sábado, 7 de março de 2009

Sociedade insegura

Uma discussão que nunca termina é como a sociedade civil, representada por suas autoridades, haverá de enfrentar e vencer o crime organizado, cujas incursões deixam claro que seus agentes não mais temem a lei. Nos breves intervalos que se instalam entre as ações criminosas e a reação da polícia, o que se observa é um vazio, uma ausência de efetiva política de segurança pública, o que acaba encorajando a bandidagem. O recente assalto ao arsenal de treinamento da polícia de S.Paulo foi mais um episódio para confirmar que a audácia do crime cresce na mesma medida em que relaxa o cuidado da segurança pública.

Nossas autoridades parecem viver a expectativa de que os problemas não vão retornar. Quando a violência retorna, então se reabrem as discussões sobre providências e reações a serem tomadas, para logo depois tudo ser de novo relegado a segundo plano.

Os interesses políticos, coincidentes com os sinais de uma nova campanha eleitoral, vão gerar promessas de avanços, sem que sejam perfeitamente assumidas as responsabilidades distribuídas entre União e estados. Se às unidades federativas cabe a tarefa de manter a paz pública, à União caberá o controle do sistema penitenciário, de onde têm partido as ordens para a geração do clima de violência que se cria além dos muros das prisões, com eficiência e rapidez. Essa distribuição de encargos deve ser a origem de qualquer projeto que pretenda estabelecer o controle da segurança pública. Tudo o mais é palavrório para sufocar momentos de tensão.

Quando a insegurança chega a níveis como o que estamos assistindo agora, o que comumente se vê é o ressurgimento do debate sobre a conveniência ou não de serem empregadas forças militares para enfrentar os bandidos. Velha discussão essa, que acaba levando a lugar algum, porque sempre haveremos de chegar à conclusão que instituições militares não foram criadas para correr atrás de bandidos e nem são preparada para essa tarefa. Além do mais, não há como imaginar soldados e tanques em plantão permanente nas ruas e praças das cidades.

A segurança pública faz parte do elenco de atribuições constitucionais do poder civil, e seus titular não têm como escapar delas.

10 comentários:

Anônimo disse...

ESTAMOS TÃO ACOSTUMADOS COM AS NOTICIAS DE VIOLÊNCIA, QUE MUITAS VEZES VEJO ALGUÉM RECLAMAR QUE NA PÁGINA POLICIAL NÃO TEM NADA.
O USO DO CACHIMBO FAZ A BOCA TORTA....

Anônimo disse...

COMEÇOU A CORRIDA E OS TUCANOS JÁ ESTÃO DE OLHO, OU MELHOR DE MALA CHEIA...

À frente da Prefeitura e entusiasta de uma possível candidatura de Anastasia ao Governo de Minas, o tucanato juizforano sonha em repetir o êxito de 2006, quando conseguiu eleger o prefeito Custódio Mattos (PSDB) para deputado federal e Marcus Pestana (PSDB) e Lafayette Andrada (PSDB) para estadual. Dessa vez, no entanto, sem Custódio no páreo, a aposta é de que Pestana, que se licenciou da Assembleia para assumir a Secretária de Estado da Saúde, seja o concorrente à Câmara. Apenas Lafayette permanece no páreo para a mesma função. O outro nome da dobradinha, que disputará o Parlamento mineiro, será escolhido entre o vereador e presidente do PSDB local, Rodrigo Mattos, e o secretário-adjunto de Saúde de Minas, Antônio Jorge Marques (PSDB). "Esse é o quadro do momento, mas o Pestana, por exemplo, pode ser alçado a voos maiores. Isso muda tudo", avaliou Rodrigo. Ele não revelou, no entanto, quais critérios serão utilizados para definir as candidaturas. "O Pestana e o Lafayette têm precedência. No mais, teremos que sentar e conversar."

Vamos ser esfolados de todos os lados:
O Custódio vai te que arrumar dinheiro pra pagar o Aécio, e comprar a eleição do Principe Mongolóide. E se bobear mais uma fortuna pra pagar advogados quando for pra Nelson HUngria (o Bejani já deixou uma cela bem limpinha pra ele).
e tudo saindo do bolsinhop sofrido do contribuinte.

