terça-feira, 17 de março de 2009

Responsabilidade dos partidos

Desde que ficou decidido no Supremo Tribunal Federal que os partidos são os senhores legítimos dos mandatos, e nesse sentido criou tensões ao ameaçar deputados e vereadores que escolheram outras legendas, ficou no ar um aspecto importante dessa questão, da qual, aliás, já tratei aqui. Creio faltar um pronunciamento do Tribunal Superior Eleitoral. Estou me referindo à responsabilidade que recaiu, de maneira clara e irretorquível, sobre as organizações políticas, que, definidas como proprietárias dos mandatos, têm obrigação de informar o que pretendem. Essas siglas não podem continuar sendo guardiãs de interesses ou servir de degrau para a ascensão dos políticos profissionais.

O Supremo, ainda que indiretamente, convocou tais organizações partidárias a assumir uma tarefa que, até agora, pesa sobre os ombros dos eleitos. Se os deputados, vereadores e prefeitos são claramente definidos como agentes dos partidos aos quais se filiaram e pelos quais foram eleitos, e não mais donos absolutos do mandato, entende-se que, consequentemente, aos partidos são indispensáveis um programa ideológico e metas a serem cumpridas pelos que se elegerem. Estaríamos, a bem da verdade, autorizados a imaginar que se eliminou o jogo de letrinhas. Pelo menos, devia ser assim.

Casos podem ser citados como exemplo. Adota-se o nome republicano, sem se tratar da República. O trabalhismo, que dá nome a várias siglas, entrou nelas como Pilatos no Credo. Não há propostas trabalhistas no trabalhismo... E assim vão os partidos juntando letrinhas, sem que se lhes cobrem maiores responsabilidades.

14 comentários:

Anônimo disse...

SEMPRE ATENTO DISSE

Omar, com todo respeito, mesmo porque o blog é seu, mas artigos como conversa com obama e responsabilidade dos partidos não passam de mera divagaçao. voce, inteligente que é, já perecebeu que tais enfoques não recebem, sequer, um comentário. Passam, vazios. Vamos concentrar nossos esforços em JF. A cidade merece e precisa. Temas como Obama, Lula e Brasilia, vamos deixar para outros articulistas. Aqueles que nada escrevem sobre nós e nossa cidade.

Anônimo disse...

Sopa de letrinhas, um amontoado de partidos, que não tem ideologia, definição de posturas e de compromissos. Lembro-me do atual Presidente do PTC, Daniel Tourinho. Que tem o número 36 como sua marca registrada, já que nos idos de 1988, quando organizei o 'PJ'- PARTIDO DA JUVENTUDE em Juiz de Fora, tinha como Presidente o Daniel S. Tourinho, cujo mentor e impulsionador da legenda era o Collor de Mello, no que trocou de nome, para PARTIDO DA RECONSTRUÇÃO NACIONAL -PRN- que com a derrocada do caçador de marajás, sucumbiu-se.
O certo é que os Partidos Políticos tem ingerência dos Diretórios Estaduais nos Municipais, e o Diretório Nacional tem ingerência, nem sempre em conformidade com seus ditames de ética. Haja visto o PV estadual que quis descredenciar o PV de JF, atendendo os interesses dos Tucanos, pela amizade ao Itamar Franco, contra o Omar Peres...Isso no auge da campanha, no que causou um estrago inorme...
Na minha época, quando presidi o "PJ", era comum se ter as Comissões Provisórias, que por qualquer "tuta-meia", se vendia o Partido. Assim foi na destituição da Comissão Provisória do PDC em 1988, quando o Bejani iria se lançar candidato à vereador...Sendo que dei gurida para ele, que era um radialista que se posicionava a favor do povão, e não tinha aonde cair morto. O nosso chargão era o slogan "caçador de marajás"...
Lembro-me quando estive no PFL/JF (hoje DEM/JF) o Presidente do PFL/MG Eliseu Rezende destituiu a Comissão Provisória daqui, presidida pelo Dr. Zaidan, em favor do Dep. Pastor George, que foi pego com malas de dinheiro na aeronave, alegando que era da sua Igreja...Sendo que, na calada da noite era que se fechava as lista de candidatos e os acordos de última hora...
Os partidos continuam como dantes no quartel de abrantes...dando rasteira pelos espertalhões, os detentores de dinheiro, sabe-se lá de como foi acumulado, como o Edmar Moreira...APRENDI QUE, EM POLÍTICA É MUITO SALUTAR, UMA DÁDIVA DOS CÉUS, SABER QUEM É SEU INIMIGO, PORQUE, OS COMPANHEIROS DE PARTIDO É O QUE MAIS LHE PUXAM O TAPETE, NO SALVE-SE QUEM PUDER. ÉTICA FICA PARA O PAULO MALUF QUE DIZ, QUE O FEIO EM POLÍTICA É PERDER, NO QUE VALE-TUDO, ATÉ PISAR NO PESCOÇO DA MÃE.
TUTI-BONA-GENTE...MAFIOSOS E SONEGADORES DE IMPOSTOS...COMO DIZ O LULA, QUE NO CONGRESSO EXISTIA 300 PICARETAS OU MAIS...QUE BUSCA COMPRAR VOTOS, PARA LÁ NA ILHA DA FANTASIA, QUE É BRASÍLIA, PODEREM SE ESCONDER NO INSTITUTO DA IMUNIDADE...SALVE-SALVE ELMO BRAZ E CIA.
Marcial Fontes

Anônimo disse...

