sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DEU NO FINANCIAL TIMES

O FT, como é também conhecido, é o mais importante jornal de negócios e economia do mundo. Hoje, exatamente , ele traz uma matéria colocando Lula lá nas alturas. Assinada por Jonh Rumsey, o texto afirma que o Brasil foi o primeiro país dos "BRICs a sair da crise que ainda afeta todo o planeta.

A foto de Lula sorridente em uma plataforma de petróleo, é emblemática: SUCESSO! FHC morre de inveja! Quem diria, o governo de um intelectual, professor, dezenas de livros publicados, não fez sombra ao que significa o operário Lula no cenário internacional. O Presidente Obama sabia muito bem o que estava dizendo quando afirmou: "Esse é o homem"! E é mesmo.

Morei por uma década fora do Brasil. Acompanhei a politica externa brasileira de perto, particularmente a renegociação de nossa dívida, sentando-me como negociador e representante de um banco brasileiro. Por tudo isso, por tudo o que vi e vivi, posso afirmar, sem medo de errar: NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS TIVEMOS UM PRESIDENTE TAO RESPEITADO E PRESTIGIADO NO MUNDO . E os tucanos morrem. De inveja.

FHC fez a maior doação de patrimônio público da história de uma nação. Não satisfeito com esse "crime de lesa pátria", seu governo, seus oito anos de atraso, ainda deixou o país mais endividado, câmbio subvalorizado, quase sem reservas internacionais etc. .Para não falarmos da forma como conseguiu o segundo mandato, golpeando a constituição. Disso os tucanos não falam. Criticam nosso sistema eleitoral, mas toda a crise politica que vivemos é consequência, exclusivamente, da reeleição criada para FHC.

Mas enfim, sem a "pirotecnia chavista", com dívida externa zero, maior produção de petróleo da história, distribuição de renda via bolsa família, inflação absolutamente sob controle , crescimento sustentado por uma sólida politica macro-economica etc. etc. , fazem de Lula o maior Presidente da história do Brasil.

E olha que não estou defendendo o Presidente. Só estou constatando os fatos. Ao contrário, acho que Lula tem feito muito mal também ao Brasil , por não discutir, dentre outros graves equivocos, politica com gente séria, com amigos do velho e honesto PT. Hoje, os companheiros de Lula são Collor, Sarney, Jader Barbalho, Renan etc. Lamentável.

Lula poderia ser um exemplo politico para as novas gerações. Exemplo ideológico e partidário. Exemplo de fé na democracia. ao ter ganho como ganhou. Saindo do nada, lá de baixo. Mas , como todos os políticos, Lula mudou. Agora só quer o poder. Só isso: quer o poder. Não importa o preço. O que importa é ganhar e mandar. Não importa que seja com Sarney, Lobão, collor, Renan etc.

Lula dá , às novas gerações, um péssimo exemplo como politico . Se juntando a essa gente, ele decretou o fim do ideal. O fim de um Partido, o fim dos partidos, o fim dos ideais.

Uma pena. Poderia ser muito melhor. Muito melhor.

PS. Hoje o Arminio Fraga, ex presidente do Banco Central do Brasil afirmou que " as taxas de juros poderiam cair ainda mais, se não houvesse pressão dos gastos públicos". Interessante, pois nos Estados Unidos, desde 1929, nunca se gastou tanto sem lastro (aumento da dívida pública por meio de subsídios diretos)! Nunca o o governo daquele país aumentou tantos os gastos públicos para recuperar uma economia. E sabe o que está acontecendo na Ameríca de Obama ? As taxas de juros caem diariamente!

Por isso, só uma perguntinha ao professor Arminio, cujo fundo que ele administra, o Gávea, tem perdido muito dinheiro em negócios mal analisados por sua turma de jovens economistas: os americanos podem aumentar os gastos públicos e os juros, ainda assim, caírem? No Brasil , não ? Uai, o pau que bate em Francisco, não bate também em Chico?

14 comentários:

Anônimo disse...

Infeliz o seu artigo, trata com uma parcialidade absurda a história do nosso País.

Anônimo disse...