Anônimo disse...

Agora parece que vai...

Articulações no PT
Quem também terá muito para conversar antes de definir seus candidatos para a disputa de 2010 é o diretório do PT de Juiz de Fora. Depois da performance histórica nas eleições municipais, os petistas querem aproveitar o revigoramento da militância para conseguir recuperar suas cadeiras na Câmara e na Assembleia. Margarida Salomão (PT), que disputou a Prefeitura no ano passado, é cotadíssima para concorrer a uma vaga de deputada federal. Paulo Delgado (PT), que já exerceu a função por cinco mandatos, também teve seu nome ventilado nos últimos dias, após a cassação do deputado Juvenil Alves (PRTB), fato que o colocaria com chances de assumir o mandato como suplente.

Já para a disputa ao Legislativo mineiro, o PT tem pelo menos três interessados: o vereador Flávio Cheker, o ex-deputado Gabriel dos Santos Rocha (Biel) e o secretário-executivo do Ministério da Integração Racial, Martvs das Chagas. Segundo Chico Oliveira, que foi presidente do partido, o diretório local prepara, para os próximos meses, uma série de encontros que têm caráter preparatório para 2010. "Vamos estudar propostas primeiro. A questão dos nomes será discutida no momento oportuno."

Pois é, tirando a questão dos pré-candidatos, todos sem excessão belos nomes municipais, mas que não tem nenhuma repercussão fora do arraial.
O próprio Paulo Delgado se fosse mesmo bom não teria sido expurgado do Congresso depois de tantos mandatos.
Agora Biel, Martvs...
Isso não é escória do partido só não.
É parte integrante (senão a liderança) da banda podre do PT.
Aquela que apoiou o Bejani e se bobear deu uma ajudinha pro Tucano.
E o Flavio, bem esse seria um ótimo candidato se a Assembléia fosse um plenario de mudos.
Por que como vereador ele peca por omissão.

Anônimo disse...

Os outros continuam atras da boquinha:

Representatividade baixa na Câmara e na Assembleia
O principal desafio dos dirigentes partidários do município para 2010 é elevar sua representatividade na Câmara e na Assembleia. Atualmente, apenas os deputados Júlio Delgado (PSB), em Brasília, e Sebastião Helvécio (PDT) e Lafayette Andrada (PSDB), em Belo Horizonte, falam por Juiz de Fora. Edmar Moreira e Leonardo Moreira (ambos sem partido) têm domicílio eleitoral na cidade, mas não focam o eleitorado local nas disputas. Todos os cinco são considerados candidatos certos no próximo ano. No caso dos Moreira, após desfiliação do DEM - em função das denúncias envolvendo Edmar -, a principal aposta é de que eles sigam para o PTB e obtenham condições de entrar no páreo. No caso de Sebastião Helvécio, mesmo com a hipótese de concorrer a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sua assessoria trabalha pela disputa à reeleição na Assembleia.

Vai ser dificil pro Tião Perverso (alcunha ganha depois de deixar JF nas mãos do Custódio e do sodomita confesso) e pros Moreiras nada muda, pois sujou só o castelo, o dinheiro continua jorrando e pra quem se elege do modo deles só o dinheiro resolve. Votos a gente compra...

Anônimo disse...

bob pai e bob filho:

O desenrolar da candidatura de Júlio Delgado na Câmara é cercado de curiosidade. Depois de caminhar em sentido oposto ao do seu pai, o ex-prefeito Tarcísio Delgado (PMDB), no segundo turno das eleições de 2008, a expectativa é saber se pai e filho estarão juntos em 2010. O presidente do diretório local do PMDB, Luiz Carlos de Carvalho, garante que a legenda vai trabalhar para ter nomes para Câmara e Assembleia. "Vamos mobilizar para colocar os jogadores em campo em todas as posições. Partido que não joga não tem torcida." Por ora, dois nomes já aparecem para a disputa: o presidente da Câmara, Bruno Siqueira, e o coordenador regional da legenda, João César Novais. O interessante é que os dois falam em ir para Belo Horizonte. Permanecendo esse entendimento, Júlio Delgado terá caminho aberto para seguir com o pai e os peemedebistas.

