quinta-feira, 19 de março de 2009

Lembrai-vos de Santa Tereza

Não há quem possa permanecer indiferente diante do prolongado drama que vivem moradores de Santa Tereza, que há mais de ano viram desmoronar suas casas, sem que até hoje a Justiça, os técnicos e o poder público cheguem a um entendimento sobre as responsabilidades no acidente. Num fato lamentável, que só não foi mais doloroso porque não houve vida sacrificada, há alguns aspectos que deviam ter figurado no primeiro plano das preocupações das autoridades, sendo o primeiro a necessidade de serem agilizadas as providências para dar atenção aos moradores, que de um momento para outro viram-se sem o teto. E só quem passa por esse dissabor pode avalia sua dimensão. Penso que, por essa razão, entre outras, seria bom que o prefeito chamasse a si a missão de fazer com que as providências sejam agilizadas, a partir de uma definição clara em relação a laudos e deduções geológicas que não correspondem às experiências e conhecimentos dos moradores. O interesse da prefeitura, se realmente houvesse, teria levado a uma solução o impasse que se arrasta.

E qualquer que seja o ângulo por onde se observa o problema, venham de onde vierem as responsabilidades, aos prejudicados cabe o direito à indenização.

É um aspecto da questão. O outro, é que o que ocorreu em Santa Tereza, depois de casos semelhantes em outros bairros, em diferentes tempos, precisa ser tomado como uma advertência, porque não estamos a salvo da repetição de problemas desse tipo. Observe-se, para tanto, a composição geológica que temos na zona urbana, altamente propícia a perigosos deslizamentos. Não seria demais reclamar do poder público uma política permanente de avaliação das áreas passíveis de acidentes.

O drama de Santa Tereza não pode ser em vão. Mas também não pode ser esquecido.

16 comentários:

Anônimo disse...

Suspensão de obras:

o prefeito teria dito, durante viagem a Brasília, que "o pessoal de Juiz de Fora" não quer que o restaurante seja construído no terreno da Rua Halfeld, onde já foi feita a fundação."não será possível dar continuidade aos procedimentos de construção do Restaurante Popular de Juiz de Fora, durante o exercício de 2009". Rodrigo Mattos, justificou"Como a Prefeitura tem que subsidiar as refeições, isso custaria em torno de R$ 2 milhões a R$ 2,5 milhões por ano".Wanderson Castelar (PT) acusou a administração tucana de fazer uma "condução partidarizada da política social, de olho nas eleições de 2010". Rodrigo rebateu, dizendo que "não é da essência de Custódio partidarizar as questões do município"

Que prefeitinho horroroso pior que este não existe outro, ate Bejane é melhor, imagine se este cara cumprirá alguma promessa de campanha se nem mesmo com verba já depositada ele recusa fazer. Teremos quatro anos de muita paralisia nesta cidade é esperar pra ver.Quanto ao pessoal do bairro Santa Tereza, comecem a montar guarda na porta da casa do dito cuja e na prefeitura, pintem a cara chamem a imprensa e mostre suas indignações. Pimenta no olho dos outros é refresco.

Lélio.

Anônimo disse...

houve um acordo do custodio com os donos do hospitl alberte sabim para emcobrir a coisa o custodio levou uma grana preta por fora,deu ate de presente para a filha um aprtamento no rio de janeiro.

Anônimo disse...

QUE SAUDADE DO BEJANI ROBAVA MUITO MAIS FAZIA ALGUMA COISA.

Anônimo disse...

O SECRETARIO DE POLITICAS SOCIAIS DO MUNICIPIO JA SE PRONUNCIOU SOBRE O CASO DISSE AOS SENHORES MORADORES QEU O PROBLEMA E DE SANTO.QUE ELES RECLAMEM COM SÃO PEDRO.SE O PROBLEMA FOSSE DE SANTA,ERA COM ELE NESMO.E NO MAXIMO QUE ELE PODE AJUDAR E ALGUM RAPAIZINHO SARADO DA COMUNIDADE.

Anônimo disse...

A SECRETARIA DE POLITICAS SOCIAS DO MUNICIPIUO VIROU UM RELIS REPASSADORA DE DINHEIRO DOS PROGAMAS SOCIAS DO LULA,NÃO FAZ MAIS NADA,AONDE SE VIU TRAZER UMA PESSOA QUE NÃO CONHECE NADA DA CIDADE COMO SECRETARIO SO VINHA AQUI NA EPOCA DO MIS GAY.

Anônimo disse...

a elite tucana virou as costas para os pobres do bairro santa teresa,custodio vendeu o bairro aos donos do hospital alberte sabim para ser o jardim do hospital.

Anônimo disse...

nos moradores do bairro santa teresa pedimos ao secretario de administração,saude e governo victor valverde que nos ajude cso contrario não votaremos em sebastião helvecio para prefeito em 2012

Anônimo disse...

Omar, o prefeito não está olhando nem para o Centro da cidade - o que dizer então dos bairros?

