segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CIRO GOMES: O PLANO B DE LULA. OU PLANO A ?

Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

O Deputado Federal Ciro Gomes, 51 anos, já foi Ministro da Fazenda, da Integração e ex Governador do Ceará por dois mandatos. Currículo não lhe falta para postular ser Presidente da República. Ontem, no programa Canal Livre da Band, Ciro confirmou que é, pela terceira vez, candidato a Presidência .

Dos presidenciáveis, eu admiro dois, por suas trajetórias e consistência intelectual, ou seja, por possuírem, ambos, projetos para o Brasil e, principalmente por conhecerem os principais motivos que emperram o desenvolvimento socio-econômico brasileiro, a começar pelo conservadorismo que domina, historicamente, a elite brasileira. São dois homens preparados e com coragem para mudar o nosso país. Refiro-me a Ciro Gomes e a Cristovam Buarque.

Resta saber se terão espaço na próxima eleição. Se terão apoios e estrutura partidária para poderem ser competitivos, o que hoje, pelo PSB e pelo PDT é tarefa quase impossível.

Esse é o mesmo dilema de Marina Silva: "to be or not to be". Ela sabe que o PV não tem estrutura partidária para uma campanha nacional. Em outras palavras, uma candidatura à Presidência da República só se viabiliza com coligações e, por consequência, muito dinheiro e muito tempo de TV. Por enquanto, nenhum dos três pré candidatos que cito, apresenta essas credenciais, mesmo possuindo, os três, presença e discursos com ressonância nacional. Mas insuficiente para entrar no páreo.

Por sua coerência e fidelidade ideológica aos seus dois mandatos, Lula, tem, em Ciro Gomes, uma "reserva técnica ", digamos assim, caso o nome de Dilma não decole. Além do que, sejamos sinceros, é dificil conseguir um candidato dentro do PT. Patrus? Seria massacrado em São Paulo e Sul do País. Palocci? Sua saída do governo, pelos motivos que conhecemos lhe colocaria dificuldades quase que intransponiveis. Portanto, dificil a situação no PT.
O Presidente sabe muito bem, que seu prestigio é pessoal e não partidário. Ou seja, com PT ou sem PT, Lula é, e continuará sendo, o maior fenômeno politico da história do Brasil.
Ele sabe também que todo esse prestigio não significa poder de transferência de voto. Principalmente pelo fato do Partido dos Trabalhadores não possuir em seus quadros um candidato que desponte, que sobressaia no cenário nacional e que, principalmente, seja competitivo.

Lula já perdeu muitas eleições, subindo em palanques de candidatos do PT ou de candidatos da base aliada. Exemplos? Falemos de um caso que Lula não só impôs, apostou, fez campanha e colocou seu nome em jogo: a candidatura de sua amiga MARTA SUPLICY ! Candidata a Prefeita de São Paulo, saiu na frente em todas as pesquisas. Resultado final? Perdeu para o DEM ! Ou seja , perdeu para os tucanos de São Paulo. Perdeu para José Serra ! E olha que estamos falando de eleição que aconteceu ano passado!

Exemplo menor? Campanha para o Senado em Minas: Lula subiu no palanque do candidato da base aliada, pediu voto, no palanque e na televisão para o "companheiro" Nilton Cardoso (que recebeu também o apoio de vários petistas de Juiz de Fora...) ! Deu no que deu... E tantos e tantos outros exemplos que poderia citar.

Portanto, não é tão fácil assim, como pensam alguns, achar que Lula elege quem ele quiser. Não é verdade. E se lançar um nome "que não pegue", o PT perde as eleições para os tucanos , e Lula será o responsável, ao colocar sua sucessão como um plebiscito, isto é , Lula ou PSDB ? O PT/Lula, quebram a cara.

Junto com o prestigio de Lula , e a organização partidária do PT, é preciso um NOME ! Não somente uma candidatura, mesmo que lançada e apoiada pelo Presidente mais popular da história do Brasil. Só um nome, como vimos, Lula e o PT não ganham as eleições.

