorrendo a uma vaga (professor, auxiliar de educação,etc) naquela escola. Deverá ser datado e assinado pelo responsável da escola.
Com este documento e os exames complementares exigidos (Resolução SEPLAG nº018/2007), deverá agendar perícia médica na Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional em Belo Horizonte ou nas Coordenadorias Regionais da SEPLAG no interior, no seu caso, em Juiz de Fora.
Para a obtenção deste documento nas escolas, não sabemos quais são os critérios adotados pela Secretaria de Estado da Educação.
Atenciosamente,
Selma Nardoni Braga
SCPMSO/SEPLAG
___________________________________

Senhora Selma Braga,

A secretaria de educação me informou que nada tem a ver com o RIM, que as determinações vêm direto do SEPLAG. O SEPLAG Juiz de Fora me informou que quem determina é a secretaria de educação. Voltei à secretaria de educação e a responsável pelo setor (Isolina) mostrou-me os ofícios circular SG Nº 06/2008 e SG nº10/2008 09/05/2008 que impedem os professores, mesmo classificados, de assumirem vagas no Sistema Estadual de Ensino se não tiverem previamente o RIM. A mesmo interou que não tinha nada a ver com as designações e indicou-me que procurasse o SEPLAG/JF para tentar resolver minha situação. No SEPLAG/JF, a Solange me informou que os critérios de designação são determinados pela Secretaria de Educação, e que ela, pessoalmente, não achava o RIM um sistema de classificação. Voltei à secretaria de educação e ela falou que nada podia fazer por mim. Enfim, não vou tomar o seu tempo com a brincadeira de gato e rato.

A lista para as designações é de 2006 e, de acordo com a mesma, eu tenho uma classificação publicada em órgãos oficiais e que deveria ser respeitada. Estou sendo prejudicado, pois estou há seis meses tento designação e, por não ter o RIM, não consigo. Estou começando a refletir nos problemas futuros: todo mundo sabe que o tempo de serviço vale pontos nos concursos públicos do Estado, tempo que eu estou sendo impedido de cumprir; todo mundo sabe que o Estado oferece cursos de qualificação para seu quadro de professores e que os mesmos valem pontos nos concursos, cursos que eu estou sendo impedido de seguir; todo mundo sabe que a declaração dos direitos humanos, da qual o Brasil é signatário, garante que todo ser humano tem direito a trabalho, educação, lazer e saúde; todo mundo sabe que a constituição brasileira garante o direito de exercer a profissão e o direito ao trabalho a todo cidadão em pleno gozo dos exercícios de suas funções; e, todo mundo sabe que o direito público garante a contratação de pessoal através de livre concorrência e critérios de seleção pré-estabelecidos por edital e lei - todos estes direitos me estão sendo negados.

Não sei mais a quem recorrer: já escrevi, liguei, fui, tornei a escrever, a ligar e a ir à Secretaria de Educação em BH e em Juiz de Fora e todos me informaram que são subordinados ao SEPLAG e que não podiam fazer nada. Já fui, liguei, escrevi aos SEPLAG/BH E JF e todos me informam como fazer, mas dizem que não sabem se eu tenho o direito (ou não) de obter o RIM (exames que pagarei do meu bolso), ou mesmo a guia de encaminhamento. Já fui a uma advogada que me perguntou se eu não tinha nenhum amigo dentro da escola ou da Secretaria de Educação, pois assim seria mais fácil.

As únicas coisas, real, efetiva e concretamente, que eu gostaria de saber é se eu tenho (ou não) o direito de tirar esse RIM; se posso ou não trabalhar honestamente dentro dos critérios pré-estabelecidos; e se há algum órgão público que verdadeiramente irá me informar sobre as leis e a atual situação das designações em Juiz de Fora.

Aguardo ansiosamente resposta, pois, quero muito, muito trabalhar e ajudar a educar as futuras gerações de nosso Estado e exercer a profissão que escolhi e estudei durante anos.

Cordialmente,
ASO.

Anônimo disse...

Omar,

Esta na hora de cobrar.
Na época da campnaha o Custódio afirmou que com dois meses de administração já seria possível iniciar as obras viárias em Juiz de Fora.
Cade as obras????

