domingo, 1 de março de 2009

Uma boa ideia esquecida

Não sei se os deputados mineiros estariam novamente animados a abrir discussão sobre a criação de regiões metropolitanas, que reputo tema de grande relevância, embora também complexo. Fato é que há dois anos a Assembléia cuidou do futuro da região metropolitana do Vale do Aço, mas o tema acabou banido das preocupações, sem que se saiba exatamente a razão. Mas nem por isso deixou de ser importante cuidar das políticas públicas para as principais concentrações urbanas do Estado.
Os grandes centros, e Belo Horizonte é o mais importante, são chamados a dividir com os menores os encargos decorrentes de um crescimento que muitas vezes se faz desordenadamente. Essa capacidade de absorver problemas dos grandes centros é uma discussão importante, que merece ser estimulada, tanto pelos técnicos como pelos políticos.
O projeto das metropolitanas de Minas ganhou, há pouco mais de dez anos, interessantes estudos realizados pela própria Assembléia Legislativa, que desejou delimitá-las. Esses estudos estariam destinados a evoluir para os projetos, mas não faltou a intromissão de interesses políticos regionais, afora o eterno problema de governos que se sucedem desinteressarem-se pelo que foi proposto pelo anterior.
Fato é que o Estado continuou devendo às cidades-dique o aporte de recursos que lhes permitam promover obras e serviços indispensáveis, quando elas estão no centro do fenômeno da centralização. Entre esses projetos estariam o aperfeiçoamento dos acessos e o transporte coletivo, além de bons recursos médico-hospitalares.
Citemos o caso local. Juiz de Fora, exercendo grande influência sobre municípios vizinhos, pode ser cogitada para sediar, num futuro que desejamos não esteja tão distante, uma das metropolitanas de Minas.
Com esse ou qualquer outro nome que se queira dar, fato é que cidades centralizadoras deviam ser contempladas com maior apoio dos governos estadual e federal, porque seus serviços e os aparelhos urbanos são chamados a servir a várias populações, não apenas às suas. Os deputados precisam retomar essa discussão, que nunca perdeu sua atualidade, pois não cessou e nem cessará o deslocamento das populações em busca de melhor atendimento às suas aspirações.
O.P.

16 comentários:

Anônimo disse...

A verdade é uma só:

Como uma cidade pode ser "capital" da sua região, se não tem participação de deputados na assembléia e no Congresso?

Nesse aspecto estamos completamente abandonados, já que nossos representes em nada ou muito pouco contribuem para o fortalecimento da cidade.

Estão preocupados com seus castelos (alguns de areia), suas idas pra os tribunais ou ainda servir seu amo e senhor (o governador) em alguma secretaria.
Vimos isso agora, com o ex-secretário e atual prefeito Custódio Mattos, que enquanto secretário estadual, só trouxe 60 mil reais pra cidade.
O deputado Edmar Moreira nem isto.
O deputado Sebastião Helvécio, que muito pouco contribuiu para a cidade (a não ser com pequenas participações) ainda nos deixa de legado a traição do seu apoio ao Custódio e a presença nefasta do Vitor Valverde na prefeitura.

Como pode uma cidade pretender alguma coisa se seus representantes apenas representam os interesses de seus eleitores e no caso específico de JF rerpresentam o voto irresponsável e muitas vezes pago.
Está chegando a hora desta cidade se desenvolver, pois crescer ela já cresceu até demais. Inclusive está perto de ser uma Betim da vida.
Não temos como continuar enrolando e sendo enrolados.
A antiga Manchester, se torna a cada dia, menos capital regional e mais um amontoado de bairros e favelas onde o esgpôto escorre a céu aberto, sem a menor qualidade de vida e com a criminalidade crscendo na proporção em que deveria crescer a participação do governo.

Juiz de Fora já é uma "zona" metropolitana. Onde os clientes, são os moradores de outras cidades, os cafetões são os políticos e gigôlos, bem, estes estão na administração municipal.
E a prostituta acaba sendo a população:
aquela que entra com o "trabalho" e a que menos ganha.

Anônimo disse...

Uma cidade que ser algo mais que um curral eleitoral não pode de forma nenhuma ter os anseios de sua população representados apenas por um único ser humano com vergonha na cara:

O projeto de Castelar previa modificações
na Lei 11.617, de 10 de julho de 2008,
que trata do subsídio dos vereadores e de
outras questões relativas a pagamentos. A
intenção era revogar os artigos 3º, que trata
da remuneração de ajuda de custos paga no
início e final de cada sessão legislativa, e 6º,
que garante aos legisladores indenização de
1/10 do salário por reunião extraordinária
presente, até o limite de quatro por mês.
Castelar acredita que os atuais valores
pagos aos vereadores estão muito distantes
da realidade vivida por seus eleitores.
— Elegi-me para ser novo vereador e não
novo rico. Acredito que o valor pago atualmente
distancia representante do representado.
Tudo isso é uma extravagância — disse
o petista, ressaltando que não deixará a linha
da busca pela transparência no Legislativo.
O presidente da Câmara, Bruno Siqueira
(PMDB), disse que concorda com a
linha de atuação de Castelar.
— Ele apresentou bons projetos que
devem ser debatidos e aprimorados.
Já em relação ao valor do salário,
Bruno lembra que, em 2009 em relação
ao ano anterior, os vereadores tiveram
uma redução de 10% do vencimento , já
que deixaram de receber por presença em
audiência pública.

