quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Responsabilidade virtual e irresponsabilidade real (final)

Nas últimas eleições, decidiu a Justiça Eleitoral brasileira (justiça eleitoral só existe no Brasil!) que os blogs de candidatos deveriam sair do ar. Por quê? Foi o meu caso. A pergunta é por que tirar do ar um instrumento democrático de comunicação, que qualquer cidadão podia e pode ter, gratuitamente, levando à sociedade suas ideias e conceitos?
Também durante as eleições, os tribunais tiveram absoluta liberdade para julgar o que o candidato "poderia dizer ou não" contra seu opositor. Digo absoluta liberdade para julgar, pois, por que o candidato não pode dizer o que entende ser correto contra seu opositor? Tenho absoluta convicção de que somente um juiz deve e pode julgar os candidatos: sua excelência, o eleitor! Havendo ofensa moral, o povo é que julgue e o candidato que sofreu o insulto que desminta. A Justica Eleitoral brasileira está julgando a liberdade, e isso é muito perigoso.
Eu mesmo tive, injustamente, meu programa de candidato retirado do ar várias vezes. Pelos mais diversos motivos. E em nenhuma das vezes MENTI OU INVENTEI qualquer fato. So mostrei verdades comprovadas, mas entendeu a Justica que era "ofensivo", por exemplo, durante a campanha de 2004, mostrar o governador Aécio Neves prometendo construir um hospital na Zona Norte de Juiz de Fora. Que "crime" cometi ao expor uma contradição, uma promessa política não efetivada? Entendeu a Justiça que sim. Eu não podia mostrar o vídeo OFICIAL da campanha do candidato Custódio Mattos. Tiraram-me do ar.
Poderia citar dezenas de outros casos em que a liberdade de expressão e de imprensa está sendo julgada e, muitas vezes, rigorosamente censuradas. Já experimentamos uma ditadura, quando as redações dos jornais tinham um "representante do governo" dizendo o que podia ser dito e o que não podia ser dito.
Vivemos a maior e verdadeira revolução já experimentada pela humanidade: a revolução da liberdade de expressão pela internet.
Por fim, lamento que o anonimato ainda seja o instrumento da maioria dos que participam de blogs. Muitos, até entendo. São denúncias, em grande parte verdadeira, que jamais poderiam ter as fontes reveladas. Por outro lado, abriria, com o maior prazer a moderação de meu blog se todos os participantes que enviam mensagens também assinassem o nome.
Continuarei a publicar as mensagens que são enviadas ao meu blog, sobretudo as que se referem aos homens públicos, que, por serem públicos, podem e devem ser julgados. Ou não devemos falar sobre aqueles que tomam contam do dinheiro dos nossos impostos, que fazem as leis e que nos julgam? Devem ser tratados diferentemente? Não devemos falar de um "Lalau" ? Não devemos falar dos mensaleiros? Não devemos falar de prefeitos que roubam dinheiro de merenda escolar?
Eu vou continuar com a liberdade de poder falar sobre todos eles e sobre todos esses assuntos. Mas, sempre com a minha assinatura.
O.P.

32 comentários:

Anônimo disse...

Oi Catito!!!

Anônimo disse...

"Não devemos falar dos mensaleiros? Não devemos falar de prefeitos que roubam dinheiro de merenda escolar?
Eu vou continuar com a liberdade de poder falar sobre todos eles e sobre todos esses assuntos. Mas, sempre com a minha assinatura.
O.P."
FAÇO MINHAS ESSAS SUAS SÁBIAS PALAVRAS.

Anônimo disse...

A censura e seus mecanismos.....


"A censura é o imposto da inveja sobre o mérito." (Laurence Sterne)