É OMAR, AQUI NA MINHA CASA SÓ ESCUTO QUE O LULA É O MELHOR DE TODOS OS PRESIDENTES DO BR. E QUANDO DIGO QUE NÃO APOIAREI SEU CANDIDATO NAS PROXIMAS ELEIÇÕES,ME CHAMAM DE IGNORANTE POIS O LULA APOIOU SARNEY E COMPANHIA PARA GARANTIR OS VOTOS DO CURRAL ELEITORAL QUE É O NORDESTE E COMEÇO A PENSAR QUE NA FRITADA DOS OVOS ELE REALMENTE É O MELHOR, PORQUE O QUE ELE TEM DE RUIM OS OUTROS TÊM AO TRIPLO, E O QUE ELE TEM DE BOM OS OUTROS NEM CHEGAM PERTO.

Anônimo disse...

Depois comento melhor!
Lula não mudou, e sim matou um leão por dia, para poder governar.
Quem conhece o Distrito Federal, o Congresso e os bastidores deste, sabe o quanto é difícil governar com a gangue que habita por lá.
Nada absolutamente nada se vota no Congresso Nacional a não ser na mesa de negociatas.

Anônimo disse...

Não achei "infeliz" o artigo, pelo contrário, VERDADEIRO.
É a visão dele, prós e contras.
O "pobRema", é que nosso país, tem muito "ESPECIALISTA".
Sem dúvida, nenhum presidente fez tanto sucesso internacional como LULA e convenhamos, só o aspecto de não estarmos mais devendo o que se dizia, impagável.

Anônimo disse...

NUNCA TIVE DUVIDAS DO EXCEPCIONAL GOVERNO DO PRESIDENTE LULA. OS TUCAMOS, MORREM DE INVEJA. SO PRA LEMBRAR ELES ERAM "LOUCOS" PRA QUE O SALÁRIO MINIMO FOSSE 100 DOLARES E NUNCA CONSEGUIRAM E AGORA COM O LULA?? FAÇAM AS CONTAS E SE SURPREENDAM. E VOU AINDA MAIS, LULA VAI ELEGER QUEM ELE QUISER. NAO TENHO DUVIDAS A VOZ É GERAL.

Anônimo disse...

Os tucanos não gostam de perder, e nem gostam de se misturar muito com gente que não jogo no time da corrupção, essa gente não serve para estar muito junto.
No entanto quando se rompe com eles em uma instância, a comunicação é geral, vem a instância maior, tentar de algumas formas inverter o jogo. Tentar reconquistar lacunas, peças que julgam não poderem perder. Aí até Senador entra em campo, na conquista. E vem comunicação, e pedidos, e tentativas, para provar que eles estão acima de tudo e todos.
Além do carater tem-se que ter firmeza, e não temer represálias, quando se sustenta um NÃO.
Em última análise essas investidas podem demonstrar que eles sabem que não levaram vantagens nas urnas, e não vale arriscar nada!

Camuflados disse...

BRIC - Não importa se eles são chamados de mercados emergentes ou de economias em ascensão. O que acontece é que esses países estão se tornando os novos protagonistas no palco da economia mundial. Munidos do necessário para determinar os rumos econômicos nas próximas décadas.
Os governos desses quatro países - BRASIL - RÚSSIA - ÍNDIA E CHINA, têm consciência do potencial que dispõem.
Os quatro juntos são responsáveis por 15% da economia e 13% do comércio mundiais, dispondo com 2,8 trilhões de dólares, de mais de 40% das reservas de todo o mundo.
Mas, para especialistas, somente Índia e china são países com uma dinâmica econômica forte, com crescimento de 7% nos próximos cinco anos.
Apesar do Brasil ter superado a crise relativamente ileso, com apenas uma leve redução do crescimento econômico. Falta-nos, como antes, a infraestrutura necessária para que o País possa esgotar o potencial do qual com certeza dispomos.
E O Lula colhe os frutos de um momento único.

Anônimo disse...

Algo bem tipico de JF ! Muitas besteiras condensadas em pequeno espaço.

O Lula não governa e unicamente realiza uma politica irresponsavel para o médio -longo prazos. Pois, com gastos publicos imensos, corrupção e mensalão, apoio a Sarneys e outros pilantras e irresponsavel apoio a Petrobras, o Lula não passa de um engodo que tem dia e hora marcada para sumir.

O acima não quer dizer que os Tucanos são melhores, pois consequem ser piores do que o Lula.

Necessitamos pensar em outras alternativas, pois temos 509 anos de erros.


ps > Impressionante os valores de gasto da Petrobras no primeiro semestre de 2009 sem licitações. algo muito parecido com a PMJF.

Anônimo disse...

O Lula está utilizando o velho artifício maquiavélico “Os fins justificam os meios”
para garantir governabilidade em meio a discussões importantes como o Pré-Sal e tão perto das eleições de 2010.