Daí, porque, eu acredito que Ciro Gomes possa ser uma grande e efetiva alternativa para o Presidente. Experiente eleitoralmente e preparado para o embate, o paulista e ex Governador do Ceará, tem todas as possibilidades de ganhar a disputa com José Serra.

Mas Ciro tem contra ele, a maior e a mais expressiva parte da elite brasileira, sobretudo a paulista e a mineira. Não o suportam (conheço um politico em Minas com o mesmo problema...). Principalmente os banqueiros e os grandes grupos empresariais que vivem do orçamento e das benesses do Estado e, por isso, querem que o Brasil continue sendo um país de economia oligopolizada. Em outras palavras, só para eles.

Aí reside a resistência ao seu nome, ou seja a antipatia dessa oligarquia , e enormes dificuldades para superá-las. Lula também as tinha . Conseguiu eliminá-las , administrando de forma eficiente as finanças (e muita sorte) , com certeza, mas principalmente fazendo acordos, mesmo que espúrios, para ganhar as eleições e governar esse imenso país.

Resta saber se Ciro irá compor com essa elite econômica e politica para ganhar as eleições, e se Lula vai acreditar em sua viabilidade . Eu acredito que sim. Ciro vai "ser o homem". Podem anotar.

23 comentários:

Camuflados disse...

Parece que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deu conta de que a tendência do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) é mesmo disputar o Palácio do
Planalto em 2010. Talvez ainda venha a acontecer, dependendo da evolução da corrida eleitoral, uma tentativa de fazer da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a candidata única de todas as forças que apoiam Lula.

O presidente tem uma carta na manga. Tentar emplacar Ciro como vice de Dilma. Mas é uma articulação complicada, porque dificultaria muito a aliança formal com o PMDB, partido que deseja a vice para oficializar o apoio à candidatura presidencial da ministra.

A prioridade política de Lula é a aliança com o PMDB. Motivos: tempo significativo no horário eleitoral gratuito e a estrutura do partido mais enraizado no território nacional. Transformar a eleição presidencial numa disputa plebiscitária vem em segundo lugar.

A hipótese de vice de Dilma,como já dito, isso dependeria de uma concessão que o PMDB hoje não está disposto a a fazer.

Neste cenário, Ciro acredita que poderá ocorrer com ele o que aconteceu com Lula em 1989. Naquela eleição, parte da esquerda queria que o petista apoiasse Leonel Brizola, então candidato do PDT. Brizola parecia uma opção mais realista, com mais chance de ser aceita do que o ex-líder sindical barbudo visto pelos empresários como bicho-papão.

Lula não cedeu. Por uma pequena diferença em relação a Brizola, foi para o segundo turno contra Fernando Collor de Mello, à época no PRN.
A candidatura de Ciro tende a tirar votos de Dilma no Nordeste, o principal celeiro da popularidade presidencial e, portanto, fundamental para a preferida de Lula. Na cabeça de Ciro, que interpretou assim algumas pesquisas, Dilma não vai decolar como o presidente acredita.

Restaria ser candidato a contragosto do presidente. Se o plano de voo der certo, viraria o candidato de Lula no segundo turno. E teria, então, boa chance de derrotar a oposição.

Anônimo disse...

COMO DIZIA BRIZOLA A BRASIL PRECISA DE UM CHOQUE DE EDUCAÇÃO E CRISTOVAM BUARQUE NOS DIZ QUE EDUCAÇÃO É CAPITAL, É DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E DIGO EFETIVO, O BRASIL PRECISA DE EDUCAÇÃO MORAL,CÍVICA E CULTURAL.

contribuinte disse...

