terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROPOSTAS PARA A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO I : UMA AGENCIA DO BDMG EM JUIZ DE FORA .

A Zona da Mata vem empobrecendo, de forma dramática, há mais de 40 anos. São diversos os motivos, mas diria que o mais importante deles foi a falta de políticos que "obrigassem" o Estado, a investir o mesmo volume de recursos públicos que, por exemplo, nas últimas décadas, foram alocados ao Triângulo Mineiro.

Quem tiver interesse em se aprofundar sobre os problemas de nossa região, vale a pena ler o livro do Professor César Henrique Barra Rocha : ZONA DA MATA MINEIRA . Pioneirismo, atualidade e potencial para investimento. Funalfa Edições. Por ele, você entende os motivos do abandono e pobreza da Mata.

Outro grave problema é a agressiva politica fiscal implantada pelo Estado do Rio, que atinge diretamente Minas Gerais. Em outras palavras, as isenções de impostos oferecidas pelo Rio, para a implantação de dezenas de novas industrias em Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia etc. , incentiva também, o que é drástico e vergonhoso, empresas mineiras a se deslocarem de Minas para o Estado vizinho.

No caso de Juiz de Fora, o caso mais eloquente é a empresa Paraibuna de Papeis, tradicional empresa de embalagens de nossa cidade, que investiu milhões em uma nova planta industrial na vizinha Sapucaia - RJ, criando centenas de empregos para os fluminenses, sendo que seu principal investimento (financiado pelo BDMG) encontra-se em Juiz de Fora.

E porque os dirigentes da Paraibuna tomaram a decisão de investir no Estado do Rio, e não em Minas ? Porque simplesmente a carga fiscal , e as vantagens oferecidas pelo governo fluminense são infinitamente maiores que as existentes em Minas Gerais. Resultado: a Zona da Mata não só, não recebe nenhum novo investimento , como perde os que existem em nosso próprio território.

A "culpa" é dos dirigentes da empresa ? Não ! A absoluta responsabilidade é do governo do estado, principalmente do atual governador Anastasia, que nos últimos 8 anos foi o responsável pela gestão da máquina do governo mineiro, e portanto aquele que nada fez para mudar esse desequilíbrio fiscal entre Rio e Minas. Consequência: os únicos perdedores foram nós os mineiros .

Há cerca de 3 meses ( maio de 2010 !), o governo mineiro editou um pacote fiscal para incentivar a atração de novos investimento em nosso estado. Já era tarde: o Estado do Rio já tinha recebido bilhões na implantação de novas empresas. Todas elas, em cidades vizinhas à Zona da Mata. Perdemos o trem da história. Uma década perdida simplesmente porque o governo de Minas cruzou os braços e se recusou a enfrentar o Estado do Rio.

Mas, diante desse quadro, o que fazer ? Quais são as soluções ? Minha sugestão, já entregue formalmente ao meu amigo Hélio Costa, o provável futuro Governador de Minas, é a

ABERTURA DE UMA AGÊNCIA DO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - BDMG , na cidade de Juiz de Fora, cujo objetivo será a criação do PROMATA, com projeto de recuperação da economia da economia da Zona da Mata, baseado em três pilares:

1) oferecimento de crédito para empresas nacionais e estrangeiras investirem na região;

2) elaboração, junto com os técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda, de um pacote fiscal, ainda melhor que o atualmente oferecido pelo Estado do Rio de Janeiro;

3) realização de seminários nas Federação Nacional das Industrias, dirigidos aos industriais e empresários de todo o Brasil, para mostrar e oferecer o PROMATA , como o novo e principal projeto da retomada do desenvolvimento da Zona da Mata Mineira. O mesmo seminário, deverá ser realizado também no exterior, particurlamente na Italia, França, Estados Unidos e Alemanha, países que possuem diversos investimentos em nosso Estado.


Mas o fundamental, o que vai atrair novos investimentos, será a agência do BDMG em Juiz de Fora. Com equipe formada exclusivamente por técnicos, o banco será o grande instrumento para a base de um novo ciclo de desenvolvimento para a nossa região.

Hélio Costa me deu sina verde e anunciou em Leopoldina, em minha casa, que adotou a idéia e criará a agência do BDMG em Juiz de Fora.

Vamos em frente. Que comecemos, já a partir do dia primeiro de janeiro de 2010, não só a recuperar nossa abandonada região, mas principalmente, trazer de volta o otimismo e um futuro melhor para nossos filhos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Omar Peres,como consigo adesivos de carro para sua campanhã?Na minha familia,todos os votos ja são seus.Mas gostaria de contribuir na divulgação do seu nome.E so falar onde pegar os adesivos,ok?

Anônimo disse...

Omar,

O investidor e/ou empresario tem pensamento numérico. Basta Minas Gerais criar Zonas Franca até 150 km das divisas com RJ e SP que receberá muitos investimentos, via entidades existentes.

Não podemos fomentar aumento de gastos publicos, com criações de Instituições e Bancos.

O GASTO PUBLICO DO BRASIL E DE TODOS OS ESTADOS ATINGIU PATAMAR DE INVIALIZAÇÃO DA SOCIEDADE EMPREENDEDORA.

Saudações, FFGL.

Anônimo disse...

BDMG = Bejani, Devolve Minha Grana.

Anônimo disse...

ok. já peguei alguns. vamos propagar. vc terá 30 votos numa cidade em que jamais passou por ela.

Anônimo disse...

Que fase Juiz de Fora esta passando.E so noticia ruim.Os atuais administradores,nenhum deles e confiavel.A cidade esta vivendo literalmente de promessas.De um assunto mais importante,ate o mais banal,estamos empre atras de outras cidades,resumindo,estamos sempre nos dando mal.Hoje estava lendo que com o Mineirão fechado para obras,outros estadio de MG irão receber os jogos do Atletioc e Cruzeiro.E claro que JF esta fora.Os escolhidos foram Parque do Sabia(Uberlandia),Uberabão,Ipatinga,e Arena do Jacaré(Sete Lagoas).Do mesmo modo,o Maracanã vai ser fechado para obras,e com isso,em uma situação normal,Juiz de Fora teria grandes chances de receber grandes jogos do brasileiro.Inclusive Flamengo e Botafogo estudaram mandar alguns jogos para cá.So que existe uma pedreira no nosso caminho.O nosso estadio teria que passar por uma reforma e adaptações,como exige a CBF.Alguem ai,acredita que a prefeitura daria esse presente para o povo de JF?Assim e a vida em JF.Na area economica,estamos atrasados em relação a outras cidades de MG,abandonados pelo governo estadual,que não faz questão nenhuma de ajudar a nossa região,as poucas e raras obras que por milagre aparecem em JF,grupos de pessoas que odeiam JF mais que esses politicos corruptos,entram na justiça para impedir sua realização.Por tudo isso temos que mudar mesmo.Primeiro eleger politicos comprometidos com JF e região,segundo tirar da vida publica os velhos nomes conhecidos que colocaram JF no buraco que se encontra.NÂO VOTAR,POR MELHOR QUE SEJA O AGRADO.NÃO VALE A PENA.E so ver o exemplo do Custodio.Na hora foi uma festa,um dinheirinho aqui,um presentinho ali,e pouquissimo tempo depois veio a conta,o maior e mais absurdo aumento de IPTU da historia da cidade.O nosso destino e a gente que faz.Vamos votar direito,pelo bem de todos e de nossa cidade.Juiz de Fora e seu povo vai dar a volta por cima.E so votar certo.