sábado, 21 de fevereiro de 2009

Campanhas antecipadas

A ministra Dilma tornou-se alvo preferencial da oposição ao governo Lula, que vê nela uma candidata presidencial lançada sob a proteção do palácio, e por isso muito beneficiada. Valeria lembrar antigos próceres e homens experientes nessa arte que se costumava chamar de lides políticas que, no Brasil, as campanhas eleitorais começam no dia seguinte à posse. Mal o eleito tirava a casaca da solenidade, e nos gabinetes iniciavam-se as tramas de sua sucessão. Se há quem pense diferente, bastaria lembrar que o presidente Lula está no penúltimo ano de mandato, e já se elaboram consultas, armam-se esquemas político-partidários, e, mais que tudo isso, colocam-se em conflito interesses regionais, o que insinua grandes lutas em futuro próximo. Como de vezes anteriores, Minas e São Paulo parecem figurar na primeira linha de uma decisão que está longe, e por isso mesmo sem qualquer dado concreto e objetivo capaz de permitir melhores previsões. Até porque é preciso esperar as repercussões da recente eleição municipal, pois a composição das prefeituras nas grandes cidades produzirá reflexos para o pleito de 2010.

Não há como definir de outra forma. A precipitação dos esquemas e das pesquisas constitui um desserviço ao País, por razões diversas, sendo a principal delas é que as atividades do governo passam a ser delineadas a partir de expectativas, não prioritariamente no campo das soluções imediatas. Se o presidente deseja ou propõe algo, já não se toma por base o que seu projeto pretende. Para a conduta política, principalmente parlamentar, o que importa não é o interesse coletivo, mas a medida das ambições futuras.

Quando começa uma campanha, termina um governo, advertem velhas vozes da experiência, entre as quais a de Milton Campos. É pensando assim que vejo no presidente Lula o primeiro e principal sacrificado, quando se fala em nomes e composições para a sua sucessão. Pois o que ele pretender, antes mesmo de se avaliar se é ou não desejável e se corresponde aos interesses nacionais, ficará sempre sujeito às maquinações com vistas a 2010. Seria, então patriótico que as ameaças de alianças e as possíveis candidaturas ficassem para um momento oportuno, a ser acertado com a ministra. Se perguntam quando seria esse momento não teríamos como responder, mas é certo que esse momento não é agora.

O.P.

13 comentários:

Anônimo disse...

EXTRA EXTRA EXTRA

CANSADOS DE ROUBAR E NÃO SEREM SEQUER ADVERTIDOS, VEREADORES DE JUIZ DE FORA, QUEREM MONTAR UMA CLINICA PARA ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA VEREADORES NA CAMARA:

DESFIBRILADOR NA CÂMARA

Durante a discussão da proposta do vereador José Fiorilo (PDT) de disponibilizar um aparelho desfibrilador nas áreas de grande concentração de pessoas em Juiz de Fora, na última sexta-feira, o vereador José Tarcísio (PTC), que, assim como o autor da matéria, também é médico, relatou casos de pacientes que tiveram ataque cardíaco e foram salvos pelo uso do instrumento. Ao fim da sua explanação, o vereador Júlio Gasparette (PMDB) solicitou à Presidência da Casa a aquisição imediata do aparelho. “Por favor, presidente, gostaria de solicitar a compra de um desfibrilador para esta Casa, afinal apenas três aqui têm menos de 40 anos.” São eles, o próprio presidente, Bruno Siqueira, Rodrigo Mattos e Noraldino Júnior. Na sua exposição, José Tarcísio citou o caso de uma pessoa que estava sendo atendida por ele pelo método convencional - de respiração e massagem - e que acabou sendo salva quando uma ambulância, que tinha o aparelho, chegou.

OS CANALHAS NOS ROUBAM E AINDA FAZEM GRACINHA COM A NOSSA CARA.
ISTO AQUI NÃO É UM PAÍS SÉRIO, ALIAS JÁ TENHO DÚVIDAS SE SOMOS MESMO UM PAÍS.
E O IDIOTA DO JULIO GASPARETTE AINDA VEM DE PÚBLICO BANCAR O HUMORISTA.
É BOM ELE IR MESMO TREINANDO, POIS DEVERÁ SER UM DOS PRIMEIROS A SER CORRIDO DESWTA CASA QUANDO O POVO TOMAR VERGONHA E SE REVOLTAR,
PODE ESPERAR SEU JULIO, MINHA VASSOURA JÁ ESTÁ PRONTINHA...
NESSE DIA VOU MIRAR SÓ EM VC...