AINDA EXISTE COMPETÊNCIA EM ALGUNS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

Coisa rara de se ver, aconteceu essa semana em JF.
Após meses, implorando o corte de arvores, completamente abandonadas, pela direção do Departamento de Podas da Empav, tendo na pessoa do intolerante e grosseiro diretor José Walter, um interlocutor mal educado e com pouquissimo preparo para a função que exerce; que ao invés de se portar como um funcionário público, coloca-se como um pedante diretorzinho, de meia tijela.
Não tendo competência suficiente para resolver os problemas inerentes ao cargo, prefere reclamar da falta de pessoal a cumprir a sua obrigação, diga-se de passagem paga pelo meu dinheiro de contribuinte de IPTU.
Mas não é que entre as grosserias do dito diretorzinho, surge a figura do bom, e nobre funcionário Mauricio, que com toda boa vontade, contornou a má administração e incompetência do seu chefe, resolvendo o problema quase imediatamente.
Vale a pena lembrar que as arvores em questão estão a pelo menos dois anos sem poda. E ameaçavam cair sobre as casas.
Parabéns ao Mauricio da Empav, por ser uma pessoa gentil, de bom carater e que mesmo não sendo chefe, conseguiu com sua competência e amor ao oficio, resolver um problema tão grande para um diretor, que sem condições profissionais senta-se no sua alto de sua arrogância e empáfia.

OMAR PERES disse...

Empresas que forma embora de JF

A Paraibuna de Papeis é um exemplo emblematico. Empresa gereadora de centenas de emporego, financiada pelo BDMG, égenuinamente juizforana, com seus controladores residindo na cidade.

Mesmo assim, por decisão lógica, melhores instrumentos de politica tributária, decidiram ir para a vizinha Sapucaia-RJ, distante 70 km de nossa cidade.

Poderia citar dezenas de outras. Mas acho mais fácil, você perguntar na Prfefeitur e FIEMG REGIONAL -JF. Eles estão ainda melhores informados que eu.

Omar

Júlio Sarchis disse...

Omar, vou aproveitar o espaço para uma reclamação que nada tem a ver com o tema aqui postado.
É o seguinte:
Como é sabido pelos que acompanham o blog, sou Tupi até morrer, e ainda busco a incentivar Sport e Tupynambas sempre que os mesmos jogam aqui, pois acredito que a volta dos dois ao profissionalismo é importante para a cidade ser mais divulgada na midia nacional.
Porém o que está me aborrecendo muito é a conduta dos nossos diretores, policiamento, corpo de bombeiros, e aqueles engravatados que tem muita grana, mas para pagar jogo do Tupi não pagam de jeito nenhum, e ainda tem o previlégio de colocar seus carros no estacionamento interno do estádio Mario Helenio (basta uma carteirada). Nosso corpo de bombeiro que tá fazendo tudo para prejudicar o Sport (já prejudicou), não está vendo um caso sério e perigoso que está ocorrendo no Mario Helenio, que é quando do término das partidas. O fato é que O administrador do estádio não vê, a policia não encherga, o corpo de bombeiro é omisso, os engravatados não tão nem aí pro povo e a coisa vai acabar em problema sério.
Ou seja: Terminada a partida os "responsáveis" (?) abrem apenas uma parte do portão central da entrada principal, por onde se escoa a maioria dos torcedores.
Isso gera um gargalo que dificulta o escoamento do pessoal. Os bonitinhos que não pagam para ver o Tupi, mas tem previlégio de colocarem os carros no estacionamento interno, simplesmente ignoram os torcedores que pagaram e querem sair com seus bólidos na mesma hora, jogando seus carros em cima de torcedores, buzinando, acelerando para intimidar e por aí a fora. Ainda tem um besta que coloca sua barraca de churros exatamente nesta saída.
Vou deixar aqui uma pergunta para esses profissionais .
Vocês que não fazem nada pelo nosso futebol, estão esperando acontecer uma tragédia na saida do estádio com alguem sendo atropelado, pisoteado, carro depredado para, aí sim, de vez enterrar nosso futebol com o impedimento de nosso estádio?

Ontem, por pouco a turba não se virou contra um Gol preto de Santos Dumont, cujo final da placa é 44. Pois o condutor parece que iria no enterro da mãe dele a julgar pela maneira que acelerava e jogava o carro em cima dos meros mortais.

