domingo, 15 de novembro de 2009

CESAR, O IMPERADOR, ROMERO

Se existe uma unanimidade em Juiz de Fora, ela se chama César Romero : todo mundo gosta do Cabelinho, segundo Ivanir Yabeck, o colunista mais importante do jornalismo da cidade. Social, com certeza. Na realidade, seu título deveria ser César, o Rei de Juiz de Fora!

O evento mais importante da elite de Juiz de Fora é, sem erro, a Feijoada do Cabelinho. Fui uma vez, sendo muito bem recebido. Gosto do Cesar. É uma boa pessoa. Só discordo de alguns de seus métodos, o que não muda minha opinião sobre seu bom caráter. Porém, a mentalidade provinciana não faz parte de minha cultura. Fui convidado para a feijoada , e fui. Muitos estranharam.

Vale dizer, que durante todos esses anos, nunca fui citado em sua coluna. Óbvio que estou longe de lamento. Por favor ! É só uma constatação sobre o provincianismo. Por outro lado, já que comigo, diretamente, não haveria e não há o menor espaço para negócios, César já vislumbrou em meu sócio da TV, alguma possibilidade para se aproximar e abrir novos horizontes. Tanto, que noticiou, com destaque e emoção (!), a sua presença na festa countrie ! Não teria tanta certeza assim. Com todo respeito, a nota foi um tiro no pé.

De origem simples, é um homem de valor . Não é jornalista. É publicitário, que vende notas e matérias em sua coluna na Tribuna de Minas, onde diariamente, atinge e fala, especificamente, para a elite da cidade, um público de não mais que 2 mil pessoas.

Não estou fazendo uma crítica quando afirmo que Cesar Romero vende notícias e espaco publicitário. Faço uma constatação de uma prática (pagar para aparecer) que essa mesma elite de Juiz de Fora concorda e incentiva, pois paga. Onde se lê em sua coluna "espaço publicitario", lê-se matéria paga.

Por outro lado, sou obrigado a confessar que esse "jornalismo" só existe em lugares e cidades atrasadas culturalmente. Colunismo social existe em quase todo o Brasil. Mas notas e matérias pagas, só em Minas Gerais, sendo Juiz de Fora, o maior exemplo do que pode existir de mais atrasado na imprensa brasileira.

Se contarmos isso no exterior, e até mesmo nos grandes centros brasileiros, ninguém, mas ninguém, acreditaria que estivesse falando a verdade, isso é, que ainda existem espaços em jornais em nosso pais, onde notícias são cobradas.

Diferente de outros colunistas, muitos em Minas, César não chantageia ninguém. Não pede dinheiro em troca de boas notas. Ao contrário, não fala de ninguém coisas que não sejam boas. Mas quem quiser se promover, por meio de sua coluna, tem de pagar. Seja por nota pessoal , ou comercial, tem de pagar.

Caso mais notório é o da ex primeira dama, Vanessa Louçasso. Fotos e notas da sra. Bejani saíam praticamente todos os dias. Deixou o poder, deixou de pagar, nunca mais saiu uma notinha falando de seus "grandes atos a frente da Amac, ou de sua elegância".

Douglas Fazolatto me dizia que a fatura da CR publicidade para a prefeitura era de aproximadamente R$ 20 mil mensais. Me mostrava os empenhos publicados no diário oficial da prefeitura.

Alias, Douglas e Cesar é o caso mais eloquente que pude constatar na relação de César com o poder político e com a elite de Juiz de Fora. Explico : Douglas, certa vez, publicou uma nota em sua coluna dizendo que o Cabelinho havia sonegado impostos com o faturamento da feijoada. Deu números, valores , dados etc.. César Romero me ligou, com toda razão, espumando de raiva, dizendo que ia processar o Douglas e, aproveitando a oportunidade chamou-o de tudo quanto é nome.

Douglas achava a feijoada uma "cafonisse, recheada da gente brega ", além de dizer horrores do boa praça Cabelinho. O tempo passa, o tempo voa , e Douglas, pelas mãos de Vítor Vitoria Valverde, é nomeado por custodio mattos para trabalhar no Museu Mariano Procópio. Desafeto do prefeito e de quem falava horrores, fizeram as pazes, ou melhor, custodio achou que seria uma boa estratégia tirar um de seus principais desafetos do jornal popular da cidade.