Esta é a primeira promessa NÃO CUMPRIDA!

Anônimo disse...

Um dos funcionários das empresas de ônibus disse claramente em entrevista à TV Panorama: "é uma greve patronal".

De forma pensada, os empresários negaram a reposição salarial e os tíquetes-alimentação. Isto, para provocar a reação dos funcionários, que foram usados como fantoches nessa verdadeira chantagem: "o aumento da tarifa ou o caos".

Tudo foi planejado, inclusive a chegada do super-herói Todinho para mediar. Mediar o quê? Resposta: o óbvio.

Depois, eles chegam com a piada da "tafifa provisória"... Que tarifa provisória se o valor atual já é provisório após o Brasil inteiro saber que a população juiz-forana foi roubada?

Bonito esse circo armado pelo santo prefeito e a santa ASTRANSP. Nós, que fazemos parte do picadeiro, ficaremos até aliviados quando, breve, a passagem aumentar acima do preço justo. Porque aí os empresários do transporte coletivo não passarão mais fome e Juiz de Fora não terá novamente o caos.

E, claro: seremos eternamente gratos ao super-herói Todinho pelo favor de proporcionar o aumento de tarifa salvador.

Anônimo disse...

Prezado Omar, sua análise sobre a questão da tarifa dos ônibus é bastante pertinente. Como você, acho que os rodoviários estão atuando de maneira consciente e voluntariamente. Lutam por melhores salários, o que é um direito inalienável de qualquer categoria profissional.

Neste caso, o maquiavelismo está do outro lado. Como sempre acontece, as empresas tiram proveito das reivindicações trabalhistas para pressionar a Prefeitura e a própria cidade a aceitarem o reajuste da tarifa. Trata-se de uma peça que foi muitas vezes encenada e sempre com um final feliz - para a Astransp, é claro.

Tal representação, reserva ao prefeito um papel especial. Na maioria das vezes, concedendo um valor "menor" do que o pretendido pelas empresas. No caso atual, "arbitrando o conflito" entre as partes e "restabelecendo a ordem" na cidade. É um teatro, convenhamos. Sem valor artístico, mas para um grande público - meio milhão de moradores de nossa cidade.

Nesta temporada, no entanto, há novos personagens enfiados na trama: a Justiça, que tomou para si a decisão final, e o Ministério Público, associado à Faculdade de Engenharia da UFJF. Pelo menos, a planilha passará pelo clivo de instituições isentas e confiáveis, já que a Prefeitura, por tudo que aconteceu em passado recente, perdeu esta condição.

Ainda assim algumas dúvidas pairam no ar. Qual o nível de detalhamento dos números que chegaram às mãos deste pessoal? Qual o grau de confiabilidade destas informações, uma vez que elas são processadas a partir das empresas?

Estas e uma infinidade de outras questões, levantadas sempre que o assunto é transporte coletivo em Juiz de Fora, precisam ser respondidas satisfatoriamente. A permanência de tantas dúvidas sobre um tema tão relevante justifica a necessidade de se repensar em profundidade o modelo de transporte adotado na cidade.

Enquanto isto não for realizado, a cidadania não pode se conformar.

É o que penso.

Um cordial abraço do
Castelar

Anônimo disse...

Secretário de Custódio, declara que ainda não reberão o "acerto", talvez por isso O prefeito mensaleiro tenha entrado no bate boca da greve:

Pagamento do CGO
A expectativa do secretário é que, com o novo valor, as empresas retomem o pagamento do Custo Gerencial de Operação (CGO). O item responde por 5% da tarifa e teria que ser destinado pelas empresas ao Fundo Municipal de Transporte. Desde abril do ano passado, algumas viações não estariam fazendo o acerto, mediante a alegação de dificuldades financeiras. O montante da dívida não foi divulgado. Bastos reforçou, ainda, que a licitação do sistema de transporte urbano será realizada até outubro de 2010. A estimativa, segundo ele, é de que existam hoje cerca de oito milhões de passageiros pagantes por mês. Contando com as isenções, o número saltaria para dez milhões.