Serviço de inteligencia dos bombeiros e da segurança do estádio: não seria mais simples abrir todos os portões e destinar um para saída de veículos? Ou só liberar a saída dos veículos quando o fluxo de pedreste diminuir a quase zero?
Ou será que para sair eles também tem direito a carteirada e causar um acidente (e como são pessoa "importantes" com certeza ficarão impunes)?

Juiz de Fora tá cheio de gente que só engana, na politica, na segurança, e na educação.

Coitado de nós!

Júlio Sarchis

bastidores político disse...

Nós assitimmos assistimos a entrevista de Ciro Gomes, na Band. E estamos trocando ideias a respeito do que foi dito, e principalmente nas entrelinhas.
Como é tendenciosa a maneira de conduzir dos jornalistas, as questões da política brasileira. E como fica clara em alguns noticiários a tendências desses aos tucanos. No entanto o Ciro "puxou a orelha" deles em alguns momentos. Um deles - ao invés de nivelar por baixo todo o clero do Congresso Nacional, apontar a porcentagem dos maus e bons políticos e revela - metade dos políticos ursufruiram da mamata das passagens aéreas, mas tem muitos que mesmo sendo praxe não fizeram uso de tal situação. E deu uma aula de jornalismo quanto fazer o povo pensar, e questionar e ter base de escolha.
É um político capaz, intelectual, porém com visão prática das coisas públicas.
Temos muito terreno pela frente no embate para formação das peças que serão manipuladas até a formação das chapas. O embate de 2010 levantará questões cruciais para as próximas décadas tanto polítca como estrutural.
Ciro faz aponta uma das causas do continuísmo das oligarquias, a apatia dos jovens nas decisões políticas, desencantados, sabem dos problemas via informatização, mas não tomam as rédeas para conduzir ao caminho da liberdade dessas amarras seculares da oligarquia e pragmatismo puro que comanda o país. Não toma para si o enfrentamento através dos debates participativos e de se colocarem a disposição na disputa eleitoral. Muito bem tecido essa analogia entre as formas estruturas da política brasileira.
Será o sucessor de Lula? Ainda não dá para afirmar isso, mas dificilmente Ciro ganharia as eleições, do ponto de vista do cenário atual. Como Marina não venceria, a não ser que a maioria dos votos, no caso o feminino se mobilizasse diante de sua persona.
O importante é abrir o debate, abrir o espaço, pois o neoliberalismo está construindo suas bases no modelo do clientelismo, cabresto eleitoral, barganha de cargos, troca de favores Brasil adentro. Cabe as forças opositoras desse ideal de poder construir suas bases, seus discursos, suas propostas de governo, e principalmente antenar com os fatores do século XXI, desenvolvimento sustentável sem metáforas, subterfúgios.
Eu e meu grupo estaremos todos juntos, não só na cidade mas em cada canto desse país no qual tivermos acesso, por algum vínculo, para não deixarmos o barco afundar.

Mike disse...

Marina Silva é boazinha, mas não presta para ser presidente. Vou explicar por que...

Proba e honesta, Marina serviria para comandar um convento ou no máximo o Projeto Tamar, mas nunca um cargo em que a pessoa (mesmo sem querer) tem que se cercar de cobras, víboras e jacarés por todos os lados. Mais ainda, num cargo importante a pessoa precisa saber mensurar as reais necessidades da coletividade. Vale lembrar que Marina Silva, como ministra do meio ambiente, travou centenas de projetos relevantes por fatores pequenos facilmente contornáveis. Exemplo: para não incomodar os bagres em seu período de reprodução, travou a construção das usinas de Santo Antonio e Jirau, no rio Madeira.