Bem quando vamos olhar o passado e revermos o que realmente querem aqueles que dizem que somos irresponsaveis, vee-se bem mais definida a forma de censura disfarçada em atos juridicos.
Realmente enquanto a lei eleitoral deveria ser para servir ao povo, busca na censura dos atos dos candidatos que denunciam através do seus programas ou outros meios uma maneira clara de não trabalhar, afinal com as promessas que são lançadas com as denuncias encaminhadas a mesma se processa de forma lenta e quase morta, afinal o jogo de interesse de pessoas ditas poderosas e muito maior.
A liberdade veio a muito, e tal já fez pessoas como Cid Moreira ler em pleno Jornal Nacional texto de Leonel Brizola, conta a propria Globo por ter sido citado em materia editorial daquela emissora. Este fato busco na memoria somente para ilustrar que fatos que estão longe da verdade podem realmente buscar a tutela da justiça, mas quando vemos que verdade e censurada de forma vil isto e de deixar qualquer democracia mais parecida com a ditadura.
Quando vemos que hoje a lei eleitoral no Brasil e somente usada para dizermos que somos um país democratico, pois a realidade e bem outra. Nas ultimas eleições somente o candidato eleito conseguia que seus processos caminham-se de forma rapida junto a Justiça Eleitoral e perguntamos por que dos julgamentos tão mais rápidos, o porque da juricidade estar mais atenta aos pedidos dele do que qualquer outro candidato.
Realmente a banalização da propaganda eleitoral seria uma distorção, mas preferivel que as materias e incersões sejam pagas para que assim possam ser de livre entendimento real de cada candidato. Vi o seu programa sair do ar por mostrar imagens de outras campanhas e não entendo por que não possam ser vinculadas, afinal não temos o dever de informar o povo.
A Justiça Eleitoral e algo que deveria ter o caminho da verdade e não mascarar como mascara as eleições em no país, afinal somente mostrar o lado bom das coisas e maravilhoso, mas não somos Alice no País das Maravilhas e sim temos que demonstrar a te que ponto o povo deve ser lembrado das mazelas e falsas promessas de seus governantes. Afinal, a propaganda que a mesma faz em periodo eleitoral não e para evitar tais acontecimentos?
E vale lembrar que Aecio Neves, não chega aos pés de seu avo e se assim fosse não seria esta veia de mentiras e vaidades que quer transformar nosso estado. Tal qual como Custorio o nosso governador sempre virá a nossa cidade e dirá suas mentiras e depois sairá como se nada tivesse acontecendo e depois virá novamente aqui, quando do não cumprimento de suas promessas e com seu ar galã se fará de desentendido e tudo ficará bem, afinal não podemos mostrar a realidade dos fatos por ele prometida e não cumprida.
Bem a verdade e somente uma "Suportam melhor a censura os que merecem elogio." (Alexander Pope) e aqueles que aqui postam seus comentários e dissem seus nomes com certeza nem censura nem ninguém poderá dizer que estão errados e por isso digo VIVA A DEMOCRACIA....

Anônimo disse...

O maximiliano tá certo: CADA UM TEM SEU PREÇO MESMO... E pode ter certeza que o ROGÉRIO tem o dele$$$


Felipe André

Anônimo disse...

Sr Maximiliano:

Imagino quem seja você e vejo que foi mal entendido no seu 1º POST.

Abraços e com desconfio de quem vc seja, CONTINUAMOS NA LUTA... não vamos parar...

Beijos:
Samira Falci

Anônimo disse...

Janaína:

Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
O idivíduo é o resultado dessa sociedade.
Concordo quando o Sr Maximiliano diz que o Capitalismo só pode gerar indivíduos CORRUPTOS, INDIVIDUALISTAS... de manira gerl é isso que acontece mesmo.

Anônimo disse...

Professor:

Consigo entender a maneira figurada com escreveu no seu POST. Sei q vc não quer a boquinha na PJF, mas tem muita gente que quer. Basta ver quantos está lá de boquinha. Muitos até escrevem POSTS aqui no BLOG.
Vários são anôninos. Tenho vários amigos que postam como anônimos.
Você está certo quando vivemos a Lei de Gérson. E como vivemos assim só podemos gerar pessoas que irão reproduzir este pensamento, essa tradição basileira de levar vantagem.
Revolução, como o Sr disse, é nas mentes das pessoas, para então formamos novos líderes, que não andarão na Cartilha de Gérson.

Abraços

Anônimo disse...

Vc não é ASNO não ROGÉRIO, só é extremamente mal intensionado. Você não manda no Blog.
Suas opiniões são de baixo calão.
Você é HOMOFÓBICO cara.
PRECONCEITUOSO!!!
Pelo que sinto vc mandaria MATAR todos os HOMOXESSUAIS.

Rodrigo

Anônimo disse...

Vcs ficam falando e falando... mas quero ver se como o Professor disse algum de vcs vai dar a cara à tapa em qualquer passeata nas ruas. A população de Juiz de Fora é exatamente como Maximiliano falou: EXTREMAMENTE INDIVIDUALISTA.

Não existe nenhuma mobilização. O sindicatos são vendidos, a câmara é vendida... e quem se ferra é o povo.

Valeu

Júnior

Anônimo disse...

Se identifique Professor...

Vai deixar esse imbecil falar que você faz programa?

ROGÉRIO vc é um ímbecil.

Anônimo disse...

Me parece que agora temos uma nova Via de comentários no Blog. Algo menos ácido.

Parabéns Professor

Também não entendi como se você quizesse algo com a PJF. Pelo que percebi você só exemplificou.

De qualquer forma continue postando.

Sr. Rogério, vale um aviso: de nada adianta sua violência gratuita. Um blog existe devido a ua diversdade. Suas opiniões múltiplas.

Blogueiros guerreiros.

Anônimo disse...

Concordo com o Professor, temos de formar novos líderes políticos e acabar com essa corja que está aí.
Agora quando vamos conseguir eu não sei.