Prá que vcs veajm como anda a prefeitura, ACERTO é coisa de traficante, bicheiro e quadrilheiros.
Talvez por herança da forma de administrar bejaniana, ao invés de pagamento aos cofres publicos são feitos "acertos" entre prefeito e donos de empresa.
Tai mais uma prá mandar pra PF.
Nem o Bejani tinha tanta cara de pau, roubava mas tentava esconder...

Anônimo disse...

FHC - reconhece que Aécinho devia trabalhar mais, esse menino:
Apoio dos mineiros

O governador Aécio Neves foi polido, mas não gostou da recomendação do ex-presidente Fernando Henrique que, além de discordar das prévias, sugeriu que ele e José Serra, em vez de percorrerem o país, trabalhassem mais. “No caso de Minas, me parece que os mineiros julgam que nossas tarefas administrativas vão bem, mas temos também as responsabilidades políticas na construção de propostas.” Aécio lembrou que suas viagens serão aos fins de semana e recomendou a FH, que tem mais tempo, participar do projeto.

Se até o FHC que é o tuno-mór acha isso quem sou eu pra discutir...
O ex-presodente podia dar uma opinião sobre o Custódio, se é que ele (omensaleiro) tem importância pra isso.

Anônimo disse...

Câmara divulga lista com pessoas que são agraciados com Conderação:
Mérito Legislativo

A Câmara divulgou ontem a relação dos agraciados com a Comenda do Mérito Legislativo, a ser entregue no dia 24 de abril. O mérito é distribuído por setor.

Comunicação: jornalista Roberto Gonçalves; O meu xará é único que merece.

Militar e Segurança Pública: Coronel Anselmo Fernandes da Silva, comandante da 4ª Região de Polícia Militar - Talves por acaber com o atendimento do 190?

Justiça: promotor Carlos Ari Brasil - se conseguir manter a passagem sem roubo, já merece mais umas duas indicações.

Educação: Edison Stecca - não fede nem cheira

Esporte: Departamento de Esportes do Instituto Vianna Júnior.


Também serão homenageados:

Saúde: Hospital Albert Sabin - mais por causar problemas geológiocs do que resolver problemas de saúde.

Política, José Geraldo Soares, post mortem - garanto que ele ia preferir um atendimento médico mínimo que evitasse pelo menos que morresse como um indigente

Cultura: Márcio Itaboray - Cultura só se for de bactérias e ratos em laboratório. O danada além de médico bebum, é um músico digamos no m´nimo medíocre.

Direitos Humanos: 4ª Subseção da OAB - Ai que saudade do Winston Jones Paiva
Agropecuária: Paulo do Carmo Martins - prá quem queria ser prefeito taí um ótimo prêmio de consolação.

Meio Ambiente: promotor Júlio César da Silva - esse merece também, tão logo comece mostrar serviço. E ter menos preocupação com suas tatoos e a forma como aparece na mídia.

Indústria: Sindicato da Indústria da Construção Civil - em homenagem póstuma as Construtoras falidas de JF

Comércio e Serviços:
Manoel Rezende - fazer trilha também dá ibope.

Mérito Excepcional: Célia Maria Santos Mattos - deve ser parente do Custódio.
Padre Augusto Antônio da Silva, João Alberto Pinto Silva, Associação dos Catadores de Material Reciclável,
Supermercado Bretas,
Rapper MV Bill - talves por que nunca esteve em JF e se estyeve foi disfarçado.
José Lopes Filho
e Guilherme Bernardes - agora vejam vcs o palhaço moderninho (sem ofensa aos palhaços tradicionais, que honram a profissão) esse rapazinho que a única virtude é ser filho de um tal farmacêutico que quem não mora no Santa Terezinha nem desconfia quem é.

Faltou o Vitor Valverde, a Suely Reis e O Marcelo Gracinha:
todos na categoria "rolha de poço"

Anônimo disse...

Só assim JF sobe no ranking:

JF sobe para 15ª posição em incidência de raios em MG

Juiz de Fora é a 15ª cidade de Minas Gerais com maior incidência de descargas atmosféricas. A informação consta no levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado ontem. Na comparação com os 3.183 municípios avaliados, a cidade assumiu a 149ª posição do ranking, registrando elevação de 8,7%, em relação a resultados obtidos no biênio 2005/2006. Na pesquisa anterior, ocupava 24ª posição no estado e, o 439º lugar no país....