Agora, eis o motivo principal: o PV nacional (a exemplo do PPS) virou legenda de aluguel do PSDB. O Omar, que sofreu na carne o peso dessa "aliança" espúria (foi gravemente traído pelo PV nas últimas eleições), sabe muito bem do que estou falando. E sabe quem foi o cérebro da entrada de Marina no PV? O José Serra. A estratégia é simples: Marina disputaria o mesmo eleitorado de Dilma, ou seja, tiraria votos da candidata do Lula no primeiro turno; e num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, adivinha quem a Marina vai apoiar, ou melhor, quem a Marina vai ser obrigada a apoiar?

Até o momento, a estratégia está dando certo: José Serra mandou o PV tirar a Marina do PT para colocá-la como cabeça de chapa; em seguida, mandou o "imprensalão" (Veja, Folha, Globo e Estadão), que está na sua mão, dar irrestrita repercussão ao fato e, mais ainda, vender a imagem de Marina como uma espécie de Madre Tereza de Calcutá.

A Marina é tão ingênua que até hoje não percebeu que está sendo usada...

Anônimo disse...

Tem políticos que estão sempre comentendo os mesmos erros, não conseguem sair do círculo, por mais chances, poder de recursos, que tenham. Falta estratégia, e visão em conhecer o "pulo do gato".
Certo dia ouvi de um político que não admiro, um dos Andradas, questionado por jornalista, qual segredo que ele tinha que o fazia vencedor nas urnas, ele respondeu que isso não podia revelar, era o pulo do gato.
Eu conheço um desses segredos, não é nada virtuoso, mas o leva a cadeira que deseja.

OMAR PERES disse...

Bastidor politico,

Gostei do post. Gostaria ainda mais, se você se indentificasse! Voces podem ajudar o país. E muito.
Omar

Anônimo disse...

Mike desculpe, mas Marina, veio de um estado natural, da selva brasileira. O Brasil tem muitas diferenças, o pensamento, convicções de um piauense, é muito diferente de um carioca, paulista, mineiro. O olhar da gente do amazonas, é bem diferente do nosso olhar. A vida flui de forma que a percepção leva a essa gente ter consciência de totalidade, de forma de vida que não destrua as outras formas, de lutas. A vida no amazonas é de sobrevivência, dura, mas linda ao mesmo tempo.
Eu conheço o norte, do Brasil, conheço as fronteiras entre a vida urbana e a vida natural dos povos amazonenses.
Marina nasceu pobre, permaneceu sem educação formal até os 16 anos de vida, estudou e se apaixonou pela política e se tornou com poucos recursos e muita garra uma vencedora na política e nas urnas. No Brasil tem admiradores por toda parte. Suas bandeiras passadas e atuais são de olhar futurista, e não podemos de forma alguma dizer incabíveis para o milênio.
Mike, dizer que ela está para convento? Convenhamos que é um absurdo isso. Nunca vi ela pregar religião, ou mesmo favoritismo por um credo ou outro, se o faz desconheço. Ela não é promiscua, não vive de luxúrias etéreas que o tempo leva num piscar de olhos.
Ela é intelectual, vivida, guerreira, sabe o que quer, e não teme tomar decisões, mesmo que isso possa aborrecer, injuriar alguns, foi o que ela fez, saiu do PT, do convívio dos amigos, do prório presidente Lula, para assumir uma luta.
Não sei se votaria nela, vai depender do grupo que estou, devo fidelidade, e pode ser que ela não seja escolhida por mim e por nós. Mas certamente será de muitos.
Confundir política com vida pessoal é um desparate no cenário brasileiro, mas a Marina nada deve a sociedade em termos morais.
Pior se fosse um homem amando publicamente uma mulher travestida, não é? Ou um pedólfilo? Ou um dom ruan perdido em seus amores infinitos e "frugais"? Certo que eu e você conhecemos bom número de políticos dessa estirpe, não é?
É possível que tenhamos escolhi nas urnas um desses em algum tempo de nossas vidas.

Anônimo disse...

TAVARES DISSE.....

No Paraná temos um Juiz Cego,exercendo suas funções normalmente,enquanto nosso Presidedente perde um dedinho e se aposenta,este é o nosso Brasil.

Anônimo disse...

