Vale lembrar que o economista Marcos Pestana ja era, na ocasiao de sua eleiçao , Secretario Estadual de Saude. Caso parecido com o do Pestana foi o do Marcello Siqueira, que sendo Deputado e homem forte de Itamar Franco, também so conseguiu perto de 13 mil votos em Juiz de Fora.
Por esse motivo (sua baixa votacao e por nao ter o mensaleiro ao seu lado) Marcos Pestana tem de somar, ao seu lado, o maior numero possivel de candidatos, senao amigos, no minimo alinhados. Por isso o tucano, fora do poder municipal, começa as conversas com todos os potenciais candidatos/aliados a Deputado Estadual. De preferencia que queiram trair o mensaleiro. Repito: acho um tremendo erro essa estratégoa. Acho que ele deveria ficar fechado com o Antonio Jorge e fazer chapa pura. Garanto que cada um deles sai com mais de trinta mil votos de Juiz de Fora. Dos citados por Wilson/Pestana, poucos, na realidade de hoje, teriam chances efetivas de serem eleitos, a saber:
1) Bruno Siqueira: tem boas chances se Itamar fizer campanha e exigir que ele faça parte do esquema do Governador. Caso contrario, fica muito dificil. Diria impossivel, mas mesmo perdendo se credencia um pouco mais para a prefeitura, ja visto que Custodio vai fracassar nessa admnistracao. Bruno sera bem votado na cidade;
2) RODRIGO MATTOS : tem boas chances. O papai custodio vai tranasferir seus votos na regiao. Mas nao é tao facil assim. Sao dezenas de candidatos e o voto vai ser muito disputado, principalmente em Juiz de Fora. O candidato que nao sair daqui com 30 mil votos, NAO TEM NENHUMA CHANCE (por partidos grande e méedios);
3) ANTONIO JORGE : tem seu proprio espaco, mas sem ter o Pestana fechado com ele na cidade, diminui muito suas chances. Sua votacao tera de ser compensada em outros municipios de Minas, onde Pestana o leve com ele. Nesse momento sao reais as suas chances e se torna um dos fortes candidatos em Minas. Mas se Pestana nao tiver espaco para leva-lo aos principais municipios, as coisas ficam dificieis. Recursos financeiros nao faltarao.
4) VITOR VITORIA VALVERDE: como custodio vai se posicionar ninguem sabe. Pois tendo o filho candidato, tera de bloquear as pretensoes do Vitor Vitoria Valverde. Sebastiao Helvecio, sendo nomeado para o Tribunall de Contas transfere seus votos e tem grandes chances de eleger o Vitor Vitoria , seu grande pupilo. Fora isso, é carta fora do baralho.
5) JOAO VITOR GARCIA. Bom quadro tecnico, mas detestado pelos tucanos pela posiçao que ocupou no governo Tarcisio, quando fez severas criticas ao tucanato. Sozinho nao possui a menor chance, pois o motivo é sempre o mesmo: Rodrigo, filinho de papai, é o candidato, o que elimina os espacos dentro do grupo que elegeu o mensaleiro. Seu partido nao possui expresao eleitoral;
6) ISAURO CALAIS : teria muita chance, mas ja acalmaram o meu amigo: foi nomeado "lider" do "governo" do mensaleiro. Vamos ver agora, aquele que foi o paladino da justica contra os atos de corrupcao do Bejani, ficar contra a Queiroz Galvao e caminhoes do Josemar, e com a " socia oculta", tudo isso defendido po custodio.Tera grandes problemas com a opiniao publica. R ainda tera de esbarrar nos acordos firmados com o mensaleiro.
O sonho do Pestana é que todos fossem candidatos, pois, obviamente, todos dariam votos para o tucano, mesmo que prejudicando seu amigo Antonio Jorge. E uma bela estratégia, mas ele so se esqueceu que Tarcisio Delgado devera ser candidato, Julio Delgado, Paulo Delgado, Margarida Salomao, Omar Peres , e outros tantos tambéem. Aqui, o voto vai ser pessoal, misturado com tudo e com todos, o que ira embaralhar todo mundo. Sem esquecer que Aéecio nao sera mais governador.