O pior é que aqui raio cai duas e até tres vezes no mesmo lugar.
Vejam só:
Tarcisio 3 vezes,
Bejani 2 vezes
e Custódio esse pode atgé não completar o mandato por que pode ir para o raio que o parta.

Anônimo disse...

O CR reclamou vamos lá moçada da prefeitra, vamos resolver senão depois ele coloca vcs de castigo, e ninguém sai na coluna:

Pista fechada

A decisão da Settra de manter fechada a movimentada Rua Engenheiro Gentil Forn, sentido Centro-São Pedro, por causa de um desmoronamento ocorrido há mais de 72 horas, merece maior atenção.
Moradores dos condomínios na Cidade Alta e estudantes da UFJF acham que o trânsito poderia ser liberado nos dois sentidos, desde que a Settra durante o dia utilizasse dois agentes para a alternância de fluxo, sendo que, à noite, a opção seria um sinal luminoso orientando quem sobe e quem desce, a exemplo do que ocorre nas estradas.
Fica a sugestão para o secretário Márcio Bastos.

Aío tucanada:
mostra serviço senão todo mundo só sai no painel, ou no Eduardo Gomes...

Anônimo disse...

Acho que o Omar é tucano. Vá gostar de férias assim lá em Tucanopolis...

Anônimo disse...

Por que esse Roberto acorda tão cedo pra malahr a gente?
Se não tem serviço pra fazer, por que ficar jogando pedra nas pessoas direitas que trabalham com o Mensaleiro. Por favor tampa também nos canhotos...

Anônimo disse...

E a Queiroz Gavião?
Ta levando odela e o Custódio levando o dele...

Anônimo disse...

Notícias STF:

Terça-feira, 10 de Março de 2009
Ministério Público tem poder de investigação, diz Segunda Turma

A Segunda Turma do STF, em julgamento nesta terça-feira, reconheceu por unanimidade que existe a previsão constitucional de que o Ministério Público (MP) tem poder investigatório. A Turma analisava o Habeas Corpus (HC) 91661, referente a uma ação penal instaurada a pedido do MP, na qual os réus são policiais acusados de imputar a outra pessoa uma contravenção ou crime mesmo sabendo que a acusação era falsa.

Segundo a relatora do HC, ministra Ellen Gracie, é perfeitamente possível que o órgão do MP promova a coleta de determinados elementos de prova que demonstrem a existência da autoria e materialidade de determinado delito. “Essa conclusão não significa retirar da polícia judiciária as atribuições previstas constitucionalmente”, poderou Ellen Gracie.

Ela destacou que a questão de fundo do HC dizia respeito à possibilidade de o MP promover procedimento administrativo de cunho investigatório e depois ser a parte que propõe a ação penal. “Não há óbice [empecilho] a que o Ministério Público requisite esclarecimentos ou diligencie diretamente à obtenção da prova de modo a formar seu convencimento a respeito de determinado fato, aperfeiçoando a persecução penal”, explicou a ministra.

A relatora reconheceu a possibilidade de haver legitimidade na promoção de atos de investigação por parte do MP. “No presente caso, os delitos descritos na denúncia teriam sido praticados por policiais, o que também justifica a colheita dos depoimentos das vítimas pelo MP”, acrescentou.

Na mesma linha, Ellen Gracie afastou a alegação dos advogados que impetraram o HC de que o membro do MP que tenha tomado conhecimento de fatos em tese delituosos, ainda que por meio de oitiva de testemunhas, não poderia ser o mesmo a oferecer a denúncia em relação a esses fatos. “Não há óbice legal”, concluiu.

O HC foi denegado por essas razões e porque outra alegação – a de que os réus apenas cumpriam ordem do superior hierárquico – ultrapassaria os estreitos limites do habeas corpus. Isso porque envolve necessariamente o reexame do conjunto fático probatório e o tribunal tem orientação pacífica no sentido da incompatibilidade do HC quando houver necessidade de apurar reexame de fatos e provas.

MG/LF
Processos relacionados
HC 91661

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=104441&tip=UN

Por falar nisso as quantas andam o manifesto pedindo a investigação das eleições ocorrida em 2008 quanto às compras de votos e depoimentos de pessoas envolvidas?
Quem se habilita responder?
Quem se habilita pesquisar?
Fala MP? Estamos aguardando uma definição por pior que seja a ambos os lados.