Ao Sr. Omar

Minha consciência política, estruturais, e organizacional vem de muito longe e de muito tempo, mas não acredito que identificar-me agregaria alguma coisa.
Pessoas como eu falam, escrevem e até participam da política como ideal, uma forma, uma atitude, não com intuito primeiro de ocupar um cargo, mas para fazer o questionamento do que estamos fazendo com um país como este. O Brasil é o melhor país do mundo para se viver, para se fazer algo, no entanto por causa de um número de políticos corruptos estamos naufragando, nessa empreitada.
Agradeço de coração sua inteligência para observar meu comentário.
O que posso dizer é que o sr. conhece meus pensamentos, meus ideiais, e o quanto luto contra a corrupção e pelo povo, junto a muitos.
Sou feliz só por poder falar alguma coisa que faça alguns pensarem e quem sabe tomar decisões e lutar pelo nosso Brasil.
Que o sr. ame nosso país sempre!
Porque nós amamos muito esse chão, esse planeta, e a humanidade para ficarmos calados e inértes!

Anônimo disse...

PERGUNTA AO SENHOR OMAR.

LI NO SEU BLOG - SOBRE A POSSE E NOVOS COLEGAS DE SEBASTIÃO HEVÉLCIO DIA 19/09/09 10:23H A INDICAÇÃO PARA UM COMENTARISTA DE UM ENDEREÇO DE E-MAIL.

jfcontracorrupcao@gamil.com

É verdadeiro? Pois passei um e-mail e voltou dizendo que o e-mail não existe.
No mundo virtual pode acontecer de alguém postar no seu Blog dando endereço de e-mail e não estar esse endereço ligado a sua equipe.

OMAR queira dizer se é verdadeiro esse endereço.

Mike disse...

Ao Anônimo das 13:04 (até agora não entendo por que postam com o nome "Anônimo)...

Sua resposta ao meu post foi elegante. Porém, em nenhum momento o meu post foi desabonador à vida pessoal de Marina Silva. Muito pelo contrário. Releia o meu post e você constatará que reservo respeito à Marina. Eu tb admiro a origem pobre da candidata do PV e suas vitórias sobre as adversidades da vida.
Agora, dizer que ela não presta para ser presidente não é desrespeito algum. "Prestar", no caso, tem o cunho de "servir", "render", "ter proveito". Olha no dicionário.

Você disse: "Mike, dizer que ela está para convento? Convenhamos que é um absurdo isso. Nunca vi ela pregar religião, ou mesmo favoritismo por um credo ou outro, se o faz desconheço."

Respondo: desculpe-me a franqueza, mas acho que vc. está um pouco mal informado acerca da candidata do PV. Marina mistura sim (e muito) religião com política; e funde fé com ciência. Ela defende até a teoria criacionista (negação da teoria darwinista) e seu ensino nas escolas. Quem está falando isto não sou eu, mas a própria revista Época (leia-se Globo). Ressalte-se que a reportagem da Época saiu em maio de 2008, portanto antes de Serra mandar o PV cooptar a Marina e tb mandar o "imprensalão" falar só coisa boa sobre ela. Confira a reportagem neste endereço:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81345-6010-506,00.html

OMAR PERES disse...

JFCONTRACORRUPCAO@GMAIL.COM (tudo em minuscula)

NÃO SEI SE ESSE BLOG OU SITE, EXISTE, E NÃO TENHO A MENOR IDEÍA DO QUE SE TRATA. POSTEI POR ACHAR SIMPATICO DIVULGAR IDEIAS DE TERCEIROS, DADO QUE DEFENDO A TESE DE ABSLUTA LIBERDADE NA INTERNET, QUE SERVE, PRINCIPALMENTE PARA ESSE FIM, OU SEJA, A DIVULGAÇÃO DE PENSAMENTOS, MOVIMENTOS E POSIÇOES POLITICAS.

MAS VOU PRESTAR MAIS ATENÇÃO...

Omar

JF CONTRA A CORRUPÇÃO disse...