Mas como perdoar é um ato Cristão, adivinhem quem também fizeram as pazes ? Cesar Romero e Douglas Fazolato! Com direito a presença de Douglas na feijoada, e mais importante, com fotos na coluna ! Foi só o Douglas ser nomeado para o governo, para a Fundação Mariano Procópio, cujo orçamento publicitário é importante, que o César já acha o Douglas o homem mais culto e inteligente de Juiz de Fora ! Eu fico impressionado com esses atos cristãos. Perdoar quem o chama de sonegador, cafona, nao é um ato de bondade ?

A atual diretoria do Tupi também paga. Cheguei a ver uma cópia da nota fiscal. Dinheiro pequeno. Do tamanho da importância da notícia.

Por essa metodologia e prática, Cesar, reitero, não faz jornalismo. Faz publicidade, sabendo utilizar a vaidade humana como instrumento comercial. Nem por isso, deixa de ser uma figura importante na cidade, e como disse, querida e respeitada.

Cesar é um Case.






Cesar Romero

18 comentários:

Anônimo disse...

Adorei essa mensagem Omar. Juiz de Fora é assim, bem diferente de outras "Polis" espalhadas pelo Brasil.
Algum tempo atrás fui instruída por certas mulheres da sociedade a me organizar para comprar meu espaço social nessa Província. Teve até reunião para explicar tudo, quanto gastaria com salão de beleza, maquiagem, vestido (apresentaram até nomes das modistas), como chegar perto de Homens interessantes, e pagar os locais de evidências, como as mesas beneficientes e montar quem sentaria nelas, e se expor para os flaschs, e as notas nas colunas tinha umas mulheres encarregadas de passar para o Kabelin.

Que horror! Tem que ter estomago para isso.

E pasme algumas são apenas concumbinas de certos hominhos da região.

Claro que eu não me prestei a isso, e tudo que fiz em benefício a alguma entidade foi de coração. Jamais iria me prestar a pagar para sair em alguma coisa, até porque eu tenho massa encefálica, neurônios, e um QI um pouquinho mais elevado, e digo, pois ouvi barbáries de algumas, é um poço de mediocridades, burrices, e muita oxigenação.
São tão superficiais, que devido eu ter estado ao lado por motivos eventuais com autoridades da ´públicas em agumas ocasiões, e ao conversar e ter sido fotografada, algumas resolveram até ditar o que eu poderia usar, com quem deveria falar, começaram a policiar meus passos, como se eu fizesse algo de errado. Só porque tinha estado em certos eventos. Uma delas é parente de homem em cargo do Estado, autoridade.
Se eu não tivesse vivido em outras partes do Brasil, e não conhecesse os ambientes sociais e políticos em outras paisagens, e o valor das mulheres pelos seus estudos, inteligência, capacidade, eu talvez tivesse embarcado nessa canoa furada, arcaica.
Então ao ler isso que você Omar postou me remeteu a essa deformada realidade social de Juiz de Fora.
E muitas vezes me perguntei como um Homem como você com o Currículo que tem, e é vasto porque eu tenho esse conhecimento, que permeia por diversos grupos sociais da alta sociedade brasileira, querido e estimado por autoridades do Governo Lula, e mesmo do Governo Aécio que sei. Não é visto nas colunas sociais da cidade, não é chamado para expressar o vasto conhecimento que tem em tantas áreas das quais foi executivo e é.
A resposta é simples, aqui tem uma panelinha restrita, criada sem motivo consistente e lançadas na vida social. É mais fácil uma concumbina ascender no meio social, mesmo que seja esdrúxula sua sua presença, do que um Homem do seu quilate transitar nas festas e colunas sociais daqui. E outras personas de valor seja intelectual, político, artística.
É só observar quem já esteve ou está nessas páginas e nessas festinhas. A começar por bejani o ex-prisioneiro e sua fiel escudeira ex-primeira dama.
Como li em post, verdadeiro baba ovo.
Quem sabe quando você for Prefeito de Juiz de Fora e espero já em 2012, essa realidade pitoresca acabe?
As mulheres que estiveram comigo incentivando que eu entrasse no seus para esse tipo de socialite, fiquem tranquilas que jamais vou revelar quem são até porque se fizesse isso teria que aguentar um tremendo bate boca infernal.

Anônimo disse...