Lélio.

Anônimo disse...

Não só as obras viárias, mas também o tão prometido Hospital da Zona Norte, faltam 21 meses para a inauguração segundo promessa de campanha, (esta foi registrada em cartório?) estão falando nos postos de saúde da Zona Norte que o projeto de hospital virou uma policlinica de pronto atendimento nos moldes da de Benfica.... a desculpa é falta de verba. Engraçado, na campanha já tinha o dinheiro, era só ganhar! Cadê? Acabou? Já?
Mike, concordo com você. A encenação do teatro para o aumento das passagens foi montada sem nem ao menos se preocuparem com criatividade, afinal não precisa, os acontecimentos do ano passado nos mostrou entre outras formas, via vídeo, como são grosseiros os gangster (corruptos) de nossa cidade. E depois não é preciso muito cuidado, afinal temos uma população que não acredita merecer coisa melhor.
Com certeza não vamos demorar a ver a tal plaquinha nos ônibus: "Juiz de Fora tem o menor valor de Passagens municipais do Brasil..." ou coisa parecida.

Anônimo disse...

O Sinttro parabeniza o artigo de Omar Peres pela visão sensata e imparcial sobre a greve dos trabalhadores ocorrida durante esta semana. È sempre importante contar com pessoas de visão, que conseguem enxergar além dos fatos, os motivos políticos e sociais envolvidos nestes movimentos. Omar Peres, com muita sabedoria, analisou com coerência a veracidade e indignidade dos motivos que levaram à vitoriosa greve dos motoristas e cobradores, que chegou a ter uma adesão de 70%. Gostaríamos de convidá-lo nesta empreitada do Sinttro de moralizar o sistema de transporte público do município, puxando as discussões sobre a necessidade de novas licitações para exploração do setor, sobre a qualidade dos serviços prestados à comunidade e sobre as condições de trabalho dos funcionários, apresentando nossos projetos. Parabéns por este espaço democrático de análise sobre o dia-a-dia do juizforano, pois são estes espaços que abrem caminhos para construirmos uma sociedade mais digna e melhor para todos.
Paulo Avezani - Vice-presidente do Sinttro

Anônimo disse...

Bom dia,
Eu queria,saber porque o batalhão de trânsito ou a guarda municipal,não multou os onibûs que ficaram PARADOS EM VIAS PUBLICAS EM LOCAIS PROIBIDOS ATRAPALHANDO O TRÂNSITO.
Quando agente pará para descer ou subir alguma pessoa , na mesma hora escuta aquele apito, onde será que eles enfiaram o mesmo ??
E porque não fizeram a greve nos patios da empresa ?
Eu mandaria todos os cobradores e motoristas embora ...sacanagem que fizeram .. tem muita mas muita gente precisando trabalhar mesmo com o salário minimo.
Alex.......

Anônimo disse...

Juiz de Fora ("juixxdifora", dialeto local; "JF" ou "jotaéfe" ou até mesmo "EstádoRio", em mineirês) é uma cidade fluminense situada geográfico-acidentalmente no estado (mineiro) de Minas Gerais. Também conhecida como a Baixada Fluminense do Mato Alto

Anônimo disse...

O problema não e rezar,muito pelo contrario,ter fé e acreditar que ainda e possivel conviver com pessoas honestas e sinceras e acreditar nas palavras de JESUS.Não e a fé que colocou Juiz de Fora no buraco,foram os homens desonestos,apadrinhados por pessoas mais desonestas ainda,e a total indiferença do eleitorado de Juiz de Fora.Lugar de ladrão e na cadeia,por sinal,90% dos politicos brasileiros.

Anônimo disse...

diante desse impasse criado em relação ao transporte coletivo de Juiz de Fora, é no mínimo curioso ver a postura dos nossos vereadores que, ficam caladinhos ao invés de se posicionarem . Estão tentando o castelar!Espero que não consigam!

Anônimo disse...

Se a greve tivesse partido apenas dos trabalhadores eles deveriam fazer igual em outras cidades:CONTINUAR RODANDO,POREM COM A ROLETA LIVRE,SEM COBRAR PASSAGEM.O prejuizo aos empresarios seria maior e a populaçao nao sofreria,porém,como penso, o movimento foi orquestrado pelos empresários,afim d forçar aumento da passagem.