Tirando a falta de humildade do Bruno e do tal João César, está tudo como antes no quartel de Abrantes...

Anônimo disse...

esqueceram de dizer:
Se o Collor deixar...

Itamar pode disputar o Senado
O maior salto da representatividade de Juiz de Fora, no entanto, poderia vir mais uma vez pelas mãos do ex-presidente Itamar Franco (sem partido). Próximo do governador Aécio Neves (PSDB) e pretendido por várias legendas, como PSB, PPS e PDT, Itamar pode disputar uma das duas vagas de Minas para o Senado. Numa entrevista ao jornal Valor Econômico, o ex-presidente negou qualquer pretensão de voltar a disputar uma eleição, mas confirmou que vai se filiar a um partido ainda este ano. Sua entrada no páreo é considerada como certa pelos itamaristas locais. Integrantes mais precavidos do grupo ponderam, entretanto, que tudo vai depender da conjuntura do momento. Por ora, eles garantem que os ventos estão soprando a favor.

Odiado pelo ex-patrão (o ex-presidente Collor) o mais velho politico da cidade, teria muito poucas chances, já que além da idade, pesa sobre ele o apoio ao Custódio, que queiram ou não queiram, respingou na já fraca posição do quase ex-chefe politico.

Anônimo disse...

Omar,

Os temas gerais também tem sua importância, mas o seu blog é o sucesso que é devido as suas abordagens aos temas municipais. Se fizer uma enquete, terá essa certeza. Quando deixa de tratar dos assuntos referentes à cidade, o número de comentários cai assustadoramente. Creio que poderia especializar-se apenas nos fatos de Juiz de Fora, utilizando, se for o caso, até os melhores comentários e/ou denúncias nas postagens principais. Verá como o sucesso desse blog continuará crescendo. Do contrário seus opositores irão continuar dizendo no calçadão que taparam a sua boca e, sabemos que isso não é verdade.

Anônimo disse...

Jornal Estado de Minas deste domingo:
"TCE
A corte dos Marajás

Declaração de IR do ano de 2007 de um dos conselheiros mostra rendimentos acima de R$ 680 mil por ano, ou, excluído o 13º, mais de R$ 56 mil mensais

Documentos obtidos pelo Estado de Minas revelam um segredo guardado a sete chaves por muitos anos: os supersalários dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, que chegam a ultrapassar os R$ 50 mil mensais. A remuneração desses servidores, que têm o dever de fiscalizar as contas dos gestores públicos em Minas, supera de longe o teto do funcionalismo do estado (R$ 22,1 mil) e da União (R$ 24,5 mil). Em sua maioria oriundos da Assembleia Legislativa, os conselheiros acumulam uma série de benefícios do Legislativo e do Judiciário, já proibidos por lei, para engordar os vencimentos. Os ganhos indevidos vieram à tona depois da Operação Pasárgada, da Polícia Federal, em que três deles acabaram indiciados por corrupção passiva e formação de quadrilha."

A Policia federal já indiciou Elmo Brás Soares um politico "QUE SE ELEGEU A VIDA TODA MANCANDO NA HORA CERTA" nascido em Descoberto e tio do secretário de comunicação do Bejani, o competente Marlus Andreucci. A única coisa que se sabe na região é que Elmo Brás, conseguiu aposentar seu irmão Joel, pai de Marlus Andreucci SEM NUNCA TER COMPARECIDO AO TRABALHO NA EMATER MG. Será que alguém se dispõe a verificar? O Telefone da Emater MG em São João Nepomuceno onde o irmão de Elmo diz ter trabalhado é 3261 1577. Será difícil perguntar?
Salustiano S. Souza

Anônimo disse...

uaai, omar, voce parou de falar de jF. o que houve?

Anônimo disse...

uai, omar. calaram voce?????