VAI COM CALMA ROGÉRIO. NEM TODO MUNDO NO BLOG ACHA QUE TODO INTELECTUA È HOMOSSEXUAL.

Antonio José Egídio

Anônimo disse...

Mais uma via? essa é boa. Que via é essa?

O Sr Maximiliano pelo visto é de esquerda.

Professor, tive aulas com vc em 2005 num cursinho popular da Igreja do Dom Bosco.

Acredito no que você sempre falou sobre essa coisa de bem comum. Um bem niversal para todos. Sem distinção. Igualdade.

Quem lhe conhece sabe quem é vc.

Um monte de abraços da Amanda

Anônimo disse...

VAMOS LÀ PROFESSOR... ME FAÇA ENTENDER ESSA COISA DE QUE ESTÃO FALANDO. VAMOS FAZER UMA PASSEATA E MOSTRAR A CARA DO POVÃO DE JF.

Anônimo disse...

o problema é quenem todos possuem o bom senso de não ofender as pessoas. e ficam falando mentiras ou incitando a violência

Anônimo disse...

FELIPE ANDRE

TENHO SIM UM PREÇO:
A MINHA CONSCIÊNCIA.
E PRÁ CALAR A MINHA BOCA BASTA DIZER QUANDO RECEBI ALGUMA COISA FORA DO MEU TRABALHO (NA INICIATIVA PRIVADA).
VAMOS LÁ MEU RAPAZ... A BOLA TÁ CONTIGO.
AGORA COMO EU SEI QUE NÃO VAI ENCONTRAR NADA (E VC TAMBEM - POIS EU SEI JÁ QUE JA FUÇOU A MINHA VIDA E NADA TEM A DECLARAR, POR QUE SENÃO TENTARIA QUEBRAR A MINHA CRISTA) TENHA ENTÃO A HOMBRIDADE DE POSTAR DEPOIS REVELANDO QUAL É O MEU PREÇO, POIS EU SEI QUAL É O SEU.

Anônimo disse...

DONA JANAINA:

DE MANEIRA GERAL O COMUNISMO, O SOCIALISMO, O TRABALHISMO E TODOS ESSES "ISMOS", CRIADOS PELOS HOMENS GERAM CORRUPÇÃO.
ATÉ NA IGREJA TEM PEDOFILIA E PADRES QUE LEVAM O SEU POR FORA, PASTORES CORRUPTOS QUE ACEITAM PAGAMENTO DE PREFEITO COM PARTICIPAÇÃO COMPROVADA NO VALERIODUTO.
PORTANTO A FALTA DE VERGONHA É ENDÊMICA AO SER HUMANO, DIGAMOS MENOS HONRADO.
SE VOCE CONCORDA COM O QUE ELE DISSE POR FAVOR ENTÃO PUBLIQUE AQUI O SEU PREÇO, POIS EU NÃO TENHO PREÇO, E CONHEÇO MUITA GENTE QUE SENDO OU NÃO DE MOVIMENTO POLÍTICO, INDEPENDENTE DE SER OU NÃO GAY, TAMBÉM MORRERIAM SEM LEVAR VANTAGEM DO BEM PÚBLICO.ME DESCULPE A MODÉSTIA MAS EU MESMO SOU UM BELO EXEMPLO DE QUEM NÃO QUER VIVER DAS ROBALHEIRAS DA VIDA PUBLICA, JAMAIS EM MINHA VIDA RECEBI UM TOSTÃO QUE NÃO FOSSE LIMPO.
E GOSTARIA AINDA DE LHE LEMBRAR QUE O COMUNISMO, FOI UMA DAS MAIORES FONTES DE CORRUPÇÃO, BASTA VER A HISTÓRIA.

Anônimo disse...

Vc não é ASNO não ROGÉRIO, só é extremamente mal intensionado. Você não manda no Blog.
Suas opiniões são de baixo calão.
Você é HOMOFÓBICO cara.
PRECONCEITUOSO!!!
Pelo que sinto vc mandaria MATAR todos os HOMOXESSUAIS.

Rodrigo

QUE FOI A BONECA SE DOEU?
PISEI NO SEU SAPATINHO CHANEL?
OU AMARROTEI AS PREGAS DA SUA SAIA?
ME DESCULPE SE AO CHUTAR A BUNDA DO TAL MC, ACERTEI JUNTO SEU SILICONE.
ISTO AS VEZES ACONTECE A GENTE ATIRA NO QUE VIU E ACERTA NO QUE NÃO VIU.
E PERDÃO SE AO PISAR NOS CALOS DO PROFESSORZINHO, ARRANHEI O SEU ESMALTE.

ORA FAÇA-ME UM FAVOR...

Anônimo disse...

JUNIOR, FILHO DE QUEM?