Dinte de tudo que vc. colocou só esauceu que tem gente que se sente dando uma de bacana paga para sair na Coluna do Gente boa César e pior deve deus e o mundo só dar uma olhadinha na ficha do elemento no Cartorio de protestos, etc...trata a empregada domestica como escrava
Deve também o condominio...Por sinal há muito tempo o Cesar não aceita cheque em suas transações pelos motivos acima. A turma dá o maior cano.

Phoenix disse...

PARTE I

MITOLOGIA, POVOS CONQUISTADORES, E CULTURA

Ontém amiga ligou pedindo que eu assistisse ao filme exibido na Globo - Sacrifício.

A amiga e seu marido leem o Blog, e através de minhas entradas políticas e chamada de atenção para essa forma ícone de Omar se expressar, hoje são leitores e começam definir a posição política e crítica diante da luta contra a corrupção. Não postam.

Mas eles me chamaram para avaliar outro foco, a questão de cultural e a conquista através de dominação de outras culturas.

O filme foi elaborado e rodado no ambiente americano, o mesmo que cria seus Heróis como Deuses, que influenciam a massa popular ao pensamento de supremacia mundial. A legião dos "deuses de lycra" que servem a seus cultos culturais.
Desde o herói THOR deus do trovão, até o Supermana atual submisso que combate seres de outros planetas.

O filme rodado tenta mostrar uma Cultura milenar, a Celta, que devido a muitas guerras foi conquistada e integrada a cultura romana.
No filme aparece a relação entre uma jovem do seio da cultura celta que se apaixona por um policial em inicio de carreira, fica grávida e volta para seu povo sem que o homem, seu noivo saiba da gravidez.
O climax do filme é o sacrifício que nos primeiros planos seria da pequena Primavera filha do casal. A mulher jovem, mãe de Primavera envia uma carta pedindo ajuda ao ex-noivo para encontrar a menina desaparecida, ele não sabendo até então que se tratava da própria filha dele.
Resumo a filha Primavera não seria sacrificada aos deuses, e quem foi de fato sacrificado foi o policial pai da menina, com consetimento de toda a comunidade Celta envolvida naquela região, ele morre queimado na fogueira, sendo o fogo ateado por Primavera com consetimento da mãe dela e avó, Lideres da comunidade.
Uma tentativa americana de focar que na cultura dos Celtas havia o sacrifício humano, e que a figura patriarcal ou seja do Homem era relegada a planos subalternos e inferiores.

Nunca na cultura Celta o Homem foi visto e colocado em posição inferior diante da Mulher, e a força da família era primordial no clã.

Vou deixar para segunda parte a apresentação da cultura Celta preservando sua parte de ocultismo.

Phoenix disse...

