Eu não teria como pedir aos leitores deste canto de página para se lembrarem do que andei escrevendo há pouco menos de três anos, sobre entidades de representação classista. Mas, se isso fosse possível, atestariam que fui veemente na crítica ao corporativismo predominante nessas organizações, o que, não raro, faz delas verdadeiras ditaduras. Realmente, aproveito as oportunidades que se me oferecem para criticar esse status, que é uma espécie de versão civil dos regimes de exceção.
Ainda agora, fico sabendo que, em relação a Juiz de Fora, procedeu-se a um levantamento sobre a perpetuação de dirigentes de sindicatos, para se concluir que alguns deles são administrados há década pela mesma pessoa ou mesmo grupo. Nada mais significativo para confirmar o mandonismo e o avesso à renovação de pessoas e de ideias; renovação necessária nas representações de categorias, sejam elas profisssionais ou sociais. Certamente que vamos encontrar aí um dos motivos do marasmo e da indigência de iniciativas que tem infelicitado a cidade.
Em vez anterior, bati-me também contra a maioria das entidades de representação do empresariado brasileiro, notadamente sindicatos e as chamadas federações e confederações, custeadas com o dinheiro da contribuição compulsória dos industriais e comerciantes. Não seria necessária a ressalva de que há exceções, até porque estas são tão raras que nem citação merecem. Em sua maioria, são entidades que primam pela interminável reeleição de diretores e conselheiros, uns mancomunados com outros, mas todos sustentados por mordomias, viagens e diárias para reuniões quase sempre improdutivas.
Retomo a preocupação com o imobilismo para citar a necessidade premente e inadiável de a legislação trabalhista, preservando direitos e cobrando deveres, receber tratamento capaz de adaptá-la aos novos tempos. Falo sobre isso, mostro experiências modernizantes bem sucedidas em outros países, recebo cartas de apoio vindas de advogados, professores e especialistas, mas nem uma palavra dessas federações e sindicatos, que primam pela omissão quando o desafio é lutar e empreender. Até quando esse desinteresse?
O.P.
domingo, 8 de março de 2009
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14 comentários:
Embora não mereça, mas sabedor de que a primeira coisa que faz quando chega ao gabinete é lêr o Blog do Omar:
Bom dia Custódio!!!!!!!!!!!
Veio saber as verdades que as pessoas de bem falam a seu respeito?
Arrume bstante anestesia, pois
A VERDADE DOIIIII......!
MAIS UMA DO MARCELO GRACINHA:
Eles afirmam que as verbas
foram suspensas, porque o secretário
de Assistência Social da
Prefeitura, Marcelo Garcia, “interpretou
erroneamente a legislação”
e suspendeu os convênios
com as entidades. Os
usuários dessas instituições recebem
do Ministério do Desenvolvimento
Social ajuda financeira
de um salário mínimo,
denominada Benefício de Prestação
Continuada (BPC), que é
direito garantido pela Constituição
Federal e regulamentado pela
Lei 8.742 de dezembro de
1993. De acordo com Mário Albino,
o secretário teria cancelado
os convênios, porque os usuários
são beneficiados pelo BPC.
No entanto, segundo a Secretaria
Nacional de Assistência
Social, os estabelecimentos de
ajuda social não estão impedidos
de assinar convênios com
a Prefeitura. O órgão afirma
que o BPC é voltado para as
necessidades básicas do usuário,
como compra de medicamentos
não oferecidos pelo
SUS, e as verbas repassadas
pela Prefeitura são destinadas
ao atendimento especializado
oferecido nas instituições. Tal
justificativa respalda os argumentos
de Albino, que já levou
o caso à Justiça.
— Enviei três ofícios ao secretário
Marcelo Garcia, informando
a situação, mas não tive
retorno. Não conseguimos resolver
de forma política e vamos
acionar o Ministério Público —
afirma Mário Albino, que também
entrou com mandado de
segurança na Vara da Fazenda
Pública Municipal na semana
passada.
A Secretaria de Assistência
Social foi procurada pelo JF
HOJE para esclarecer a questão,
mas, até o fechamento
desta edição, não informou sua
versão do fato.
Isto é tipico dos tucanos...
tirar cada vez mais de quem já não tem...
O forasteiro trazido a peso de ouro, NÃO CONHECE nada em JF, e sai fazendo essa e outras cagadas.
A administração tucana vai desmontar o que sobrou da roubalheira Bejaniana, e juntar tudo pra comprar mais fazenda e paláscio pros "Reis da Infâmia".
Enquanto eles fazem suntuosas festas e frequentam bailes colunáveis, as crianças e as instituições sérias, como o Instituto Maria, ficam fazendo a obrigação da prefeitura de graça.
Toma vergonha tucanada.!!!!!!!!!!
A um passo do inferno.....
Isso sim.....