EXISTIMOS SIM
ESTAMOS NA LUTA
VAMOS FAZER O OMAR GANHAR ESSA ELEIÇÃO
JUNTEM -SE A NÓS
A BATALHA SERÁ ARDUA, MAS A VITÓRIA SERÁ DOS QUE LUTAREM COM MAIS CORAGEM.

Anônimo disse...

Ao Mike,
Sobre anônimo, uso pois é um dos itens a escolher no Blog. É muito usado em sites de interação até mesmo jornalístico, Blogs, páginas, etc... No Brasil e exterior. Interessante o elogio, sobre meu post ser no tom elegante.
Voltando ainda a Marina, sim sei que ela professa o cristianismo, e como tal a teoria criacionista. Acredita em alma. Em Deus.
Eu confesso que amo as Leis da Ciência, e acredito que nesse século a engenharia genética, através do genoma, e no decorrer decifrar os códigos genéticos iremos chegar a um ponto que irá apontar as matrizes que deram origem a existência do Homem. E muitas outras formas de vida.
Entretanto no meu ponto de vista acredito em alma, em essência, e por experiências em situações inusitadas, hoje tenho convicção de que a morte total nem existe, apenas um desligamento desse meio denso existencial.
A teoria evolucionista de Darwin não é de todo no meu parecer descartável. Mas não é a concepção geral do entendimento humano. Tento encontrar Deus em algum lugar mais poupável por aqui, e o lugar seria a religião. Mas essa é gerida por Homens.
Marina com certeza encontrou Deus em si, e na sua cultura tão rica. Cheia de mistérios. Os nativos amam a Deus e aos entes da natureza. Depois há a influência do catolicismo que se junta a essa cultura, mesmo criando confusões e aculturalismo, a fé está presente.
Posso citar algumas culturas que não aderem ao darwinismo, cristianismo, hinduísmo, judaísmo, budismo,islamísmo. Algumas seitas como candomblé, umbanda, kardecismo, maçonaria, rosacruz amorc, templanários, seguidores da cultura celta, druídas, seguidores de oshio, e ficaria aqui numa interminável lista.
Endendo suas colocações, sei que não foi depreciativa a pessoa da Marina. As vezes a rapidez do pensamento e da digitação num espaço de blog as sentenças parecem truncadas, mas não são intencionais.
Com Mike, a fé e a construção do pensamento lógico, e estratégia política não andam tão distantes como parecem. Aliás o que está faltando nos políticos de nossa modernidade, é vivenciar a fé, e praticar o bem que a fé nos estimula. Vc pode acreditar que um cidadão como o Bejani no caso de Juiz de Fora, tenha alguma fé em Deus ou nos humanos? Ele dizia professar o catolicismo e saiu com uma santa nas mãos para se eleger, depois ele se aproximou de uma seita que se diz evangélica, a igreja universal, tão questionada, e lançou candidatura a prefeito com vice dessa seita, depois foi aceito na maçonaria do Rio. E mais tarde estava renunciando mandato por detrás das grades de uma penitênciária. Onde está a fé?
Quanto aos homens que andam na luxúria passo contrário de Marina, temos isso em toda mídia nacional. Renan se envolveu com uma mulher, teve filho, estando casado, prejudicando seu mandato de senador. Em Minas temos um personagem que pretende vir a presidência, que foge ao modelo exemplar de família. Poderia ficar aqui tecendo comentários sobre isso, tb.
De forma alguma vi em seu posicionamento algo negativo, apenas fui em defesa de Marina, mesmo não sendo sua eleitora até o dado momento.
Escreva sempre dê suas opiniões o Brasil carece muito de pessoas que falam, e manifestam suas ideias.

bastidores político disse...

Excelente o post sobre Ciro Gomes, muito objetivo e analítico.

fedoceo disse...