Você já viu como o Centro da cidade está uma porqueira? Já reparou?

Convido a você também, leitor deste espaço democrático, a começar a reparar as ruas centrais (que sempre primaram pela impecável limpeza).

Repare o Parque Halfeld; vá ao calçadão; a Getúlio Vargas... Vá aos bairros para constatar a "beleza" de sujeira em que o prefeito do lixo transformou a nossa Juiz de Fora.

A sujeira (no mais amplo sentido da expressão) é o mais claro sintoma da falta de comando e do descaso como a coisa pública.

E isso é só o começo, meus caros... Muita paciência porque ainda temos pela frente mais 45 meses de descaso e incompetência.
Até lá, quando acordarmos deste pesadelo, vamos concluir ebasbacados que a cidade andou de marcha a ré.

E aí, Todinho!? Será que, de uma hora para outra, desapareceram os garis da cidade? Ou estariam todos eles ocupados no treinamento para cuidarem exclusivamente a sua mansão?

Obrigado, prefeitinho, por mais esse bela cusparada na cara dos seus eleitores.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ola Omar, meu nome é Marco Teixeira eu administro e desenvolvo materias para o site www.santatereza.wordpress.com, que se tornou um veículo para os moradores do bairro e a Associação de Moradores ( moro aqui em Sta tereza ), gostaria que vc pudesse divulgar nosso end e o principal, se possivel, envir a sua opinião sobre esse assunto que gostariamos de publicar, interessa ?
Meu email é jfmarko@hotmail.com
www.santatereza.wordpress.com

Abraços e sucesso.
Por favor não publique este!
Marco Teixeira

Anônimo disse...

O Anônimo do dia 21 de Março de 2009 23:37, fez uma verdadeira demonstração política para o governador e seu vice aqui neste blog. Deve ser o próprio M.G. via anonimato. Omar este comentário não tem nada haver com nossa proposta, deveria ser apagada estão querendo promover políticos que sujou nossa cidade e desonrou nosso povo. Apague pelo amor de deus.

Lélio

Anônimo disse...

reldbEngano seu Sr Lélio, por ser exatamente contra tudo que tem sido feito na cidade é que postei um comentário, pra verificar e torcer para que o espírito crítico do JuizForano aflore e que ele perceba o quanto a Assistência Social está comprometida aqui na nossa cidade, o que é direito do cidadão, virou política partidária. O desmanche na Assistência Social foi tanto que findaram diversos programas sociais do município, ignorando as característica e demandas da cidade. Além do mais houve uma intenção de tirar o brilho e o profissionalismo da AMAC, terminando com a sua Assessoria de Impresa, o seu Departamento de Planejamento, ou seja, ela não mais pode divulgar suas ações, nem planejar e acompanhar seu desempenho, estando sempre subjulgada aos mandos e desmandos da Secretaria de Política Social, o tal cara quer mandar em tudo e hoje é preciso deixar público que a Secretaria de Assistência Social só existe porque existe o pessoal da AMAC trabalhando, irregularmente. Nunca uma ONG pode ceder seus funcionários para o setor público.
Não entendi realmente Lélio o seu comentário, sugerindo que tirasse o que escrevi do ar.... jamais confunda alhos com bugalhos, por favor.

Anônimo disse...

pegar carona na epoca de eleiçao e facil sr omar, porque voce nao foi la quando era candidato a prefeito

Anônimo disse...

OMAR, PARE DE FALAR E CRITICAR OS OUTROS. CHEGA. ESSE SEU BLA BLA BLA JÁ ENCHEU. SUA POLÍTICA É SÓ CRÍTICA. COMO CANDIDATO A PREFITO FOI UMA CATÁSTROFE. VOCE ACHA QUE O POVO QUER PARA GOVERNAR SUA CIDADE PESSOAS QUE SÓ SABEM OLHAR PARA OS DEFEITOS DOS OUTROS? CADÊ SEUS PROJETOS? DE CONVERSA FIADA ESTAMOS CHEIOS.CADÊ SERIEDADE, PROJETOS, PLANOS...VC JÁ ERA!!!

sandro a. disse...

omar ,ajude santa tereza pois voce so aparece na epoca de eleiçao, queremos pessoas que realmente se envolva com a comunidade ,aqui no santa tereza estamos com bruno siqueira e noraldino, vereadores que realmente estao fazendo mais pelo bairro do que esses infelizes deputados da nossa regiao.

jairo fonseca disse...

santa tereza tem pessoas que realmente se procupam com o bairro de uma forma geral, basta ir nas reunioes da associaçao e todos irao ver diretores falando de varios problemas que acontecem na cara de todo mundo e ninguem toma providencias basta citar a invasao do campo do ferroviario ao lado do tupynambas por um dono de imobiliaria e a prefeitura nada fez mesmo com tantas denuncias feitas pela associaçao,agora queremos aquela area para construçao de um centro social do bairro,disse o diretor da associaçao sidenilsom ,e ele tem toda razao,vai procurar terreno no ceresp antonio dias seu lugar e la.