Anônimo disse...

Caro Omar,

Você não acha que já passou da hora de se fazer uma nova licitação?

Como confiar nas planilhas da Astransp e empresários, já que eles estavam mancumunados com bejani?

Anônimo disse...

Que a paralisação foi patronal foi, e é facil de verificar um só ponto. A PM deixou aquela bagunça total na Rio Branco sem se meter ou ameaçar os profissionais.Quanto ao Mérito Legislativo é brincadeira dos edis se bem que não podemos cobrar muito dos nobres. Custódio será mais uma decepção.

Marco Antonio

Anônimo disse...

OS TUCANOS DE JUIZ DE FORA,DESPREZADOS NACIONALMENTE DEVIDO A INSIGNIFICANÇIA DO TODINHO DEPRESSIVO MENSALHEIRO,DE TANTO TOMAREM BRHAMAS NO BAR DO AFONSO,VIRARÃO BRHAMANES,E TODO RESTO DA POPULAÇÃO DE JUIZ DE FORA DALITIS,A ELES,ALMENTO DE IPTU,PASSAGENS DE ONIBUS,MARACUTAIAS DO DEMLURB,A PIOR ERA DA SAUDE PUBLICA,UM SECRETARIO DE POLITICAS SOCIAIS PERVERTIDO,E A NEW NININHA,VITINHA VAIVERDE(dolares),EM QUALQUER TRANSAÇÃO DENTRO DE SUA SECRETARIA.E ASSIM CAMINHA JUIZ DE FORA,MAS SERA POR POUCO TEMPO.

Anônimo disse...

OMAR TOMA TENDENCIA A COISA TA MOLE PARA NOS,POIS,O BEJANI ERA LADRÃO,POREM ERA CARISMATICO E COMPETENTE.O CUSTODIO É MUITO MAIS LADRÃO,POREM E MEDIOCRE E INCOMPETENTE.VAMOS TRABALHAR MAIS CHEGA DE TANTOS PASSEIOS E VIAGENS,VAMOS ENCARAR ESTES SAFADOS E POLOS NA CADEIA,A NELSOM HUNGRIA TEM UMA ALA SO PARA JUIZ DE FORA,ASSIDUIDADE E CONSTÃNCIA NO BLOG, É FUNDAMENTAL,VAMOS SER PROFISSIONAIS,O BLOG JA MERECE UM CORPO JORNALISTICO,24 HORAS,VAMOS LA OMAR.....

Anônimo disse...

Caro amigo, estou de passagem em seu blog,pois estou pesquisando assuntos relacionados sobre tarifa de ônibus e a busca me indicou seu blog. Não estou inteirado sobre os problemas de sua cidade, mas queria dar meu testemunho sobre o que sei que ocorre aqui na baixada fluminense (RJ).

Há vinte anos atrás trabalhei como cobrador de ônibus e já de início enfrentei uma greve. Alegando ser novato e não querer correr de perder o emprego comentei com os colegas que não participaria da greve. Alegaram que na verdade a greve de rodoviários era manipulada pelos patrões como pretexto para requerer aumento nas tarifas afim de aumentar os salários dos funcionários. Para minha surpresa o inspetor geral que era parente de um dos donos da empresa foi quem impediu que toda a frota saísse, liberando apenas uma pequena porcentagem da frota e então fui conhecendo os bastidores dessa farsa.
Sempre ouvi dizer que os rodoviários eram da categoria mais forte de grevistas, mas descobri que não era bem assim. Para começar o presidente do sindicato era um funcionário da mesma empresa que trabalhei que almoçoava frequentemente com os patrões. De lá pra cá notei que na prática os rodoviários não tinha um reajuste proporcional ao aumento de tarifas. As coisas não mudaram. É comum os rodoviários serem descontados por qualquer prejuízo ou danos aos veículos; os direitos trabalhistas são desrespeitados; tudo com a conivência da justiça trabalhista. É uma máfia que envolve autoridades. Bom acho que já falei demais. Mas descobri que os rodoviários não tem a força que se imagina.