Vamos acompanhar. Com emocao.
9 comentários:
Já estão queimando pestana para emplacar as candidaturas em 2010...Política é isso mesmo, como dizia Magalhães Pinto, dinâmica, igual as nuvens, que cada minuto desenha um quadro...Muita água há de passar e não se pode descuidar das enchentes...político tem que ficar atento a tudo, não perder espaço de aparecer em carnaval, procissão da semana santa. A campanha oficiosamente já começou...Quem se habilita a ficar com a massa fálida do ex-capitão de votos, dono do castelo, nesse cassino que é os gastos com as eleições ???
O que teria que ter é reforma política, para moralizar os partidos políticos, que ficam à reboque dos capitães, os donos dos partidos, que fazem de tudo, até atrasam o relógio...dão rasteira nos companheiros na ata da convenção...seguindo a máxima do Paulo Maluf, que em política, vale tudo, o feio é perder as eleições...
Diga ao povo que estou fora, se é que lhes importa. Comigo os nobres candidatos não tem que se preocupar...tem que se preocupar é com o suposto correligionário...A MELHOR COISA EM POLÍTICA É SABER QUEM É O SEU INIMIGO...Já é meio caminho andado. Essa definição é importante. Em Juiz de Fora pode-se dizer: Omar Peres é adversário do esquema do Custódio ? Será ? Ele não cedeu o Douglas Fazollato para compor a Direção da Fundação Museu Mariano Procópio ?
Realmente, é muito nebuloso o campo minado da política...Salve-se quem puder...
Marcial Fontes
Esqueceu do Zé Ruela do Bejani ele é muito conhecido la em Nelson Gria,forte candidadto a perder para deputado.
Zé Ruela
Caro amigo Omar quando estiver retornaando de sua viajem traz para min de presente uma ferrari igual a do Josemar
Ze Ruela
O Bejani não será candidato?
Omar, você será candidato a que cargo nas próximas eleições?
a) Senador: para perder, mas ficar mais conhecido em MG.
b) Dep. Federal: com poucas chances, mas mantém o nome em evidência.
c) Dep. Estadual: com boas chances.
Omar pior é vc que se candidatar vai perder pra todos esses aí...
Artur Bernardes ja dizia que o povo gosta é de foguete, banguete e cacete, política é assim mesmo é a arte de se fazer inimigo.Acabei de crêr que política igual a bos... só muda os mosguitos a bos...é a mesma, tomei a liberdade de escrever em seu blogger não sei se você irá publicar mais quero ser solidário a todos os moradores que acreditaram no Custódio, gostaria de poder continuar acreditando nos políticos mas não vejo o porque, o que eu fiz para que ele fosse eleito e para que o mesmo demonstrasse a populaçao para o que veio e até agora não demonstrou.
Meu nome é Paulo Verdugo sou presidente do Conselho de Saúde da unidade básica de Nossa Senhora das Graças assino o meu nome porque não devo e não vou me esconder atrás de um anonimato porque estou em um país livre e vou aqui através deste expressar o meu pensamento.
Parabéns ao Paulo Verdugo.
É com gente como nós que se faz a verdade.
SE O BEJANI FOR CANDIDATO A ALGUMA COISA E EU TOMAR CONHECIMENTO TABALHO CONTRA O MESMO E ATE MESMO GASTO DINHEIRO PARA QUE O MESMO NÃO GANHE.
zE RUELA
Campanha do Pestana tem ZERO de estratégia. É na base da compra de votos pura e simples. Tosco assim.
Com a experiência adquirida, principalmente nas últimas eleições municipais, coordenando a compra de votos para cuódio matos, talvez ele se reeleja. Mas estratégia mesmo não tem não.
Postar um comentário