Muito aqui se discute sobre reformas e sobre Júlios e sobre até a India e suas castas que de uma forma poetica se tornou causidico... e até mesmo sobre o abandono do PT ao Castelar, mas o que realmente deveria esta se discutindo e a todos os pulmões e sobre a forma desleal que mais uma vez vem de encontro a população de Juiz de Fora.
A prefeitura na voz de seu Procurador Geral, Gustavo Vieira, (agora provando mais uma vez quer somente entrou para ser o bobo da corte pois experiência demonstra que não tem ou esta querendo realmente aparecer para ajudar seu escritório)vem propor um aumento de passagem para Juiz de Fora e leva isso ao Ministério Público dizendo ser necessário afinal os trabalhadores do transporte coletivo vão entrar em greve.
Ora a reedição das manobras politicas do Sr. Bejani já estão realmente presentes na atual administração, visto que na administração bejanista o Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário - vulgo SINTRO, era funcionário comissionado da prefeitura, sendo que isso foi conseguido através das greves provacadas naquele momento juntamente com os patrões.
Quando Gustavo Vieira diz que tem que ter racionalidade para a questão do transporte, esquece que realmente deveria acontecer sim a concorrência e retirada destes que simplesmente cartelizarão o transporte de nossa cidade e desta forma COMPRAM quem quer que seja para desta forma prejudicarem a população de Juiz de Fora.
Estes dias estou me deslocando pela cidade através do transporte coletivo e tenho ouvido dos proprios operadores do transporte que a GREVE e PATRONAL e que os mesmos VÃO TRANCAR AS GARAGENS PARA QUE ELES NÃO TRABALHEM e com isso aconteça o aumento das passagens.
Se fizermos uma conta bem básica daqueles que todos fazems quando do primeiro negocio de nossa vida, vemos que o ganho das empresas seram astronomicos e mais uma vez a população será prejudica.
Vejamos um exemplo bem "leve", se a passagem aumentar R$ 0,01 (hum centavo) e multiplicarmos isso por 80.000 (oitenta mil) passageiros dia, temos um total de R$ 800,00 (oitocentos reais) dia e R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil) mês, então se vamos permitir que as passagens sejam aumentadas em R$ 0,25 (vinte e cinco centavos), com os mesmos valor de passageiros passams para o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil) dia e a bagatela de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) mês, valor este que nada e satisfatorio.
Bem se agora colocarmos o salário dos motoristas a R$ 900,00 (novecentos reais) + 95% de encargos = R$ 855,00 (oitocentos e cinquenta e cinco reais) multiplicado pelo número que o proprio SINTRO diz de motoristas então temos um valor de R$ R$ 2.632.500,00 (dois milhões seiscentos e trinta e dois mil e quinhentos reais), realmente um valor alto e mais o menos numero de trocadores R$ 1.316.250,00
(hum milhão trezentos e dezeseis mil e duzentos e cinquenta reais) somando ai isso o valor final e de R$ 3.948.750,00 (três milhões novecentos e quarenta e oito mil e setecentos e cinquenta reais), o valor e alto realmente e alto mas continuemos a nossa conta se for dado o valor de R$ 0,25 (vinte e cinco centavos) de aumento, o valor de R$ 600.000,00 será também multiplicado, afinal são oito empresas com mais de 1.000.000 (hum milhão de passageiros mês então teremos um valor de R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), sobrando somente a quantia de R$ 851.250,00 (oitocentos e cinquenta e um mil reais e duzentos e cinquenta), bem isso dá para cobrir as outras depesas né.
Se olharmos parecenos que não e o suficente mas temos que lembrar que os atuais R1,55 (hum real e cinquenta e cinco centavos) multiplicado pelos mesmos 80.000 (oitenta mil) passageiros (por empresa) temos um total de R$ 124.000,00 (cento e vinte e quatro mil reais) SURPREENDENTEMENTE AO DIA e a quantia singela de R$ 3.720.000,00 (três milhões e setecentos e vinte mil reais) pouco não acham, e não podemos esquecer que temos que multiplicar por oito empresas então temos o número de R$ 33.480.000,00 (trinta e três milhões e quatrocentos e oitenta mil reais) e realmente temos que dar o aumento afinal com este dinheiro os donos de empresa não podem fazer nada.
Bem, a fim disto sinto a tristeza de entender porque os donos de empresa tem desde Procuradores de Municipios a sindicalistas querendo que eles tenham seus aumentos, afinal pode sempre sobrar como Bejani já dizia o "meu e na primeira"....
Valeu BEJANI você realmente fez escola e com certeza com isso você mais uma vez vai sair fortalecido.
E viva a democracia brasileira, onde as massas sempre pagam pelos caprichos de seus governantes.
E por mim acho que ao invês de ter greve dos trabalhadores do transporte deveria haver e uma greve da população.
Espero sinceramente que seja publicado, afinal entendo os momentos de publicidade que tais empresas fazem com V.S. e entenderia o motivo de não publicação mas entendo também que a população deve saber.