Anônimo disse...

É COMO SE DIZ SEMPRE:

A MELHOR MANEIRA DE NÃO SE RESOLVER UM ASSUNTO, É FORMAR UMA COMISSÃO PRA SOLUCIONA-LO.

Análise da crise

Vai se chamar Comissão Extraordinária para o Enfrentamento da Crise Econômica Financeira Internacional a comissão especial criada pela Assembleia para avaliar o impasse econômico que incomoda o mundo desde o segundo semestre do ano passado. Indicado presidente, o deputado Sebastião Helvécio (PDT) já definiu os dias 14 e 15 de abril como datas para um ciclo de debates que envolverão o mundo acadêmico, os setores produtivo e do trabalho, além de especialistas, para avaliar as repercussões em Minas Gerais.

ESSE SEBASTIÃO É MESMO UM GAIATO.
PENSA QUE COM SUAS CONVERSINHAS PRA BOI DORMIR ELE VAI CONTINUAR ENGANANDO TODO MUNDO ENQUANTO SEU AJUDANTE DE ORDENS, VITOR VALVERDE FAZ TODO TIPO DE CAGADA NA PREFEITURA.

Anônimo disse...

CARNAVAL NA CÂMARA MUNICIPAL:

TODOS OS CIDADÃOS COM CARA DE PALHAÇO

Anônimo disse...

E tem gente ligada ao Coronel Tarcisio, aqui em Juiz de Fora que lamentou a morte do Sérgio Naya.
Outros também lamentaram:
Os ludibriados moradores do Cesar Palace.
Lamentaram que o passamento não tenha sido feito antes deles comprarem aquela arapuca.

Anônimo disse...

Laranjal (cidade onde nascem vários "LARANJAS") parou para homenegear seu maior expoente
o ex-deputado e ex-presidiário Sergio Naia.
Outra bela recepção deve acontecer hoje:
No inferno.

Anônimo disse...

Já viram o Custódio Sorriso Falso na capa da Tribuna.
Ou ele está fazendo propaganda do Henrique Duque, ou está rindo ta trôlha que sentou nos contribuintes.

Anônimo disse...

NOVO HINO DE JUIZ DE FORA:

QUANTO RISO
OH QUANTA ALEGRIA
MAIS DE MIL PALHAÇOS NO SALÃO
E OUTORS 499.000
VENDO SEU DINHEIRO
SER LEVADO PELO VEREADOR LADRÃO

Anônimo disse...

ESCOLHIDO O NOVO TEMA PRA CAMPANHA PUBLICITÁRIA QUE A CAMARA VAI ENCOMENDAR A AGENCIA DO CUSTÓDIO PRA VEICULAR NA TVE:

EI VOCÊ AÍ
ME DAI UM DINHEIRO AÍ
ME DAI UM DINHEIRO AÍ
NÃO VAI DAR
VÃO DAR NÃO
VOCÊS VÃO VER A GRANDE CONFUSÃO
EU VOU ROUBAR
ROUBAR ATÉ SAIR
ME DÁ ME DÁ ME DÁ ME DÁ OUUU
ME DA UM DINHEIRO AÍ

Anônimo disse...

NA CAMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA, SE GRITAR PEGA LADRÃO
VAI TER VEREADOR SE AFOGANDO NO CORGUINHO DO PARQUE HALFELD.

Anônimo disse...

Turminha do PSDB e aliados aproveitem bastante enquanto desossa a peça guardem um qualquer, vão precisar siga o exemplo do ex prefeito que segue a mesma cartilha de vocês malocou tão bem que ninguém achou nada até hoje.A unica coisa que todos sabem e que roubaram muita grana publica.

Anônimo disse...

Omar,

Algumas ponderações:
1 - O Pestaninha já não está em campanha?
2 - O Rodriguinho já não está em campanha?
3 - O Bejani já não está em campanha?
4 - O Antonio Jorginho não está em campanha?

Viu!/ASSIM CAMINHA JUIZ DE FORA. UNS SE DANDO BEM! E, O RESTO LEVANDO NA...

VIVA ! O ODOARICO PARAGUASSU!

Anônimo disse...