PARTE II OS CELTAS - 2000a.C.
Estudos científicos de pesquisas de DNA diz da existência desse povo 6000a.C. Predominantes do Norte da Europa, Península Ibérica a Anatólia. Histórias e lendas são repletas de feitos de guerreiros que combatiam em corpo nu, para defender seu Clã, suas terras. Clã Rei, nobres, homens livres, servos, artesões, escravos sacerdotes (druídas). As Sacerdotisas estavam acima dos druídas, causa manifestações psíquicas.
A grande parte dos celtas foram integrados ao povos romanos. Subjulgaram crenças e costumes. Atualmente a cultura Celta é encontrada nos país de Gales, na Cornualha, Galia (Espanha), Norte de Portugal. Continua viva, e em expansão. Os Celtas não dominavam a escrita e passava sua cultura via oral. O modelo de sociedade, não era o formado por um Estado como a dos Gregos e Romanos, tudo era o Estado. Havia ideia comunitária de possessão de terra, o status na posse de rebanhos, gado, moeda de troca.
A família a base da sociedade, a mulher tinha papel de destaque na sociedade, valor igualitário ao homem. Era a mulher que escolhia o marido. O Homem era o cabeça da família. Tanto o homem como a mulher eram tido como iguais nas decisões do Clã. Não havia submissão da mulher.
Os homens eram guerreiros que defendiam o clã, mas suas mulheres iam a guerra com eles e eram tidas como guerreiras, para defender a família, suas posses.
Os Celtas praticavam profundo conhecimento das fontes de energia das pedras, principalmente dos cristais (hoje o quartzo de cristal é usado na tecnologia), e conheciam tudo da natureza, e sobre a Gêomancia. A Terra era fonte de vida, organismo vivo para os Celta. Seus ciclos naturais, recursos naturais. Não usavam nenhuma forma de tecnologia a não ser a energia Telúrica. Utilizavam fontes de energia de pedras, e as canalizava para onde fosse preciso. Nos rituais usavam energias sutis. Habituais ritos na natureza, livres. Adoravam tanto as manifestações de deidades femininas como masculinas, mas referenciavam mais a Deusa Mãe, simbolizada pela Terra.
Não há registros científicos que provem que havia sacrifícios humanos como práticas ocultista aos deuses, como referência cultural. No entanto os relatos de sacrifícios humanos vieram de descrição romana, como uma descrita por Júlio Cesar, que teria encontrado vestígios de criminosos condenados pelos celtas, na condição de escolhidos e sacrificados aos deuses da colheita em cerimônias cíclicas de 5 em 5 anos em fogueiras.
As guerras e as conquistas dos romanos sobre os povos Celtas datam antes do Cristianismo.
A cultura celta como não havia força política, domínio da escrita, e domínio da língua, foi integrada a cultura romana.
O Cristianismo manisfesto no catolicismo, advém do hebraísmo ortodoxo com forte caracteristica machista. Para manter esse carater foi preciso sufocar a imagem e presença da mulher, que era cultuada como Deusa pelos Celtas. Mesmo que isso significasse diminuir a importância feminina do Terra, tida por esses povos como Mãe Terra - manifestação da presença feminina da Natureza.
A imagem da mulher na cultura romana, era da procriadora, daquela que trazia o herdeiro. Mulher submissa, sem expressão social ou política na sociedade. Tanto era que os guerreiros romanos iam para guerra, ficando anos por lá, e levavam consigo outros guerreiros soldados para lhe servir ao sexo. Não se tratava de homossexualidade, mas sim de servia aos generais e até Imperadores, pois não havendo a presença de mulheres na guerra, e para que os homens não passassem por privações, soldados, eram treinados a guerra e para servir a outros guerreiros. Tão fortes quanto eles, e valentes.
Culturas diferentes, com princípios e valores diversos.
O filme americano, apontar que os Celtas inferiorizavam os homens e os sacrificavam, sob as hósteis de mulheres dominadoras. Inverdade. Os cultos religiosos guardam toda magia da qual uma mulher é capaz de entregar a seu escolhido.
Mas a cultura americana é machista.

Vilma Valim disse...

Omar: sugiro que você crie no seu jornal uma coluna denominada "Pentelhim", para desmascarar as armações dos dois colunistas, agora tão amigos

Anônimo disse...

Juiz de Fora chama a atenção exatamente por ser uma cidade completamente diferente de qualquer outra cidade do mundo.Vamos aos motivos:Aqui,mas que em outro lugar,o que manda e o dinheiro.Se o cidadão possuir uma conta bancaria gorda,independente da origem do dinheiro,e tratado como doutor e recebido pela "sociedade" de JF como uma celebridade.Se o camarada for preso ou quebrar,a sociedade simplesmente deleta o cara.Exemplos e que não faltam atualmente em JF.O que tem de bandido aparecendo na coluna do Cesar Romero e brincadeira,ao mesmo tempo,empresarios que não saiam de sua coluna,sumiram,ja que a maioria quebraram.Outra aberração que chama a atenção e a passividade do povo em relação a corrupção de seus politicos.Bejani,Vicentão,Ghedim,e outros nomes comprovadamente corruptos,ainda tem eleitores fieis.O que contraria qualquer raciocinio logico de honestidade e transparencia que um politico e seus eleitores devem ter.A nossa impresnsa tambem e de brincadeirinha.Tirando as empresas do Omar Peres,os outros meios de comunicação são totalmente parciais e corrompidos.Exemplo o Tribuna de Minas na epoca do Bejani.O jornaleco so noticiou o escandalo do ex prefeito quando a noticia ja tinha saido nacionalmente,inclusive no jornal nacional.Enfim,moramos numa cidade onde a maioria da população são trabalhadores,honestos,boa gente,mas com um poder financeiro de medio para baixo.Uma minoria pertencente a classe media alta,que deve a bancos,financeiras,etc,mas não perde a pose,nem o click na coluna do Cabelinho.E uns dez,ou vinte,esses sim,milionarios,mas que não estão nem ai para Juiz de Fora,usando nossa cidade apenas para comandar seus negocios.