Pra ser capital reginal, precimos de novas lideranças, pois as velhas raposas da politica municipal (e não falo só da idade, mas da forma como tratam os assuntos de interêsse da coletividade).
E no que tange a liderança politica, só temos ultimamente além do Castelar, dos outors vereadores do PT, algumas poucas vozes que se levantam pra defender a cidade, entre elas a que fala mais alto é sem dúvida nenhuma a do Omar Peres.

Anônimo disse...

Prezado Omar, em boa hora, você nos traz a lembrança desta importante questão. De fato, a criação de novas regiões metropolitanas pode se constituir em forte instrumento de planejamento e gestão dos grandes centros urbanos do nosso Estado. No entanto, só acredito na real eficácia desta medida se ela for adotada como parte de uma estratégia de reversão das colossais desigualdades regionais, que permanecem como uma marca indelével de nossa Minas Gerais.

O caso de Juiz de Fora é emblemático. O promissor pólo industrial do início do século passado foi esvaziado na medida inversa em que se inflava a indústria siderúrgica, plantada no centro do Estado, com o apoio da elite política mineira. Meio século depois, a concentração de recursos criou um abismo entre a Zona Siderúrgica, polarizada por Belo Horizonte e a Zona da Mata, centralizada por Juiz de Fora.

Outras regiões do Estado, apoiadas na agropecuária ou em bem sucedidas articulações políticas, conseguiram fugir à lógica da concentração de investimentos públicos. Juiz de Fora, infelizmente, não. Nossas características sócio-econômicas e as limitações da nossa representação política, segundo penso, nos impediram de furar este bloqueio.

Aí está uma boa e necessária discussão. A criação de novas regiões metropolitanas é apenas um dos seus aspectos. Outros, porém, precisam ser levados em conta, como fiz questão de indicar aqui. Sugiro, meu prezado Omar, a realização de um simpósio para que a gente possa aprofundar este tema. Da minha parte, estarei a disposição para trabalhar pelo sucesso da idéia.

Um cordial abraço do
Castelar

Anônimo disse...

Idéia esquecida a do Asno Mor escrever no jornaleco? KD??????
Dinei

Anônimo disse...

OMAR,ESCREVI ALGUNS COMENTARIOS A RESPEITO DO FIGUEROA E CIA ,PORQUE VOÇE NÃO PUBLICA ........COMO NOSSA CONFIANÇA EM VOÇE É GRANDE ESPERO QUE NÃO NOS DESCEPCIONE

Anônimo disse...

Eh dinei que inveja hein?
Se quiser mande seu e-mail e eu escrevo só prá vc.
Aposto que vai aprender a muito comigo, inclusive a ser homem e postar com o nome completo, não um apelido que lembra mesmo é do jogador do Corintians, pego cheio de coacina e que a toprcida carinhosamente gritava em coro:
DINEI TU É GAY - TU É GAY QUE EU SEI.
OLHA QUE A TORCIDA ACERTOU ATÉ AQUI EM JF.
tAMBÉM TEMOS UM DINEI, SE É GAY EU NÃO SEI, MAS COM CERTEZA É UM COVARDE METIDO A ESPERTO.

Anônimo disse...

UMA DUPLA DE RESPEITO COMEÇA A SER FORMADA.
COM OMAR PERES ABRINDO A MIDIA (QUE ANTES ATRAVÉS DE TODOS OS PERIÓDICOS DA CIDADE, BATIA CONTINÊNCIA A QUEM QUER QUE ESTIVESSE NA PREFEITURA - ATÉ MESMO O BEJANI), A GRATA SURPRESA, EM QUE SE TRANSFORMOU O VEREADOR WANDERSON CASTELAR, PASSA A TER VÓZ E VÊZ.
SIM POR QUE É PRECISO MAIS QUE TER BONS PROJETOS OU TENTAR LIMPAR A CÂMARA. É PRECISO QUE A POPULAÇÃO TOME CONHECIMENTO DISSO.
SE NÃO PELOS IDEAIS, SE NÃO PELA LIGAÇÃO POLÍTICA, MAS PELO COMPROMETIMENTO COM O RESPEITO A COISA PÚBLICA E A INTENÇÃO FÉRREA DE USAR SEU CARGO ELETIVO PARA O BEM (E EXCLUSIVAMENTE PARA O BEM) DO ELEITOR, DONO REAL DO MANDATO, É QUE TAL COMO DOIS TITÃNS, SURGEM NO CENÁRIO POLÍTICO OMAR PERES E CASTELAR, INICIANDO UM TEMPO DE ESPERANÇA PARA QUEM NÃO SUPORTA MAIS O ATRASO E A CORRUPÇÃO DOS CORONÉIS DESTE CURRAL ELEITORAL.

