sábado, 14 de novembro de 2009

CASAMENTO NAS ARABIAS

No "Península", um dos jornais mais importantes dos países do Golfo, li uma matéria super interessante sobre a "crise do casamento muçulmano", ou melhor, sobre o principal motivo da redução do número de matrimônios no Qatar.

Motivo principal da diminuição dos casamentos entre os jovens daquele pais : o custo do dote que o noivo deve dar para a noiva e sua família ! E verdade: na tradição árabe, o noivo tem de dar um dote. Caso não tenha o que oferecer, não tem casamento !

Por isso, o governo do Qatar está arrecadando fundos, por meio de uma Fundação que leva o nome do Soberano do país, Scheikh Thani Bin Al Thani, para ajudar os jovens, com doação em dinheiro, que queiram se casar mas não possuem dinheiro para oferecer em dote. Um dos principais doadores foi a fabricante de automóveis, a japonesa Toyota. Bem que ela poderia, também, fazer alguma coisa pelos pobres do Brasil .

Com essa metodologia , ou seja, colocar preço na noiva, nos países muçulmanos, não existe, como nos países ocidentais, o famoso e tão usual GOLPE DO BAÚ. Lá, a noiva tem preço . Acerta-se tudo antes.

Interessante. Já imaginaram essa lei no Brasil ?

3 comentários:

Antenada disse...

Queria saber onde fica o amor, quando o financeiro vem antes?

Esse sentimento que tem haver com química de pele, que vem com um simples olhar, será que sustenta-se numa mesa de negociação de valores contratuais?

Casamento é somatória e cada qual deve dar na relação o que tem melhor, e nem sempre isso é dinheiro.

É como na estruturação de certas sociedades, onde uma parte entra com valores, e outra parte entra com conhecimento, empenho de trabalho, organização, seja como for.

A Índia também tem a questão ainda nas castas dos dotes, no Brasil Império e recente República havia a questão dos dotes, tanto que famílias arranjava casórios medindo-se terras, latifundiárias. E qual família não teve isso em seu passado no Brasil, quando pertecendo a nobreza?
O amor poderia vir, mas poderia nunca chegar. E muitas mulheres que foram obrigadas a casar por dotes, ou extensão de terras foram muito infelizes, e os homens também.

Uma união, relacionamento já é complicado, o estar a dois já exige tanto, que somente havendo a quémica de pele, pois sem essa não dá nem para começar, e sem dúvida, o sentimento. Aí se constroi tudo, um Homem pode vir a ser Imperador, e uma Mulher uma Rainha, mas sem ter que passar pelo desgaste de negociações.

Eu gosto do mundo muçulmano, e admiro muita coisa por lá, até porque há clareza nesses conceitos, mas tomara que os dotes deixem de existir. Que o homem e a mulher possam experienciar o amor, o sentimento, a paixão.

Julio Sarchis disse...

NO BRASIL EXISTE MUITO GOLPE DO BAU,SÓ QUE "NOIVAS" TEMOS SÓ TRÊS E SUAS IRMÃS!
OU SEJA:
1) AS PREFEITURAS;
2) OS ESTADOS E,
3) O PAIS.

OS TUCANOS SÃO OS MAIORES APLICADORES DO GOLPE DO BAÚ, SEGUIDOS DOS GOLPISTAS DO PMDB E PFL ETC.

OS NOIVOS MAIS BONITOS DO BRASIL SÃO: SARNEY, CÚSTODIO, BEJANI, SERRA, O SENADO, A CÂMARA, PARTE DO PALÁCIO, MARCOS VALÉRIO E SEUS AMIGUINHOS QUE FIZERAM UM CASAMENTO COLETIVO COM +/- 73 CASAIS, AINDA TEMOS OS MENOS NOBRES COMO VICENTÃO, TODINHO, PESTANINHAS, ETC...ETC...

Sobre o Cabelin? eu jamais sairia na sua coluna, pois alem de pobre, não tenho nenhuma influência na sociedade de Juiz de Fora. O que muito me orgulha, pois, tirando as excessões, nossa sociedade é que faz os corruptos e ladrões de JFA para manterem seus previlégios.

Eta sociedade besta!!!

Fora Cústódio!!!!!!!

Júlio Sarchis

Anônimo disse...

Estava conversando com uma amigas viajadas, outro dia, não aqui em JF. E o assunto foi o golpe do baú.
E pensei que estavam falando do Brasil, engano meu.
Lá na europa é comum mulheres com recursos financeiros, fazer uma lista de homens milionários, ou com expressão pública, e fazer um estratagema de investidas.
Bancam as suas idas aos eventos, e acontecimentos onde o alvo empoderado comparece. E cerca até conseguir fisgar. Daí por terem certo poder aquisitivo e influência em setores da sociedade, atraindo sua presa, fazendo o homem acreditar que está levando vantagens. Quando mulheres em período fértil assim que conquistam a confiança engravidam, outras não se interessam por esse meio para não modificar o corpo, e investem no comprovar de relação estável e buscam receber indenização pelo tempo prestado de companheira.
Mas falaram de um outro golpe, usam da companhia do homem em evidência, que permeia por meios encontros da mais alta sociedade, para através dele visgar um peixe maior, mais poderoso ainda.
Não entendi logo, mas a explicação veio a tempo, é que uma mulher acompanhada de um homem de poder, atrai para si os olhares de outros homens mais poderosos ainda. Depois é só fazer a troca.
Principalmente quando o aproximar do homem que foi fisgado, que denotava ascenção a poder maior, na vida social, economica e pública, não foi concluído satisfatóriamente.
Depois de ouvir tudo que ouvi, pensei tem HOMEM PARA TUDO, E MULHER MAIS CANALHA DO QUE HOMEM.
Nesse caso da era Contemporânea vale dizer VIVA o DOTE afinal tudo era as claras!