VERGONHOSAMENTE FOMOS BRINDADOS HOJE COM MAIS UMA EXCRECENCIA DO GOVERNO DA MANUTENÇÃO DA CORRUPÇÃO E DA INCOMPETENCIA,A EMINENCIA PARDA DO GOVERNO O SR VITOR VALVERDE,NOMEOU O DR ZAIDAM,UM SEPTAGENARIO DA POLITICA LOCAL PARA O DEPARTAMENTO DA SECRETARIA DA SAUDE DE ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR,TAL FUNÇÃO EXIGE GRANDE CONHECIMENTO ATUALIZADO DE MEDICINA,O DR ZAIDAM JA ESTA APOSENTADO HA VINTE ANOS,EZIGE INTERATIVIDADE ENTRE COLEGAS MEDICOS,ATUALMENTE O DR ZAIDAM ESTA MAIS RELACIONADO COM GARÇONS E FREQUENTADORES DE BARES,E GRANDE DISPOSIÇÃO FISICA QUEUM BOEMIO DE SETENTA ANOS NÃO POSSUI,POREM COMO COMPANHEIRO DE UM VIDA DO SEBASTIÃO HELVECIO MERECE ESTA DEFERENCIA E DANA-SE A SAUDE DE JUIZ DE FORA,MAIS UM PONTO PARA O VICTOR VALVERDE,QUE AFUNDA AINDA MAIS A JA MEDIUCRE ADMINISTRAÇÃO TUCANA,PREPARANDO O TERRENO PARA A CANDIDATURA A PREFEITO DO SEBASTIÃO HELVECIO SEU AMO E SENHOR.

Anônimo disse...

SE CONFIRMADA A CANDIDATURA A PRESIDENTE DE SERRA,ACABA O PROJETO DE PODER DO TUCANATO MINEIRO,TEREMOS AECIO COMO UM ILUSTRE E INUTIL SENADOR,TANTAS PROMESSAS FALADAS AO VENTO VIVEREMOS QUATRO ANOS DE MARASMO E DESMANDO,CUSTODIO NATURALMENTE INAPETENTE,AINDA SENDO BOICOTADO POR PESTANA,EPOR SEBASTIÃO HELVECIO(vitor valverde),E POR LAFAYETTI ANDRADE,VAMOS SENTIR VONTADE DE TER VOTADO NA MARGARIDA.

Anônimo disse...

que descalabro é esta a austeridade do prefeito.nomear o zaidam,mostra a politicagem e o empreguismo,custodio voce da nojo e repulsa a nos conselheiros de saude de juiz de fora.

Anônimo disse...

custodio o victor valverde nomeando o zaidam quer destruir voce para o tião cachorro ser prefeito de juiz de fora.

Anônimo disse...

PESTANA CADE VOCE QUE NÃO VE O ZAIDAM NA SAUDE DE JUIZ DE FORA

Anônimo disse...

A VITORIA VALVERDE CADA DIAS MAIS PODEROSA,AGORA MANDA NA SAUDE.

Anônimo disse...

pergunta para o dr zaidan:de que lado fica o apendice?

Anônimo disse...

O ZAIDAM E COMPETENTE E O MARCELO GARCIA E NORMAL,E O GOVERNO DO CUSTODIO VAI BEM OBRIGADO,E O VITOR VALVERDE E MACHO

Anônimo disse...

omar voce pegou pesado com o valerio olha que ele deprime e vai tomar todas e por a culpa em voce.

Anônimo disse...

DR OMAR PESSO AO SR QUE MANDE SEUS REPORTERES INVESTIGAR O SEGUINTE,EM JUIZ DE FORA OS PACIENTES DO SUS QUE SOFREM TRAUMA NOS OLHOS , A EXEMPLO EM ACIDENTES DE TRANSITO ESTÃO FICANDO SEGOS,NÃO EXISTE MEDICOS DESTA ESPECIALIDADE NO HPS,E NEMNA SANTA CASA EXISTE ESCALA DE PLANTÃO E OU SOBREAVISO DESTA ESPECIALIDADE PARA ATENDER OSUS EM JUIZ DE FORA DO CUSTODIO QUEM MACHUCAR OS OLHOS FICA SEGO DR OMAR,CONTE ISSO PARA O MUNDO DR OMAR.

Anônimo disse...

Como alguém que já foi vice do Bejani pode se arvorar em ser o primeiro atirador de pedras.
Seu Marcial, quem mistura com porcao farelo come e o que é pior: no chiqueiro.
Quem pediu benção pro collor, abraçou o bejani, e recebeu salario sem trabalhar devia pesar melhor o que fala.

Adilson disse...

Omar: de pleno acordo com a colocação de um anônimo do dia 17, no que tange a priorizar abordagens no seu blog, a assuntos e problemas da cidade ... que são inúmeros: trânsito caótico, ruas esburacadas, sistema de saúde precário, educação ... não sei que "escola de tempo integral" é esta: se você passar às 11:15 perto da Escola Normal ou em frente aos grupos do São Mateus ou do Bairro de Lourdes, serão vistos alunos já liberados. Como eles entram às 07:30 horas, descontando intervalos e "aquecimentos", na realidade o tempo de estudo não chega a 3 horas/dia. É aquele axioma de sempre: o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende. Vamos enfocar temas de interesse mais direto do município e região ? A cidade está feia, sem cuidados. O lixo invade as ruas. Ande pela margem do Paraibuna e constatará que não há nenhum zelo pela aparência. Dê uma passagem pelas ruas do Bairro Granbery (Antonio Dias, Batista, Sampaio, etc.) e verás que as árvores estão morrendo. Há 35 anos morando aqui, nunca vi Empav ou outro órgão cuidar do replantio... só cortar. Ée evidente que os assuntos relativos à política e administração pública são também de trnscendental importância e interesse. Mas, acho que podemos equalizar os assuntos. braços