quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tudo como em novembro

De volta à Europa, após breve passagem pelos Estados Unidos, observo que não ocorreram mudanças importantes que pudessem alterar o que aqui observei em novembro do ano passado: a crise financeira, que já então se espalhava pelo mundo, ainda não sinaliza luz no fim do túnel, e os europeus sabem, tanto quanto nós, que o generoso socorro que os governos têm dado aos bancos não é suficiente para conter, muito menos debelar a crise.
No ano passado, depois de quatro semanas andando por capitais do Velho Mundo, escrevi aos meus leitores, dizendo que a situação estava se agravando e que certamente iríamos sentir dores agudas. Destes mesmos lugares, lamento dizer que em nada se alterou minha expectativa, porque a injeção de fabulosas quantias em dinheiro constitui remédio de efeito localizado: serve apenas para evitar que as instituições financeiras não espalhem ainda mais os prejuízos de produtores e investidores. Não são injeções produtivas. Aliás, resta uma expectativa, que, a bem pensar, é mais uma esperança que outra coisa qualquer. Trata-se da novidade: o presidente Obama. Mas até que ponto é justo esperar dele tanto em tão pouco tempo?
Acabo de ler que o presidente Lula, na sua proverbial capacidade de dizer com simplicidade as coisas mais graves do mundo, sentenciou que os países ricos criaram a crise; portanto, eles que cuidem de dissipá-la. O que é rigorosamente justo, embora distante do real, porque os ricos sabem como se desvencilhar e atirar sobre costados alheios as más coisas que costumam obrar. Infelizmente é assim; e, sendo assim, bom que nosso governo cuide de blindar a economia, para que soframos o mínimo possível.

7 comentários:

Anônimo disse...

Crise aqui na região anda pegando mesmo é para um certo deputado federal da região que tem patrimonio declarado de mixaria e coloca o seu castelo a venda por 60 milhões. Isso é que é milagre finaceiro! Tinha mesmo que dar aulas para os Neo Yuppies de Wall Street.

Anônimo disse...

"Caro senhor Marcos Cruz Ladeira, não estou disposta a atacar ninguém, mas gostaria de reiterar minha posição de ser contra, radicalmente contra o uso de maconha, cocaína, LSD, êxtase, crack e por aí vai.
Justamente por entender que o vício, qualquer que seja ele, sustenta outras mazelas da nossa sociedade."
Parabéns, Claudia Figueiredo. Só faltou a senhora concluir com o óbvio: não importa onde o fraco,o covarde usufrui do vicio. Mesmo que dentro de sua casa, continua um fraco, um covarde. Abraços, Dr. Marcos Cruz Ladeira

Anônimo disse...

.. é a crise econômica chegou, mas a crise moral já está instiuída e consolidada ha muito tempo em juiz de Fora... é Bejani, é Custódio, é tudo a mesma coisa... uma GANG no poder...

Anônimo disse...

Omar
To vendido ! Quemo namorado da atriz pornô ?

Anônimo disse...

Prezada anonima contra as drogas....
E alccol ? Vai Bem ?
Quem sabe um Jack Daniel´s ?

Anônimo disse...

VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!

Depois que o Ministério Público exigiu a exoneração da filha do ex-prefeito José Eduardo Araújo, Custódio a nomeia novamente com um salário de quase 5 mil reais.

Saiu Publicado:

O PREFEITO DE JUIZ DE FORA, usando das atribuições que lhe confere o Art. 86, inciso VIII, da Lei Orgânica Municipal, de 05 de abril de 1990, resolve nomear, FERNANDA BARBOSA DOS SANTOS, para exercer o cargo de provimento em comissão de ASSESSORA, criado pela Lei nº 10.000, de 08 de maio de 2001. Prefeitura de Juiz de Fora, 03 de fevereiro de 2009. a) CUSTÓDIO MATTOS – Prefeito de Juiz de Fora. a) VÍTOR VALVERDE – Secretário de Administração e Recursos Humanos.

Anônimo disse...

Tem gente que tem o vicio de encher o saco.
Mexe com tá quieto e depois vai chorar na cama que é lugar de boiola soltar a franga.
Né DOUTOR EM NÃO SEI O QUÊ MARCOS
CRUZ CREDO LADEIRA ABAIXO