Em 1999, atendendo a pedidos de amigos, participei de uma chapa na eleição para o Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora. Fomos eleitos. Após algumas reuniões improdutivas e, constatar que uma grande maioria das pessoas que compunham aquela diretoria, ali estavam, só para terem estabilidade em seus empregos me afastei. O que posso afirmar é que hoje, passado dez anos, as pessoas que compoem aquele sidicatos são as mesmas, não houve nenhuma renovação entre seus membros. Há alternancia no cargo de presidente entre os do mesmo grupo. Confesso que neste grupo de pessoas, realmente, tem pessoas comprometidas com trabalhadores que representam, mas, são poucas. Aquilo não passa de uma grande Ditadura Sindical, onde meia duzia de pessoas se alternam no poder, não permitindo que novos grupos se elejam. É preciso urgentemente que haja uma mudança para por um fim neste regime.
Omar é o prometido LIVRO sobre as eleições?
Está havendo algum problema?
O Custódio e seu advogado o ratão do Nilson Leão estão te processando?
Por favor nos revele o seu livro, aqui mesmo no blog.
Fernando
OMAR A CIDADE PAROU!
Onde está o ELEITO ?
Fernando
Gostaria de citar a paralização de ônibus,que acontece em jf. O sindicato diz que é por reajuste para os motoristas, os motoristas dizem que querem tirar beneficios, tiket refeição. Mais no fundo o usuário sabe que o que eles querem no fundo é o aumento da passagem. Claro! Um trasporte publico de qualidade já é urgente em juiz de fora só não ve quem não quer que a comissão de representações viciadas, astrasp e Ltada. Agem de acordo com os interesses dos agentes particulares especuladores do serviço de trasporte publico.
Desculpe a mudança de assunto, mas quero deixar registrado neste blog meu descontentamento com a tal "greve" de onibus, sabidamente liderada pelos empresários do transporte em Juiz de Fora e muito provavelmente apoiada pela prefeitura. Não seria o momento de precionarmos nossas autoridades para apressarem o processo de licitação e permitir transporte alternativos? Se está tão dificil para os atuais chefes da máfia de transporte, quem sabe ajude se tiverem concorrentes mais competentes?
Enquanto trabalhadores sustentam os sindicatos, teremos os sindicalistas profissionais, que não largam a "teta" por nada desse mundo.... alí é muito mais fácil se dar bem...O Brasil e o Sindicalismo Brasileiro não são sérios!!! é tudo um faz de conta!
Caro Omar, hoje ao ver o caos urbano que se instalou em Juiz de Fora fico me perguntando: Cadê o Prefeito que em suas promessas de Campanha disse que ia abaixar o preço das passagens de ônibus.? E o que vimos é; dois meses de governo e trêa aumentos. Do IPTU, da água e, agora, a tentativa de aumentar o ônibus.Uma perfeita combinação com os empresários, ao ponto dos motoristas e trocadores declararem ao reporter da TV Panorama que queriam trabalhar,mas foram impedidos pelos empresários.
Eu tenho uma proposta simples e objetiva: A abertura de licitação para a exploração do transporte coletivo, anunciada pelo Ex-Prefeito José Eduardo. Já que as empresas estão insatisfeitas com as tarifas atuais e reclamam que estão tendo prejuizos, penso que essa seria uma excelente solução.
E aí Omar,
não vai fazer nenhum comentário sobre o aumento da passagem de ônibus que os empresarios de Juiz de Fora quer com o opoio do prefeito custódio?
Omar,
Sou usuário do serviço de transporte urbano de Juiz de Fora. E, sendo morador de bairro acabamos por conhecer motoristas e cobradores de ônibus. Eles são pais de famílias, estudantes e guerreiros. E, fiquei sabendo que os empresários, que pagavam mesadas ao BEJANI.Tiraram-lhes alguns benefícios, visando aumentar seus lucros. Isto posto, SERÁ QUE O DU BIGODE VAI FINGIR UMA NEGOCIAÇÃO OU VAI ABRIR UMA LICITAÇÃO???? Omar, você nos deve esta análise!
Olho aberto amigos SERVIDORES da PJF. Não vamo dar MOLE pr'esse BIGODUDO nas negociações. Abra os olhos Cosme
Procura-se um lider
A caracteristicas e aquele q percebe os erros e o corrige imediatamente,de tanto treinar as vezes percebe o erro antecipadamente.Entao a vida e feita de erros corrigidos e a pessoa q procede dessa forma evolui bastante,podemos observar q o piloto do aviao corrige a rota constantemente para chegar ao destino de forma normal.Nos precisamos de uma referencia regional p alavancar as proposta de forma simples e efetiva.Este processo necessita ser antecipado p formacao de opiniao e direcionado p evitar que um forasteiro apreça apoiado pelo capital do contribuimte e roube a oportunidade da zona da mata ter um representante q atenda seus anseios,ate breve,Agostinho.
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