O mesmo imbecil de sempre postando todas as mensagens. Cada hopra com um nome, mas os crassos erros de português o entrega. Que liberdade real ou virtual é esta?
Edna Dias

Anônimo disse...

Maximiliano C. - M.C escreve:

Em resposta ao COMENTÁRIO do Sr ROGÉRIO DE MORAES no dia 22 de Fevereiro de 2009 às 10:16 sobre meu POST do dia 21 de Fevereiro de 2009 às 20:22 com relação ao POST de Omar Peres: "VEREADORES QUEREM RECEBER 14º E 15º SÁLARIO COM O DINHEIRO DO POVO !!! NAO PASSOU LEI QUE ACABAVA COM MAIS ESSA "ROUBALHEIRA" DO DINHEIRO PÚBLICO", de sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009. – Vale a pena ler a EXCULACHADA NO ASNO.

Companheiro ROGÉRIO:

Acredito q uma pessoa tão articulada e inteligente como vc, leu mas não entendeu meu POST.

Em primeiro lugar ANONIMATO em um Blog NÃO é COVARDIA, é OPÇÃO. É OPÇÂO e NÃO se fala MAIS NISSO.

VC deve estar muito nervoso mesmo COMPANHEIRO. E TÃO NERVOSO deixa a INTELIGÊNCIA de lado e usa a EMOÇÃO DE UM ASNO para comentar meu POST.

COMO VC NÃO entendeu e realizou críticas ESTÉREIS vou explicar pra VC o q VC não entendeu. Mas POR FAVOR, antes de falar ASNEIRAS leia o POST com muito cuidado e ATENÇÃO para não se tornar UM IDIOTA q vive perdendo uma oportunidade de FICAR CALADO.

Qualquer Cientista Social ou Professor de História sabe que os LIMITES do PODER são determinados pelas TRADIÇÕES CULTURAIS de um POVO. ISSO AMIGO é fato. VEJA como a HOLANDA é permissiva quanto ao uso de DROGAS, veja como determinados estados dos EUA e outras UNIDADES FEDERATIVAS mundo à fora são tão permissivas... Claro, AMIGO, que às vezes parece um ASNO, são dessas formas pq o CONTEXTO SOCIAL destas sociedades, faz aparecerem lideres populares que representam VÁRIAS COMINIDADES nestas SOCIEDADES. - Se vc fosse um pouco mais educado e soubesse ler, não teria cometido tal deslize sobre meu COMENTÁRIO.

Como ASNO q vc é, será que vê q QUALQUER BRASILEIRO q ser SERVIDOR PÚBLICO? É estável ENTENDEU? Acho q não mas tbm não vou lhe EXPLICAR.Vai pesquisar a CONCORRÊNCIA dos CUNCURSOS PÚBLICOS. Alguém quer uma vaguinha na PJF? – Entendeu ASNO?!?!?!?

No BRASIL e no MUNDO, ASNO, qualquer político, jogador de futebol, Doutor... qualquer um é a SOMA DE TUDO q VIVE... ele é a SINTESE da COMUNIDADE na qual está INSERIDO. E num país como o BRASIL, ONDE o q REINA é a LEI DE GÉRSON,se vc não consegue IMAGINAR a índole de qualquer político, jogador de futebol, Doutor, nosso amigos de BLOG devem conseguir. Esse tipo de SOCIEDADE CAPITALISTA, INDIVIDUALISTA, só pode gerar indivíduos CORRUPTOS, que não pensam no BEM COMUM, salvo raras exceções - por isso digo: CADA UM TEM SEU PREÇO? E o seu? $$$ Qual é? $$$ ASNO!!!

Sou completamente CONTRÁRIO ao PAGAMENTO do 14º e 15º salários como qualquer outro BENEFÍCIO desse tipo. DÁ PRA VER ISSO NÉ!!! Não defendo e nunca defenderei isso ou qualquer tipo AÇÃO que PENALIZE a POPULAÇÃO de JF ou QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO.