OS TEMPOS DE FALCATRUAS CORRENDO SOLTAS PODEM ESTAR CHEGANDO AO FIM.

Anônimo disse...

Omar e o sue LIVRO sobre a eleições em Juiz de Fora&Custódio?

Estamos aguardando!

Fernando

Anônimo disse...

O que pude constatar, para tristeza do povo, e que não basta eleger apenas um vereador com real interesse em defender os anseios da população, no caso o Castelar.

O projeto apresentado por ele, que da um basta nas regalias vergonhosas de que se beneficiam os vereadores, tem total apoio da população mas, acabou sendo derrubado pela maioria que, em vez de atuar exemplarmente em defesa do bem comum, egoisticamente atuou em defesa de seus próprios interesses.

Todos que votaram contra o projeto trairam seus eleitores e mostraram total despreparo para exercer dignamente a função de vereador.

PENSARAM EXCLUSIVA E GANANCIOSAMENTE EM MANTER SUAS ABSURDAS E IMORAIS REGALIAS.

É preciso que o Flávio Cheker e o Betão façam como o Castelar e renunciem ao recebimento dessas verbas. Esta será uma forma de pressionar os outros vereadores a fazerem a mesma coisa.

Desta forma estarão garantido seus futuros políticos pois os eleitores vão saber quem realmente esta ao lado do interesse público.

Castelar não desista desta luta do bem contra o mal. Continue na luta para moralizar esta câmara.

Sugiro um projeto de lei que faça os vereadores a trabalharem integralmente os 30 dias do mês, com presença na câmara, e não apenas durante 10 dias, como da forma atual.

Trabalho com certeza tem pois falta muito para melhorar nossa cidade.

Anônimo disse...

Não adianta ficar nessa de afogado, se agarrando a qualquer barra de ferro para sair do fundo do poço: nem o Itamar que lhe deu emprego de secretário quer têr o omar como parceiro, quanto mais o Castelar.
Dinei

Anônimo disse...

Alo Dinei
vá caçar sua turma...

Anônimo disse...

Omar,só mesmo quem pensa pequeno é que faz análises fragmentadas dos problemas de interesse comum, que são os problemas referentes à nossa cidade. Penso que é o momento sim, de juntarmos forças políticas , tais como você, O Castelar e todas as pessoas que pensam grande,e querem o bem coletivo. Essa forma reducionista e infantil de análise , onde se discute quem é parceiro, ou não, ao invés de se discutir idéias e sugerir propostas para a Cidade, acredito que não soma nada! Por isso achei bem interessante esse canal de comunicação que se inicia entre vc e o Castelar.As picuinhas vamos deixar para as comadres.

Anônimo disse...

POIS É... Se o ROGÉRIO ñão é homofóbico, preconceituoso é um verdadeiro imbecil... Vejam como ele escreve falando sobre o DINEI.

Cala essa sua boca ou saia do ARMÁRIO ROGÉRIO. Vc não é o paladino da verdade, é só uma bichona enrustida que tá tendo um espaço na mídia digital. Muitos desprezam seus comentários homofóbicos. Não vai ser preconceituoso com os negros não? Pq contra os pobres vc já foi. Falou q no meu Dom Bosco só tem PUTA, TRAFICANTE e VIADO. Seu maconheiro enrustido...
Tente apenas fazer seus comentarios AZEDOS e não afaste os participantes do Blog. Vê se não se esquece: VC NÂO VALE NADA ROGÉRIO. Vc é um cara de má indole. Preconceituoso. Tenha mais respeito pq vc não é o dono da verdade.

Some ROGÉRIO

Anônimo disse...

Esse Rogério é uma FARSA. Vários comentários em resposta aos seus insultos gratuitos Ñ são publicados.

Esse BLOG não é justo.

Vai tarbalhar com o Ratinho seu ROGÉRIO XAROPE

Anônimo disse...

ROGÉRIO:

Vc representa a ESCÓRIA ESTUPIDA DE JUIZ DE FORA. Seu FALSO!!!

Quem te conhece de verdade sabe q vc não vale nada mesmo

Anônimo disse...

PELO JEITO TEM GENTE SE MORDENDO DE INVEJA:

Vc representa a ESCÓRIA ESTUPIDA DE JUIZ DE FORA. Seu FALSO!!!

Quem te conhece de verdade sabe q vc não vale nada mesmo

E VC REPRESNTA O QUE?
A ELITE DA COVARDIA?
O SUPRASSUMO DO MEDO?
OU A NATA DA FALTA DE VERGONHA...

FALSO É ANÔNIMO COVARDE.