Terá, claro, um alto preço político a pagar por se aliar a Sarney, Renan, Collor, Barbalho e outros pulhas!!

Mas você haverá de concordar, meu caro, que estes e outros parasitas da nação, desde o seu descobrimento, há 509 anos, valem-se do mesmo método descrito por Maquiavel.

Porém, para Sarney e os demais representantes das oligarquias, a finalidade (“os fins”) é engordar o próprio bolso. Muito diferente do nobre propósito de Lula (“os fins”) que é melhorar a vida da população mais pobre. Isso muito os diferencia, embora hoje estejam no mesmo lado!!

Luiz Valle disse...

...Fora o "probrema" da lingua presa e do rabo preso com varios políticos.... o Lula é ótimo!!!!...
Agora esse reconhecimento mundial dele é mérito do nosso Itamaraty que conseguiu colocar ele em todas as "bocadas"... e vamos viajar e vamos mostrar a cara e falar besteira por ai!!!!

Anônimo disse...

Fico perplexo com a sabedoria de alguns comentaristas pois, se um jornal de um país que domina o mundo diz que o Lula é o melhor e o Obama diz que ele é o homem, e provado está, isto porque o Brasil já está convidado pelo presidente da frança, uma da potências financeiras do mundo, para fazer parte do grande grupo.
Como disse bem o sr. Omar, o Brasil nada deve, foi o primeiro a sair da recessão de cara limpa, o empregro no país voltou a crescer, a situação dos aposentados no que tange ao reajuste de salários está mil vezes melhor que no TEMPO FHC, que dava uma merrecas de aumento no salário mínimo, de valor irrisório de menos de dez reaps e para quem ganhava acima do mínimo, dispensam-se comentários, ainda tem gente que fala mal do LULA, vai ser ignorante lá adiante.
Não podemos confundir dor de cotovelos com as realidades que acontecem na economia brasileira.
Em São`Paulo, o povo votará em Serra, por que sua gente está pouco se lixando para o resto do Brasil, eles trabalham e nem tempo de ler jornais têm, já em Minas Gerais querem endeusar o Aécio que nada fez pela Educação ou pela saúde dos Mineiros, restringe-se a fazer propaganda da CEMIG, COPASA E OUTROS SETORES DE SERVIÇOS, dos quais nunca participou, nem mesmo para tomar conhecimento do que estava acontecendo. Emcerro por aqui o meu comentário e se quiserem
mais alguns esclarecimentos é só perguntar ao POVÃO.

Anônimo disse...

Dizer que o Lula se aliou ao Collor, Sarney e outros, não passa de uma justificativa sem fundamento
por que todos eles se aliaram também ao FHC e se o fazem ou fizeram é porque estão pensando em livar vantagem comp sempre o fizeram, arrajem outras razões pois
esta não sugestiona a quem quer que seja.

Anônimo disse...

Fernando Henrique é um bundão, sempre posou de exilado o que nunca foi. Ele simplesmente evadiu-se do pais e foi ser esquerdista em Paris, muito bem empregado por sinal; Aposentou-se antes de completar 40 anos, foi extremamente ingrato com Itamar, que lhe deu uma boquinha no governo, coisa que ele vinha pleiteanto desde o gov. Collor, quando nao aceitou por conta de uma espinafrada do Covas. Entregou estatais a preço de banana, corrompeu o Congresso para conseguir a reeleição, o salario minimo no seu mandato nunca passou de 110 dolares, hoje está em torno de 245 dolares e é um tremendo arrogante. Quem tiver pena que o adote.
TUCANO BOM É TUCANO SEM MANDATO!

Anônimo disse...

E tem mais de FHC: Voltou ao Brasil para ser papagaio de pirata do Lula nos palanques do Sindicato em São Bernardo do Campo, quando Lula, que ao contrario dele não fugiu para Paris, corajosamente chutou o portão da ditadura. Oportunista, tentou a prefeitura de São Paulo e foi humilhado por Jânio, tanto nas urnas quanto na desinfecção da cadeira. Conseguiu seguidores em meio a uma parte da classe média que adora bajular um janota poliglota e com uma pretensa intelectualidade inutil, que só faz sucesso entre aquela classe média babaca, que hoje compôe a maioria do PSDB.
Desonestos sim, mas formados.
VIVA O LULA!
TUCANO BOM É TUCANO SEM MANDATO.