O q quero mostrar, AMIGO ASNO, - digo ASNO pq vc foi de EXTREMA GROSSERIA COM MINHA POSTAGEM e de entendimento ESTÚPIDO - é q além de REALIZARMOS UMA REVOLUÇÃO, temos q realizar a REVOLUÇÃO nas MENTES das PESSOAS. Q ELAS POSSAM perceber a importância de fazer NÃO SÓ PARA SI MESMO e SIM PARA O OUTRO. De buscar o BEM COMUM. Pq será q de 4 em 4 ANOS é a MESMA COISA FÉDITA NA CÂMARA DE JF? Pq os NOSSOS representantes, REPRESENTAM COMUNIDADES INSERIDAS NUNA SOCIEDADE CAPITALISTA, INDIVIDUALISTA e CORRUPTA! Possuem todas essas “QUALIDADES”... PUTZ!!!

Quando cito Karl Marx é somente para ilustrar q, por exemplo, quando candidatos a VEREADORES eles nos representam, só q depois q VENCEM, viram “BURGUÊSES” e reproduzem o esquema já proposto. Lembra ASNO,a LEI DE GÉRSON?!?

COMPANHEIRO, vc tem UMA OPORTINUDADE ÍMPAR em suas mãos. Até acredito depois disso q vc não deveria participar como colunista nem de PAPEL DE EMBRULHO DE PÃO, mas fazer o q. NÃO DEIXE Q O SUCESSO ACABE COM OS POUCOS NEURÔNIOS Q VC AINDA TEM, ASNO.

VC é na VERDADE UMA FARSA!!!

ME DESCULPE os AMIGOS DO BLOG, mas tenho q explicar uma LINHA DE PENSAMENTO COERENTE já q o ASNO FARSANTE não entendeu.

VOU TEDAR UMA DICA de quem sou... Históriador, Pós Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Humanas pela PUC - SP. Sou socialista, COMPANHEIRO, de coração VERMELHO como o SANGUE q corre em minhas veias.

Quanto as BOTAS, vc não poderia engrachar qualquer sapato nessa cidade, só se for com a LÍNGUA, assim como vc FAZ com quem tem BANCA, te dá DINHEIRO... E vc faz isso pq CADA UM TEM SEU PREÇO, ASNO!!! E QUAL É O SEU? VAI ENTÃO LAMBER UM SALTINHO DE TAMANCO.

A mudança desse PENSAMENTO INDIVIDUALISTA está na EDUCAÇÃO. ENSINAR AOS JOVENS q VALE A PENA BUSCAR O BEM ESTAR DE TODA UMA SOCIEDADE... Só assm criaremos NOVOS LÍDERES compromissados em DIMINUIR as DIFERENÇAS SOCIAIS e NÃO TRANSFORMAR a COISA PÚBLICA, EM COISA PRIVADA ou fazer nela aquilo se FAZ NUMA PRIVADA.

OMAR vc está de parabéns, a LUTA é ESSA MESMO, mas com INTELIGÊNCIA... PARABÉNS. VAI CHEGAR A HORA DE CHAMAR O POVO DE JUIZ DE FORA ÁS RUAS... Vc pode ter certeza q estarei lá AMIGO !!! PARABÉNS pela sua CORAGEM, BOM SENSO - principalmente sobre seus comentários sobre a crise econômica nos EUA – e o SERVIÇO Q VC FAZ PARA NOSSA LINDA CIDADE DE JUIZ DE FORA. AGORA é hora do amadurecimento POLÍTICO.

ROGÉRIO, a vc estimo dias melhores e melhores TAPINHAS NA SUA ERVA ASNO (não q tenha qualquer preconceito). ESPERO Q LEIA MAIS, Q ESTUDE MAIS, pq viver é um APRENDIZADO CONSTANTE e só assim poderá existir algum conteúdo naquilo q vc escreve. Para abordar assuntos da ESFERA POLÌTICA não é necessários ser GRADUADO e etc... BASTA APENAS TER BOA VONTADE de LER e ENTENDER QUALQUER TEXTO... UM ABRAÇO ASNO e BOA SORTE apesar de vc ser um atraso na REVOLUÇÃO q temos de estabelecer em NOSSA SOCIEDADE. UMA REVOLUÇÃO nas MENTES, UMA REVOLUÇÃO cultural... INFELIZMENTE, DEPOIS DESSA, VC NÃO ME TRANSPARECE MAIS CREDIBILIDADE... e se isso aconteceu comigo, com certeza aconteceu com VÁRIOS OUTROS AMIGOS DO BLOG.
Aos amigos do BLOG, sinceras DESCULPAS pela FEROCIDADE de MINHAS PALAVRAS.

BOA SORTE COMPANHEIRO
M.C