INDIVIDUALISTA NÃO QUER DIZER LADRÃO.
NEM TODO SER HUMANO ESTÁ A VENDA, COMO PARECE QUERER FAZER-SE ACREDITAR O MC.
E SE VOCE CONCORDA COM ELE BASTA DIZER O SEU PREÇO, POIS EU NÃO ESTOU A VENDA, NEM PRA SER ALUGADO.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Se identifique Professor...

Vai deixar esse imbecil falar que você faz programa?

ROGÉRIO vc é um ímbecil.

26 de Fevereiro de 2009 00:57

A MINHA IMBECILIDADE PODE SER A MAIOR DO MUNDO QUE NEM CHEGA AOS PÉS DA SUA COVARDIA ANÔNIMA.
VÁ TE CATAR ANÔNIMO COVARDE.

Anônimo disse...

Blogueiros guerreiros.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK]

FAZ ME RIR
VOCÊ É PRATICAMENTE UM SUCESSOR DO NERSO DA CAPITINGA

Anônimo disse...

Antonio José Egídio

E QUANDO FOI QUE EU DISSE ISTO?
ACREDITO TAMBÉM QUE NEM TODOS DO BLOG JULGAM QUE OS HÁBITOS DAS PESSOAS TEM INFLUÊNCIA DIRETA, SOBRE A SUA INTELECTUALIDADE. O QUE NÃO IMNPEDIU QUE SEU PROFESSORZINHO ME CHAMASSE DE MACONHEIRO.
O TROCO FOI PRA ELE, MAS SE A CARAPUÇA SERVIU, CUIDADO PRA NÃO TAPAR O QUEIXO.

Anônimo disse...

AMANDA

POIS ENTÃO REVELE QUEM É ESSA PÉROLA DA ERUDIÇÃO, GÊNIO DA ESCRITA E QUE AINDA ENCONTRA TEMPO PRA ENSINAR AOS ANALFABETOS DO D,. BÔSCO.
QUEM SABE A GENTE NÃO APRENDE UM POUCO COM ELE?

Anônimo disse...

PROFESSOR HISTORIADOR DOUTOR PÓS DOUTOR MESTRE MBA E PHD MAXIMILIANO C:

RESPONDI EDUCADAMENTE A CADA UM DE SEUS FAKES, ESTÁ SATISFEITO?
JÁ TEVE SEUS QUINZE MINUTOS DE FAMA GRAÇAS A UM COMENTÁRIO MEU.
VOCÊ JÁ QUASE UM BBB.
SÓ FALTA MOSTRAR A CARA.

Anônimo disse...

Hum este blog ta ficando quente, bastou o Rogerio colocar um post, citando uma equivocada participação do tal professo que apareceu aqui como se fosse a maior beldade, que o bicho pegou.
Meu amigo quem tá na chuva é pra se molhar ou pra se morder.
Aqui é assim:
escreveu não leu o pau comeu!

e não me venham dizer que minha
frase é homofóbica, ela reflete apaenas a tradição dos ditados, que ainda reaza o seguinte:

Muito ajuda quem não atrapalha.

ou que:

o pior cego é aquele que não quer ver.
e tem mais uma, a última:

quanto poderemos nos mostrar inteligentes, quando não tendo o que falar, calamos a boca.

Anônimo disse...

Gente, precisamos ter muito cuidado e maturidade! Penso que estamos caindo direitinho numa arapuca "armada" para desestabilizar o blog. Essa polêmica que está sendo criada sobre as declarações do Rogério podem ser propositais, fruto de pessoas que estão MUITO incomodadas com o caminhar dessas denúncias. Não nos deixemos envolver e vamos tentar não dar " ibope" esticando esse assunto. O Blog é um espaço livre e democrático e isso basta!!

Anônimo disse...

Muito bem!
Como esse seu POST incomodou esse ROGÉRIO MACONHEIRO.
Vai com tudo MAX.

Anônimo disse...

Vai plantar batata Seu Maximiliano

Anônimo disse...

Também estudei no cursinho.

Esse professor é 10.

Lucimeire

Anônimo disse...

Anonimamente: este texto (texto?) mostra sua total ignorância sobre o direito pátrio!!! Ou melhor, mostra que o Sr. se julga acima de qualquer ordenamento jurídico!!! Uma sugestão: candidate-se deputado federal e tente mudar a legislação, isso se vc conseguir ser eleito!!! Qua, Qua, Qua, Qua

Anônimo disse...

"A palavra vale prata, o silêncio vale ouro'!

Anônimo disse...

Bom!! acho q qualquer tipo de censura é deplorável, mas também qualquer comentário anônimo é desprezível.... quem quer falar o que pensa tem que, no mínimo, se identificar, mostrar a cara, senão não ha credibilidade. Portanto acho que deve haver critério no que vai ser publicado no BLOG... uma mediação tem que existir...