Boa noite Omar, esta é uma discussão oportuna pela qual não posso deixar de dar minha humilde opinião.
Ontem eu também acompanhei toda a entrevista do deputado federal Ciro Gomes, que mais uma vez deu um show de conhecimento de o que é construir políticas sociais e econômicas para que o nosso país avance ainda mais no ranking das nações desenvolvidas. Sem hipocrisia Ciro, chegou admitir o quanto é difícil tramitar um projeto de lei no congresso dizendo “quando cheguei ao congresso a 20 anos atrás tinha sonhos e projetos de transformar o pais, mas, ao longo do tempo pude ver que o imbróglio político muita vezes amarram as mão dos governantes”. Logo após esta afirmação ele comentou a respeito do poder que o presidente teria no congresso através de sua base aliada (pergunta feita pelo Mitre), se não seria a hora de mudar algumas leis? Ciro respondeu de forma brilhante, “primeiro alterar algumas leis é chover no molhado e depois se o presidente Lula cogitasse este tipo de reforma a imprensa cairia de pau dizendo “ai lá vem a turma do PT!”.
São tipo de políticos como este é que devemos ter comandando o Brasil, e para finalizar gostaria de parabenizá-lo pelo assunto em pauta e lançar de ante mão uma fortíssima chapa apoiada pelo planalto (Ciro Gomes Presidente e Cristovão Buarque Vice). Ai as perspectivas de que o Brasil estará entre as quatro nações mandatária daqui a 40 anos (BRIC), cairia para no Maximo 20 anos , isso se não for nosso querido Brasil a comandar a política mundial.
Sonhar é preciso pois só realiza algo aquele que sonha, pois Getulio Vargas, sonhou com um Brasil de política nacional desenvolvimentista. JK, sonhou com o plano de metas agora é a nossa vês de sonhar com um País forte, de justiça social e com educação para todos.
Douglas Fedóceo

Anônimo disse...

CIRO MASSACROU REPRESENTANTES DO PIG

Foi um vexame o que Boris Casoy, Fernando Mitre e Antonio Teles (quem é esse?) passaram ao entrevistar Ciro Gomes no Canal Livre.
Desinformados, ignorantes sobre o Brasil e sua história, preconceituosos, submissos a interesses inconfessáveis, um desastre!
Se o zé serra está dependendo desse tipo de gente para promovê-lo, acho melhor desistir da presidência o quanto antes.

Anônimo disse...

O Ciro Gomes,com os atuais nomes para disputar a presidencia em 2010 e disparado o melhor.Aecio e enganador,mauricinho,esta mais preocupado em colecionar modelos que administar o país,o José Serra tem suas virtudes,foi um exelente ministro da saude,mais o partido dele não ajuda,a Dilma e brincadeira do PT.Não tem carisma,e arrogante,e o pior,mentirosa.Não assume o que faz e o que diz,pratica aliais bem comum dos petistas.Portanto o menos pior na minha modesta opinião e o Ciro Gomes.

Zimbra disse...

Li uma vez que se você escutar o Ciro Gomes durante 15' ele te convence. Imagine ouvindo-o durante 2 horas. Resta dar-lhe razão, pois, numa analise mais criteriosa, faz sentido o que o danado diz
Não tive oportunidade de ver a entrevista. Imagino que tenha sido boa - como todas as entrevistas do Ciro.

Sobre a eleição do ano proximo, as hipoteses que imagino.:

Dilma x Lula - Se tiver respaldo politico

Ciro x Dilma ou vice-versa

Ciro x Jacques Wagner

O problema passa pelo acordo com PMDB que serah o fiel da balança no processo eleitoral brasileiro de 2010.

A voir..

Abraços

Zimbra

Lismel disse...

A Zimbra,

Sim é ver...

Ciro é capaz, e seria a pedra fundamental para sucessão de Lula, e para qualquer grupo político que desse avanços ao socialismo.
Voire o Ciro seria bem encaixado com a Dilma. O que não podemos é entregar de bandeja o Brasil ao PSDB e sua farroupilha (digo mendingos de pensamento, pois todos vomitam caviar enquanto os trabalhadores comem pedras)
Certain?