Anônimo disse...

É, fica difícil de até comentar, mas vou tecer um comentário a respeito desse pseudo-jornalista,é um "PARASITA" que passa governo e entra governo sempre esta bem com todos ou seja, quer ficar mamando na teta da viúva(PREFEITURA.

Luiz Valle disse...

nossa!!! cada dia me convenço mais que: da "elite ferrada" à "ralé ralada" é tudo um POVINHO BUNDA mesmo esse de Juiz de Fora!!!... uns vendem seus votos, outros pagam pra ser noticia e assim a cidade vai sobrevivendo....Viva! cabelinhos, douglas e tudo mais.... eles são fruto dessa mentalidade tacanha desse povinho que "polui" a região...

Anônimo disse...

Este CR não pode ser torcedor do FOGÃO, pois temos código de honra que não permite FALSOS ANÕES.

Anônimo disse...

Dono de um modo especial de escrever CR protagoniza a cena jornalistica de JF.
Seus pau mandados vão ter que comer muito angú pra chegar pertoi dele.

Carlos Swando disse...

Cesar Romero representa toda a incrivel babaquice do Juizforano pé de chinelo.
Escreve sobre pobres de espirito pra pobres de dinheiro.
E as festinhas bombando dimdidm pro péntelim

Bonde Passos disse...

Vamos dar a Cesar o que é de Cesar:
Em terra de cego quem tem um olho,
IH ERREI
Não adianta a centopéia ter perdido uma só perna e continuar com as outars 99.
Ela é perneta do mesmo jeito!

Anônimo disse...

Pensa:
Ainda bem que tem o cabilim!
Senão como saberiamos quem é quem na sociedade juisforense.
Como saber quem é agiota, quem pula a cerca, quem compra e não paga...

Anônimo disse...

Que é isso Sr Omar?

O Kabelim só dança conforme a musica.
O que ele podeira fazer pra tomar dinheiro dessa elite falida e carcomida?
Ele é bom no que faz, o pior é aquele dos filminhos com dono de loja, e da mão junta na Alterosa.

Anônimo disse...

colunopolis

que tal esse nome pra juiz de fora?

Anônimo disse...

Finalmente encontro opinião semelhante a que tenho sobre este "jornalismo, dito social".Os verbos "pilotando", "afivelando" e outros "andos" dão o tom da futilidade. Mas nada supera os sorteios de brindes nas festas, feijoadas, etc... Será que existe fato mais estranho do que uma dama da sociedade, um empresário, um político ou outros "mais" receber seis meses de compras em um supermercado da cidade, um ano sem mensalidade em uma faculdade ou uma passagem de avião para o nordeste?
Juro que não entendi até hoje tamanha falta de criatividade e falta de humanidade. Tanto pobre passando fome...e esses "ricos"...
Outro fato interessante: Às vezes voce lê alguma "notinha" ou informe social e voce se pergunta: E ai? E daí? E o que tenho com isso?

Anônimo disse...

Omar,
Meu marido é sócio e frequentador do Tupynambás desde há muito tempo.
Em 2007 tive a oportunidade de ver sua felicidade todos os dias com a transformação do clube graças a sua interferência. A satisfação era tamanha que ele discrete da política não só votou em vc como foi para as ruas pedir voto para sua eleição a prefeito de JF. Contudo, este ano notei que ele estava muito chateado e pergundando o motivo ele me disse que o Tupynambás estava prestes a ser leiloado devido a um débito fiscal de 20 mil reais. Achava que era um absurdo um clube daquela grandeza ser leiloado por uma quantia tão baixa. Perguntei: E o Omar, não vai ajudar? Fui informado por ele que o Senhor sabia do problema e ao invéz de ajudar vai viajar para fora do país.
Sr Omar, é verdade? Eu acho que a verdade é outra. O senhor não sabia. Um clube que lhe abriu as portas e consequentimente fechou para todos os outros meios de comunicação da cidade não poderia ser abandonado pelo Senhor.
Qual a verdade nisso tudo!

Anônimo disse...

Que coisa heim! os eventos mais importantes de juiz de Fora são a feijoada do kabelim e o mis gay.oh! juiz de Fora que pobreza!ASS. perucas e kabelos.